Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

Rosângela Curado se filia ao PDT e passa a fazer parte do grupo de oposição

por johncutrim

“O Maranhão precisa ter a coragem de ousar um caminho novo.” Essas foram as palavras de Rosângela Curado ao se filiar ao PDT na manhã deste sábado (28), em Imperatriz. Segunda colocada nas eleições de 2012 na disputa pela prefeitura do maior município da Região Tocantina, Curado tomou a decisão de fazer parte de um partido da base de oposição ao governo do estado.

SONY DSC 
Flávio Dino e diversas lideranças de todo o Maranhão foram a Imperatriz para participar da assinatura da ficha de filiação de Rosângela Curado, que passa a somar forças ao projeto de desenvolvimento defendido por Dino no movimento Diálogos pelo Maranhão.

“Vim aqui para confirmar que todos os que aqui estamos e aqueles que têm vontade de mudar a realidade do nosso estado fazemos parte de um único partido: o partido do Maranhão, o partido de que defende que o nosso estado pode virar a página do passado,” disse Flávio Dino durante a cerimônia de filiação do PDT.
Emocionada, Curado disse que a tomada de decisão de deixar o DEM e fazer parte do PDT aconteceu após uma longa discussão com as suas bases eleitorais, que avaliam que o projeto de governo liderado por Flávio Dino e representa uma grande vontade popular pela mudança. “A partir de hoje, somos cada um de nós soldados da mudança que nosso estado precisa,” completou.

Grande mobilização

SONY DSC 
A filiação de Rosângela Curado reuniu centenas de militantes de diversas cidades da Região Tocantina na Convenção Municipal do PDT de Imperatriz. A ficha de Rosângela foi abonada pelos deputados Carlinhos Amorim e Weverton Rocha, que fazem parte da Executiva Estadual do PDT.

Rosângela Curado foi recebida com festa pelo PDT de Imperatriz, cujas boas-vindas foram dadas pelo presidente municipal do PDT, o deputado Carlinhos Amorim – que também disputou a prefeitura de Imperatriz em 2012. “Política se faz somando e o PDT se sente honrado de receber mais um importante quadro no nosso partido. Com certeza, nosso grupo está muito fortalecido com a vinda dessa nova liderança,” destacou Amorim.

Lideranças de todo o Maranhão prestigiaram o evento: os deputados federais Domingos Dutra (PT), Waldir Maranhão (PP), Weverton Rocha (PDT); os deputados estaduais Raimundo Cutrim (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB); o prefeito de Balsas (Luís Rocha Filho) e o vice-prefeito de São Luís (Roberto Rocha); o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo; o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), além de vereadores, presidentes de partido e lideranças políticas de todo o Maranhão.

Oposição tem mais força

SONY DSC

A filiação de Rosângela Curado ao PDT após sair do DEM é um mais um importante fato no cenário político maranhense. Rosângela disputou a prefeitura de Imperatriz em 2012 e teve 32% dos votos na segunda maior cidade do estado. Hoje, é considerada pelos imperatrizenses uma das maiores lideranças da região tocantina.

Recentemente, o deputado estadual Raimundo Cutrim deixou o PSD da base do governo e filiou-se ao PCdoB. O ex-PPS Othelino Neto, na última sexta, deixou a antiga legenda para fazer parte do PCdoB junto a Cutrim e ao deputado Rubens Pereira Júnior. Outros partidos compõem esse projeto são o PDT, PSB, PTC, PP, PCdoB, setores do PT, PSDB e PPS e novas siglas que estão sendo criadas como o PROS e o Solidariedade.

“Falamos sempre em mudança e ela está cada vez mais próxima. Não é uma mudança no futuro, pois o Maranhão está mudando. A prova disto está nesta mesa: com o deputado Cutrim, o deputado Waldir Maranhão e Rosângela Curado que decidiram fazer parte deste projeto novo para o Maranhão – pautado nas pessoas, na melhoria dos índices sociais e do verdadeiro desenvolvimento do Maranhão,” afirmou Flávio Dino.

Revolução na educação? Número de analfabetos no Maranhão cresceu no “melhor governo de Branca”


 
Divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012 colocam novamente o Maranhão em situação vexatória, principalmente no quesito Educação e apontam que no governo Roseana Sarney a quantidade de pessoas com 15 anos que são analfabetas aumentou em relação a 2009, quando ela iniciou o terceiro mandato a frente do governo do Estado.

1369187_671402362870380_1512834090_n-451x300 (1) 

Naquele ano o percentual da população nesta faixa etária que era analfabeta atingia o patamar de 19,1%, (872 mil pessoas). Em 2012, os números do PNAD revelam que o percentual da população maranhense com 15 anos ou mais que não teve ainda a oportunidade de conjugar dois verbos essenciais à cidadania: ler e escrever, alcançava o patamar de 20, 8%% o que equivale 986 mil pessoas.

Embora tenha reassumido o governo do Estado em 2009, com a promessa de recolocar o Maranhão nos “trilhos” e ter sido reeleita no ano seguinte defendendo esta proposta, a atual governadora comanda atualmente um estado, onde o numero de analfabetos é maior do que  o encontrado por ela quando ela assumiu o posto em abril de 2009.

No dia 27 de setembro de 2010, o Editorial do Jornal O Estado do Maranhão afirmou que a reeleição da então candidata, a governadora Roseana Sarney (PMDB), que disputava o quarto mandato seria fundamental para consolidar a política de desenvolvimento por ela iniciada. Um ano antes, a governadora que já havia exercido dois mandatos, pelo PFL, atual DEM (entre os anos de 1995 e 2002), assumiu o comando do Estado pela terceira vez, por força de uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a cassação do mandato do governador Jackson Lago (PDT).

Porém, os números do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012, revelam dados contraditórios as afirmações defendidas pelo jornal, cuja linha editorial é atrelada ao grupo político da governadora. Os indicadores apresentados pelo IBGE mostram que de todos os estados do nordeste, que por sinal registra o maior índice de analfabetos na população com idade acima de 15 anos, dentre todas as regiões do país, o Maranhão é o único que apresentou aumento na quantidade de pessoas reféns do analfabetismo.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

'Encaram como desafio', diz Angelis, bissexual, sobre paqueras de homens

A DJ, que ficou com Caio Castro no Rock in Rio, diz que recebe muito mais cantadas desde que namorou uma mulher num reality show.


Making of - Angelis Borges posa para o Paparazzo (Foto: Márcio Nunes / Paparazzo)
Angelis Borges posa para o Paparazzo, em ensaio que vai ao ar neste sábado, 28 (Foto: Márcio Nunes / Paparazzo)

Bissexual assumida, a DJ Angelis Borges, que ficou com Caio Castro durante o Rock in Rio e se tornou conhecida após namorar uma colega de confinamento durante um reality show, posou para o Paparazzo, em ensaio que vai ao ar neste sábado, 28.

Nos bastidores de sua sessão de fotos, ela contou que descobriu que também gostava de meninas aos 22 anos - atualmente ela tem 28 - e, desde então, teve um namorado de cada sexo. "Gosto de pessoas, é o jeito delas que me atrai. Não coloco esse padrão de sexo. Nunca tive problema com isso e não me importo com o que o povo vai pensar", disse a DJ, que tem a seguinte frase tatuada nas costas: "Nada é errado... Se te faz feliz"

  Questionada se teve experiências melhores na cama com homens ou mulheres, ela prefere manter a diplomacia: "Assim você me coloca numa corda bamba (risos). Não sei dizer. Melhor deixar quieto para não criar confusão e ficar aquela dúvida... Mas, nas preliminares, a mulher te conhece melhor. Porque ela é você, né?".

Angelis ainda revela que as cantadas masculinas aumentaram muito depois que ela namorou uma mulher em rede nacional. "Homem gosta de ver duas mulheres juntas. É engraçado. Acho que passa a ser uma coisa de conquista, de querer se superar para que você fique com ele. Algo como: 'Tenho que mostrar para essa mulher que ela tem que gostar é disso'. Eles encaram como um desafio".


Making of - Angelis Borges posa para o Paparazzo (Foto: Marcio Nunes / Paparazzo)
Angelis Borges posa e exibe algumas de suas tatuagens, entre elas a que tem nas costas, "Nada é errado... Se te faz feliz" (Foto: Marcio Nunes / Paparazzo)

Jovem esquece carro aberto e acha bilhete de homem que o fechou no DF

Veículo estava em estacionamento na Esplanada dos Ministérios, na quinta. Mala com itens de academia, perfume e tênis estavam no automóvel.


Bilhete deixado por homem que encontrou carro aberto na Esplanada (Foto: Reprodução)
Bilhete deixado por homem que encontrou carro aberto na Esplanada (Foto: Lívia Kotama/Divulgação)

A administradora Lívia Kotama tomou um susto ao buscar o carro atrás dos anexos dos ministérios do Trabalho e da Saúde, na área central de Brasília. No vidro do lado do motorista, havia um bilhete com o recado "Você esqueceu seu carro destrancado e com os vidros abertos. Tomei a liberdade e fechei tudo. Lucas".

O incidente aconteceu no início da noite desta quinta-feira (26), quando a jovem de 27 anos saía do trabalho. No automóvel, avaliado em R$ 20 mil e que tem alarme e vidro elétrico, havia uma mala com itens de academia, tênis, perfume, sandálias de dança, casaco, som e CDs. O equipamento elétrico no carro da administradora permite o fechamento dos vidros mesmo com o carro desligado e sem a chave no contato.

"Eu nem imaginava que poderia ter deixado o carro aberto, porque além de travar com o alarme eu sempre verifico pela maçaneta se [o veículo] realmente está fechado", disse Lívia. "Fiquei muito surpresa por ter esquecido e mais ainda por alguém ter fechado por mim. A sensação é de que nem tudo está perdido, ainda existem pessoas de bem."

A administradora diz que não tem a mínima ideia de quem é Lucas, mas afirmou que nem pretende que ele seja encontrado. "Ele sabe que fez o bem. Quero só que as pessoas aprendam com o exemplo dele, que ajudem o próximo mesmo sem saber quem é, mesmo sem receber nada em troca", afirmou.

Renan diz que servidores terão de devolver excedente de salário

Agência Brasil















 Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (26) que vai cumprir o que determina a lei para a devolução do excedente salarial recebido por 464 servidores da Casa com salários superiores ao teto constitucional, fixado em R$ 28.059,29. Segundo o TCU, foram pagos mais de R$ 300 milhões a esses servidores nos últimos cinco anos, em valores não corrigidos.

Ontem (25), além da interrupção do pagamento dos vencimentos que ultrapassam o teto, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) deu prazo de 30 dias para o Senado devolver o valor extra. “De pronto, vamos implementar a decisão e cobrar [dos servidores] aquilo que foi pago a mais”, disse Renan.
A assessoria da Presidência do Senado explicou que o desconto no salário dos servidores será feito a partir da próxima folha de pagamento. Conforme previsto na Lei 8.112, será de 10% ao mês até que o excedente seja totalmente ressarcido aos cofres públicos.

Depois de se reunir hoje com Renan, o presidente do TCU, Augusto Nardes, considerou corajosa e republicana a decisão tomada pelo plenário do tribunal. Segundo o ministro, os salários superiores ao teto na administração pública são injustos pelo fato de a realidade nacional ser de salários baixos. “Isso é inaceitável e vinha acontecendo já há muito tempo”, disse.

Questionado sobre a demora do TCU em analisar a auditoria feita em 2009, Augusto Nardes disse que assumiu este ano a presidência do tribunal com o compromisso de dar prioridade à votação de temas impactantes e que tratam da melhoria da governança no Brasil.

No dia 14 de agosto, o TCU também determinou que a Câmara dos Deputados interrompa o pagamento dos salários de servidores que recebem acima do teto. Diferentemente do que foi determinado para os servidores do Senado, na Câmara, os ministros decidiram que os servidores não terão que devolver os valores recebidos a mais. A auditoria identificou na folha de pagamentos da Câmara um total de 1,1 mil funcionários com remunerações acima do teto legal.

“Essa [decisão diferente no Senado] foi uma mudança de plenário. Mas poderá o Ministério Público entrar com recurso e essa questão será resolvida mais para frente para igualar a decisão da Câmara com a do Senado”,  disse Nardes.

Em nota divulgada hoje, o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) informou que vai recorrer da decisão. “Se há algum erro, ele foi cometido exclusivamente pela administração pública, não tendo os servidores poder de gerência sobre a situação.

Servidor público quando é aprovado em concurso público ou quando ocupa cargos ou funções comissionadas não negocia com a administração a respectiva remuneração”, diz um trecho do documento.


Edição: Carolina Pimentel

Suspeita de participar da quadrilha que lavava dinheiro fala em ser capa da 'Playboy'






















Suspeita de participar da quadrilha que lavava dinheiro e desviava recursos de fundo de pensão, a modelo e agente de investimentos Luciane Hoepers ainda não firmou nenhum acordo de delação premiada com a Polícia Federal. Mas já fez confissões à polícia.

Ao ser presa no dia em que a operação Miqueias foi deflagrada, na semana passada, Luciane admitiu à polícia que atuava visitando prefeitos e oferecendo vantagens indevidas para que aplicassem em fundos de investimentos suspeitos. 

 Ao saber que as meninas jovens e bonitas que desempenhavam essa função foram definidas pela polícia como "pastinhas" do esquema, Luciane disse que poderia ser capa da "Playboy" como "A Pastinha".

A declaração, dada pouco depois de a polícia ter dado voz de prisão à modelo, arrancou gargalhadas até mesmo da delegada responsável pela investigação, Andrea Pinho.

MULHER FRUTA

Luciane Hoepers, 33, é loira, tem olhos verdes e aparece em fotos e imagens sensuais, todas espalhadas pela internet. Os atributos físicos da modelo e de outras pastinhas presas pela polícia chamaram atenção até mesmo de advogados que passaram pela Superintendência da PF em Brasília no dia em que a operação Miqueias foi deflagrada. Um deles chegou a dizer que as academias da capital federal devem ter ficado vazias, porque as "mulheres frutas" estavam detidas.

A beleza da modelo também foi assunto de um dos diálogos interceptados pela PF em abril deste ano. Luciane falava com o deputado estadual de Goiás Samuel Belchior (PMDB) que alertou para ela tomar cuidado com o "poder grande" de atrair as pessoas.

"[...]Agora, cê tem que tomar cuidado. Um poder grande que cê tem é (...) físico. Então, a pessoa, às vezes, se aproxima de você primeiro pelo que? Primeiramente pela beleza sua, pela pessoa e tal, depois pelas outras coisas. Uma coisa leva a outra. Então vá com cuidado", disse.

NEM BRUXA, NEM CINDERELA

Numa entrevista para a revista "Fluir", acompanhada de um ensaio de fotos, Luciane se definiu como "nem bruxa, nem Cinderela". Para a Polícia Federal, no entanto, ela é suspeita de participar do esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos de fundos de pensão por meio da empresa Invista, usada pela quadrilha para oferecer investimentos aos regimes de previdência de municípios.

"O envolvimento da 'pastinha' Luciane Lauzimar Hoepers no esquema criminoso desenvolvido pela Invista é inconteste", diz diz relatório da PF. O documento afirma que Luciane abordou os prefeitos de Porto Murtinho (MS), Ponta Pora (MS}, Cuiaba (MT), Catalao (GO), Joinville (SC), Blumenau (SC) e Jundiaí (SP), entre outros municípios.

Além de confessar que participou do esquema, ela afirmou à polícia que pelo menos um dos prefeitos procurados por ela aceitou propina. Foi oferecido à Luciane o benefício da delação premiada. No entanto, como ela ainda não tem advogado, o acordo de colaboração não foi feito.

Ela ficou cinco dias presa e foi indiciada por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. 

Miss Bumbum 2013: Qualquer semelhança com Valdirene é mera coincidência



 

Cida Alves, 25, ficou famosa antes mesmo do resultado do concurso Miss Bumbum 2013. 

A candidata chamou atenção por sua semelhança com a atriz Tatá Werneck, a Valdirene de “Amor à Vida”. "Eu estava em São Paulo quando os jornalistas começaram a me ligar para contar que a Tatá tinha publicado em uma rede social dela a minha foto dizendo: ‘Galera, a Roxanne está concorrendo ao Miss Bumbum’. Quando eu vi, tinha muitas pessoas dizendo que éramos muito parecidas. De repente todo mundo começou a me ligar para ver o que eu achava da história. Amei, é claro”, contou Cida. O que mais me identifico com a Tatá é a personalidade dela. Ela tem jeito de ser pé no chão e lutou muito para chegar onde está, é assim que eu me sinto também”, revelou Cida

MP-MA nega omissão em processos sobre aposentadorias compulsórias

Representante do MP-MA afirma que órgão "não tem nenhum problema de ser cobrado" por associações ou pela sociedade.


Nesta semana, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu pela aposentadoria compulsória do desembargador Megbel Abdala Tanus Ferreira, em um processo que teve início em 2011 e baseia-se em ações de quando Megbel era, à época, juiz titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Luís. De acordo com o CNJ, durante recesso do Judiciário, o magistrado determinou que um banco públio transferisse R$ 6,4 milhões da conta da Prefeitura de São Luís para uma empresa que alegava ser credora do órgão, em dezembro de 2008. Pela apuração do CNJ, houve conluio entre o juiz e o advogado da empresa, com participação da servidora responsável pela distribuição de processos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

Ontem (26), em entrevista ao Imirante, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), juiz Gervásio Protásio dos Santos Júnior, explicou o que é e como funciona a aposentadoria compulsória no Judiciário. "As penas em que ele (o magistrado) está sujeito no processo administrativo, elas têm uma gradação, que vai da advertência, passando pela censura, remoção compulsória, disponibilidade, até a aposentadoria compulsória, que, hoje, é a pena máxima. Uma vez concluído o processo administrativo, caberá ao Ministério Público promover uma ação judicial que proporcionará a perda do cargo", disse.

O juiz esclareceu, também, que, o princípio da vitaliciedade não é garantia de impunidade, e, sim, uma garantia que visa proteger o Estado Democrático de Direito, e, ainda, que, independente da decisão em âmbito federal ou regional, é dever do Ministério Público promover uma ação para perda do cargo. A Amma cobra mais empenho do Ministério Público no sentido em que juízes e desembargadores que cometem irregularidades percam seus cargos e salários.

Papel do Ministério Público

Nesta sexta-feira (27), o Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) se pronunciou sobre a polêmica das aposentadorias compulsórias. Representando a instituição, o promotor de Justiça e assessor da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Emmanuel Peres Neto Guterres Soares, explicou o papel do Ministério Público nesses casos. "O Ministério Público, no final de um processo administrativo onde o Tribunal de Justiça ou o CNJ, que é quem tem competência constitucional para isso, aplica uma pena máxima administrativa, que é essa aposentadoria compulsória, que só os magistrados têm, os membros do Ministério Público não têm aposentadoria compulsória, diz o regimento interno do CNJ, diz a legislação que eles têm que representar o Ministério Público, ou seja, encaminhar o processo para o Ministério Público para que o Ministério Público possa entrar com uma ação contra perda do cargo, porque a Constituição garante as magistrados e membros do Ministério Público também que somente com uma ação judicial transitada e julgada é que você vai perder o cargo. Então, você entra com uma ação, essa ação tramita normalmente e no final dela, na hora em que ela não couber mais nenhum recurso, o cidadão que o foi apenado primeiramente administrativamente passa a perder o cargo, também, numa ação judicial. Então, o papel do Ministério Público seria propor uma ação judicial, mas essa ação é julgada pelo próprio Judiciário", disse à reportagem do Imirante.

Sobre o caso do desembargador Megbel Abdala, Emmanuel Soares afirmou que o Ministério Público, ainda, não tem conhecimento sobre o processo, mas que, assim que tiver acesso aos autos, tomará as medidas necessárias. "Com o encaminhamento do processo ao Ministério Público, nós vamos verificar as provas. Nós não temos conhecimento do processo, nada do que aconteceu no processo. Eles vão encaminhar para a gente. Com esse processo em mãos, nós iremos analisar. A assessoria da PGJ ou uma promotoria, dependendo da questão do foro privilegiado. Então, nós vamos analisar as provas que existem, se precisa de mais alguma coisa ou não, para que se proponham as ações. A ação pode ser tanto criminal, quando o fato que originou a aposentadoria compulsória, também, se constitui crime, contra a administração pública sobretudo; ou, também, pode ser uma ação civil pública para perda do cargo. Nós temos que receber os autos do processo para que a gente possa analisar e propor a ação competente", garante.
Procurado pela produção da TV Mirante, o desembargador aposentado não foi localizado para poder comentar o caso. Na casa de Megbel Abdala, a pessoa que recebeu a ligação disse que ele está viajando e, por isso, não poderia atender.

Omissão

O assessor da PGJ rechaçou qualquer crítica sobre suposta omissão do Ministério Público em relação aos casos de aposentadorias compulsórias no Maranhão. "O Ministério Público não tem nenhum problema de ser cobrado pela Associação dos Magistrados, pela associação do próprio Ministério Público ou pela sociedade. Aliás, essa é a rotina do Ministério Público. Não há problema nenhum. Com relação à cobrança da Associação dos Magistrados, o que nós temos a dizer é que o Ministério Público não está se omitindo", disse.

O CNJ informa que, em casos onde magistrados são punidos com aposentadorias compulsórias, o conselho tem a obrigação de intimar apenas as partes envolvidas no processo, mas que foi enviada, ao Ministério Público, cópia dos processos contra, pelo menos, dois juízes: Abrahão Lincoln Sauáia e Luís Carlos Nunes Freire. O CNJ informa, ainda, que o Ministério Público pode solicitar as cópias de outros processos.

Sobre os dois casos citados pelo CNJ, o MP-MA assegura que os processos já estão em andamento. "Nós estamos entrando com as ações que temos acesso aos autos. A investigação que é feita sobre o juiz não passa pelo Ministério Público. Ele tem a prerrogativa constitucional de ser investigado pelo próprio tribunal ou pelo CNJ. No final daquilo que é encaminhado para a gente, o Ministério Público vem adotando as ações. O CNJ admitiu para a TV Mirante que somente dois processo foram encaminhados ao Ministério Público e todos esses que foram falados, esses dois processos estão em andamento, em análise, tanto um pela assessoria especial, o outro pela Promotoria da Improbidade. Fora esses, várias ações já foram propostas aqui no Estado do Maranhão. Contra, por exemplo, presidentes do Tribunal de Justiça, tem dois ex-presidentes que respondem ou responderam a processos. Nós temos, também, ações propostas por promotores de Justiça contra juízes envolvidos. Esse juiz de Barreirinhas que foi afastado pelo próprio Tribunal de Justiça, ele responde já a uma ação penal, proposta no município de Barreirinhas pelo promotor. O Ministério Público entra com ações de improbidade e ações penais contra deputados, contra secretários de Estado, contra prefeitos, inclusive da capital, contra os próprios membros do Ministério Público. Nós temos três promotores de Justiça que respondem a processos para a perda do cargo. Há casos em que nós já pedimos a prisão, afastamento cautelar da função de promotor de Justiça, e o Tribunal de Justiça, por exemplo, não deferiu, nós recorremos. Então, é o processo. O processo tramita perante o Judiciário", afirmou o promotor Emmanuel Soares.

Demora

O assessor mencionou, ainda, a longa tramitação dos processos na Justiça como fator que contribui para a demora na punição de magistrados que faltaram com decoro. "Ao contrário da Associação dos Magistrados, que quer fazer uma crítica, eu não vou fazer essa crítica, mas podemos citar o exemplo das estradas fantasmas, não é? A imprensa noticiou, recentemente, o tempo de demorou o processo para ser julgado. Então, eu não estou aqui para rebater nenhuma crítica, até porque eu acho que o direito de cobrar é um direito de todos perante o Ministério Público. O Ministério Público é um órgão que existe realmente para ser cobrado. Então, nós temos que encarar as cobranças com a maior naturalidade", conclui.

imirante

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Azulão contrata o atacante Anderson Pimenta, ex-Sampaio Corrêa

Jogador de 26 anos chega para ajudar o São Caetano a deixar a zona da degola da Série B.
                                             
Anderson Pimenta moto clube São Caetano (Foto: Divulgação )
Anderson Pimenta posa no São Caetano

Penúltimo colocado da Série B, o São Caetano anunciou nesta quarta-feira a contratação do atacante Anderson Pimenta, o Pimentinha, que estava no Sampaio Corrêa e disputava a Série C do Campeonato Brasileiro. Presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, disse que o negócio movimentou R$ 400 mil.

Um dos destaques no futebol do Maranhão, o jogador de 26 anos chega para tentar ajudar na missão de tirar o Azulão da zona de rebaixamento. Passadas 24 rodadas, o time do ABC paulista soma 23 pontos e está três atrás do América-RN, 16º lugar e primeiro fora do Z-4.

Anderson, que iniciou a carreira no futsal e também passou pelo Maranhanse Moto Club, está bem animado com a chance de atuar no futebol paulista.

– É um grande desafio. Jogar em São Paulo é o sonho de qualquer jogador. Estou muito satisfeito com a negociação. Sei que o São Caetano atravessa um momento difícil, mas vou me dedicar ao máximo para ajudar meus companheiros e tirar o time desta situação deliciada – afirmou o avante canhoto.

PF cumpre mandados em São Luís, Zé Doca, Caxias e Bacabal em operação de desvio de dinheiro de prefeituras

'Operação Usura II' investiga o desvio de recursos públicos federais. De acordo com a PF, pelo menos R$7 milhões teriam sido desviados.


São Luís, Zé Doca, Caxias e Bacabal foram investigados por suspeita em crime de agiotagem. Foto: Reprodução / Ilustrativa

A Polícia Federal tem 19 mandados de busca e apreensão, além de mandados de condução coercitiva, onde os investigados serão levados à delegacia para prestarem depoimento e serão liberados posteriormente.

A operação conta com um efetivo de mais de 70 policiais e 15 auditores da Controladoria Geral da União (CGU), que estão distribuídos nas investigações, execuções e cumprimento de mandados.

A operação é resultado de investigações para apurar desvio de recursos públicos nas áreas da saúde, educação e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Aguenta Maranhão velho de peia! Verdureiro/protético fazem fortuna vendendo banana, fazendo dentaduras. Logo mais a noitinha eles vão para casa dormir o sono dos justos. Olha a banana/Olha o bananeiro/ Olha o dinheiro/Bananas de todas qualidades/ Quem vai querer?

Pesquisa mostra alta rejeição à candidato de Roseana Sarney em São Luís

Obras inacabadas em São José de Ribamar seriam causa de ojeriza à Luis Fernando Silva na capital do Estado.

Atual7

Uma pesquisa do Instituto DataM, publicada com exclusividade no blog do jornalista Marco Aurélio Deça, na manhã desta quarta-feira (25), acabou revelando que o secretário de Estado da Infraestrutura e pré-candidato ao governo estadual pelo Clã Sarney, Luís Fernando Silva, não registra bom desempenho em São Luís, ficando bem abaixo dos outros candidatos ao mesmo cargo em 2014, a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) e o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).


Luis Fernando Silva e seu ex-vice em Ribamar. Hoje prefeito, Gil Cutrim abandonou obras que já estavam pagas com dinheiro público. Foto: Divulgação / PSJR
Luis Fernando Silva e seu ex-vice em Ribamar. 

De acordo com os números, se as eleições fossem hoje, numa condição de quase empate técnico, Flávio Dino teria 32% dos votos, contra 27,1% de Eliziane Gama.

Já Luis Fernando Silva, embora já tenha administrado São José de Ribamar, município próximo à capital maranhense, registrou míseros 10,4% no levantamento do DataM, que encontrou ainda 25,3% de eleitores que dizem não votar em nenhum deles, e outros 5,2% que não souberam ou não quiseram responder.

A alta rejeição ao ex-prefeito ribamarense pode ser entendida como resposta à recentes denúncias de que obras de sua gestão municipal, embora já pagas com dinheiro dos cofres públicos, não foram concluídas.

No último dia 17, o Atual7 mostrou que Luís Fernando Silva, então prefeito de Ribamar, assinou uma ordem de serviço autorizando a reforma e a ampliação do Estádio Municipal Dário Santos, o ‘Caldeirão do Peixe’, localizado no bairro do Moropóia. Na época, a obra foi orçada em R$ 2.967.012,50.

Cinco anos depois, a empresa ENGEPEC – Engenharia, Gerenciamento, Planejamento de Construção Ltda levou o dinheiro, e a construção permanece inacabada. Já com o comando total do município ribamarense, Gil Cutrim, ex-vice de Luis Fernando e hoje prefeito do município, superfaturou a obra, aumentando o orçamento para mais R$ 2,5 milhões.

A dupla ribamarense fez também com que recursos federais, do Ministério dos Esportes, escoassem pelo ralo.

Segundo pesquisa do Instituto DataM, principal adversário de Luis Fernando tem três vezes mais chances de ser eleito governador do Maranhão. Foto: Reprodução / Blog do Marco Aurélio Déça

Segundo pesquisa do Instituto DataM, principal adversário de Luis Fernando tem três vezes mais chances de ser eleito governador do Maranhão.

Reportagem do Atual7 mostrou também que uma obra, localizada no bairro do Parque Vitória, abandonada pela gestão de Luis Fernando e Gil Cutrim, está sendo tomada pela ferrugem. De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federa, a Praça da Juventude, de iniciativa do presidente da Embratur quando este exercia o mandato de deputado federal, já recebeu R$ 930.150,00 dos R$ 1.462.500,00 que devem ser liberados.

Enquanto o pré-candidato de Roseana Sarney participava ontem da assinatura de uma ordem de serviço, a população de Miritiua permanecia na esperança de um sonho que já torrou milhões dos bolsos do contribuinte.

O que deveria ser a primeira Escola Municipal do Miritiua é hoje o maior ‘elefante branco’ do pré-candidato em Ribamar, segundo os próprios moradores.

A obra, orçada na gestão de Luis Fernando em R$ 2.103.048,86, deveria ser concluída em 11 meses, completou quatro anos de atraso, recebeu mais de R$ 2 milhões agora na gestão de Gil Cutrim, e está longe de ser concluída. Nos bastidores, o secretário de Infraestrutura trabalha para que os atrasos caiam somente na gestão de seu comparsa.


Com a divulgação de novas pesquisas nos próximos dias, só um milagre ou deslocamento imediato do ‘criador’ da ‘criatura’ poderiam fazer com que o candidato do Clã Sarney possa galgar algum crescimento em São Luís, sendo que a segunda opção já estaria sendo articulada pelos marqueteiros do pré-candidato roseanista, segundo apurou a reportagem.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Chiquinho Escórcio contrata ex-prefeito preso duas vezes pela Polícia Federal.


Informações da Coluna Esplanada, do UOL.

O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) contratou para seu gabinete o ex-prefeito de Urbano Santos (MA) Aldenir Santana Neves.

Ele foi preso duas vezes em operações da Polícia Federal – em 2007, durante mandato de prefeito, e novamente este ano, no cargo de secretário municipal de Gestão.
Curiosamente Aldenir é servidor da Polícia Federal e foi requisitado pelo deputado para trabalhar como assessor parlamentar em seu gabinete de apoio, em São Luís (MA).

Eis os fatos: Licenciado da corporação, Aldenir se elegeu prefeito de Urbano Santos para o mandato de 2005 a 2008. Em dois anos, o Ministério Público descobriu crescente enriquecimento do alcaide. Tudo se elucidou em 2007, na Operação Rapina da PF, em conjunto com a CGU e o MP. Aldenir e outros 10 prefeitos do Maranhão e Piauí foram detidos por desvios de verbas federais.

No último dia 18 de abril, agora como secretário da atual gestão na cidade, foi novamente levado para a Superintendência da PF. Ele foi denunciado pelo MP Federal por não repassar pelo menos R$ 8 milhões de INSS recolhidos da folha de servidores em parte de sua gestão (2006-2008).

Antes, o TCE já reprovara suas contas e o condenara a devolver R$ 11,4 milhões aos cofres públicos.

“Eu só requisitei o Aldenir. Ele é um funcionário da Polícia Federal e se ele presta para a polícia, ele presta para mim”, explica o deputado Chiquinho Escórcio. “Não há nenhuma condenação, foi uma perseguição política e ele tem amplo direito a se defender”.

Juiz do Maranhão é afastado e responderá a processo no CNJ

Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na sessão plenária desta segunda-feira (23/9), a instauração de processo administrativo disciplinar contra o juiz titular do 13ª Juizado Especial Cível de São Luís/MA, José Raimundo Sampaio Silva. Além disso, decidiu pelo afastamento do magistrado de suas funções até o julgamento final do processo.

Juiz do Maranhão é afastado e responderá a processo no CNJ


























O magistrado era alvo de cinco processos na Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão por supostas faltas disciplinares cometidas em processos em trâmite no Juizado. Ao proferir suas decisões, o magistrado impunha às empresas processadas pesadas multas por eventual descumprimento de decisões.

Em seguida, determinava o bloqueio de bens ou valores das empresas por meio de penhora judicial. A Companhia Energética do Maranhão, a BV Financeira, o banco Santander e a Tim Celular teriam sido algumas das empresas prejudicadas. Os valores levantados eram da ordem de até R$ 7 milhões.

Segundo a Corregedoria local, o magistrado estaria utilizando subterfúgios processuais para impedir o julgamento dos processos disciplinares em que era investigado, por isso os processos foram remetidos para a Corregedoria Nacional de Justiça. Ao todo, 11 instrumentos jurídicos foram utilizados pelo magistrado para postergar o julgamento dos processos, segundo a Corregedoria do TJMA.

O pedido de abertura de processo foi feito pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, relator da Reclamação Disciplinar. Para o corregedor, os indícios já coletados pela Corregedoria local justificam a instauração de processo e afastamento imediato do magistrado de suas funções.

“Ainda que esse Conselho não possa adentrar o mérito do ato judicial para estabelecer qual seria a multa diária que a causa demandaria, resta muito evidente que a intervenção se faz necessária para que apure os motivos pelos quais, em processos sob a presidência do reclamado, o acúmulo da multa acabou por se tornar mais vantajoso ao autor do que a própria solução do litígio”, afirmou o ministro Francisco Falcão.

Segundo Falcão, o processo administrativo disciplinar deve investigar se o magistrado cumpriu com independência, serenidade e exatidão as disposições legais quando fixou e majorou multa diária desproporcional ao conteúdo econômico da demanda, se atuou com prudência ao determinar o levantamento de valores acumulados a título de multa cominatória sem determinar a adoção das cautelas de estilo, entre outros fatos.

“Os cinco procedimentos demonstram o mesmo modus operandi, daí a necessidade de análise em conjunto destes feitos”, afirmou o conselheiro Guilherme Calmon ao proferir seu voto.


Agência CNJ de Notícias

Waldir Maranhão pode ter o mandato cassado


Com a decisão tomada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral de quebrar o sigilo fiscal e bancário do deputado federal Waldir Maranhão, o mandato dele corre o risco de ser cassado.
O crime cometido por Maranhão foi o de não conseguir explicar em sua prestação de contas da eleição de 2010 algo em torno de R$ 600 mil. A denúncia contra ele foi apresentada pelo Ministério Público, que acredita na utilização do caixa dois pelo parlamentar.
Ontem, em sessão no TRE o juiz eleitoral Eulálio Figueiredo pediu vistas do processo, mas quatro dos sete membros da corte votaram favoráveis à quebra do sigilo. São eles: José Carlos Sousa e Silva, Nelson Loureiro, Luis de França Belchior e Froz Sobrinho.
Desgastado e sem espaço no governo estadual, Waldir Maranhão rompeu com o seu grupo político e durante o programa partidário do PP atacou duramente o governo Roseana. Para valorizar ainda mais seu rompimento, ele chegou a ameaçar uma candidatura própria que não vingará. Sem saída, Maranhão agora articula as condições para apoiar o comunista Flávio Dino  Dino.
blog do Marcelo Vieira

Policia Federal vai apurar envolvimento de Weverton Rocha em corrupção

No dia em que o presidente do PDT e ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que não há como “controlar os filiados do partido”, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ampliar as investigações contra um deputado federal pedetista que, como assessor especial de Lupi na pasta, foi acusado de cobrar e receber propina para liberar o pagamento de organizações não-governamentais (ONGs).
Ricardo Lewandowski determinou uma série de diligências à Polícia Federal a fim de apurar o envolvimento do deputado Weverton Rocha (PDT-MA) em denúncias que culminaram na queda do presidente do PDT da pasta
Ricardo Lewandowski determinou uma série de diligências à Polícia Federal para apurar denúncias que culminaram na queda de Carlos Lupi.
Em despacho publicado nesta sexta-feira, 20, no Diário da Justiça Eletrônico, o ministro Ricardo Lewandowski determinou uma série de diligências à Polícia Federal a fim de apurar o envolvimento do deputado Weverton Rocha (PDT-MA) em denúncias que culminaram na queda do presidente do PDT da pasta, no início de dezembro de 2011. Lupi foi o sexto “faxinado” pela presidente Dilma Rousseff.
Na entrevista ao jornal, o presidente do PDT disse que há uma tentativa de envolvê-lo pessoalmente nas acusações que atingem o atual ministro, Manoel Dias. “Quando não tem nada que fale do Lupi, aí botam ”são os amigos do Lupi, ligados ao Lupi”, como se eu fosse o controlador de um esquemão”, queixou-se. “Cadê o esquemão? Onde está o dinheiro do esquemão?”
O inquérito investiga o parlamentar por peculato (desvio de recursos públicos), corrupção ativa e corrupção passiva na contratação irregular de ONGs pelo ministério entre 2007 e 2011. O Ministério Público Federal, citando reportagens publicadas à época pela imprensa, apontou-o como sendo “um dos responsáveis” por fixar o preço para a manutenção dos contratos e o restabelecimento dos repasses de recursos” para as entidades.
Weverton Rocha com Manoel Dias: Ministério do Trabalho é investigado pelo desvio de R$ 400 milhões
Weverton Rocha com Manoel Dias: Ministério do Trabalho é investigado pelo desvio de R$ 400 milhões
Ricardo Lewandowski determinou que o ministério encaminhe cópia dos convênios com cinco ONGs. Essas entidades firmaram mais de 10 convênios com a pasta para realizar cursos de capacitação profissional, no valor total de pelo menos R$ 11,6 milhões. Ele também encaminhou ofício à Controladoria-Geral da União para que o órgão informe se há investigações feitas para averiguar a existência de irregularidades nesses convênios e, se sim, enviar cópia integral das investigações.
O ministro determinou que a Polícia Federal tome o depoimento de Weverton Rocha, outros dois ex-assessores de Lupi e dos representantes das ONGs. Após a conclusão das apurações, a Procuradoria-Geral da República pode denunciar o deputado ou pedir o arquivamento do caso por falta de provas.

Promessas não cumpridas pelo governo do Estado geram protestos no centro de São Luis


PROTESTO

 População quer respostas para o problema de abastecimento de água que conforme promessa feita pelo Secretario Estadual de Saúde seria resolvida com a construção de 60 poços artesianos

Revoltados com a falta de água que já dura três meses, moradores do bairro do Diamante, situado próximo ao centro de São Luís interditaram hoje pela manhã, a Rua Grande (Oswaldo Cruz) provocando um longo engarrafamento.

Eles montaram um barricada próximo ao canto da Fabril e pedem providências da  Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), órgão que desde de 2009 é vinculado a Secretaria de Estado da Saúde, comandada por Ricardo Murad, cunhado da  governadora Roseana Sarney.

A decisão de deixar a Caema sob o comando da Secretaria Estadual de Saúde foi uma das primeiras medidas tomadas por Roseana Sarney, quando ela assumiu o governo do Estado em 2009, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral( TSE) que cassou o mandato de Jackson Lago(PDT).

Promessa
Em janeiro de 2012, a governadora Roseana Sarney assinou o Decreto Nº 27.997 declarando oficialmente situação de emergência na questão do abastecimento de água em São Luís. Na ocasião, o Secretario de Saúde, Ricardo Murad convocou entrevista coletiva onde anunciou a construção de 60 poços artesianos para amenizar a situação do abastecimento de água na cidade.

Passados um ano e oito meses desde que a construção destes poços e também a recuperação total e definitiva do sistema Italuis foram anunciadas por Ricardo Murad, a situação do abastecimento de água na cidade continua trazendo transtornos à população.


CNJ aposenta compulsoriamente desembargador Megbel Abdala

A decisão é desta segunda-feira (23) e se baseia em ações do magistrado quando ainda era juiz.


Desembargador Megbel Abdala

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu aposentar, compulsoriamente, o desembargador Megbel Abdala Tanus Ferreira. O processo que culminou com a aposentadoria compulsória do magistrado teve início em 2011 e baseia-se em ações de quando Megbel era ainda juiz titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Luís.

A ministra Eliane Calmon, à época Corregedora Nacional de Justiça, foi quem determinou a abertura do processo motivado por um processo no qual a empresa Viatur Turismo e Transporte Ltda entrou com um mandado de segurança contra a Prefeitura de São Luís. Na liminar concedida, Megbel determinava o pagamento de mais R$ 6 milhões à Viatur. De acordo com a ministra, o magistrado agiu “em ofensa ao Princípio do Juiz Natural e em negligência no cumprimento dos deveres do cargo e procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro nas funções”.

Com Megbel Abdala, o Maranhão se junta a Espírito Santo, Tocantins, Alagoas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como os únicos estados brasileiros com desembargadores aposentados compulsoriamente.
O desembargador Megbel Abdala ainda pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal.

PRESIDENTE VARGAS - Ex-prefeito é acionado por improbidade administrativa

O Ministério Público do Maranhão ingressou com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Presidente Vargas, Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho. O motivo da ação é que o ex-gestor não deixou uma série de documentos contábeis disponíveis para a atual gestão, o que tem impedido o município de receber recursos federais, entre outras penalizações.

A Prefeitura de Presidente Vargas não pôde realizar as prestações de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola dos exercícios financeiros de 2011 e 2012, pois os documentos relativos a esses programas não foram deixados pelo ex-prefeito, conhecido como Gonzaga Junior. O prazo final para a prestação de contas junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se encerrou em 30 de abril de 2013.

A falta de prestação de contas tem como consequência imediata a suspensão de todas as transferências de recursos voluntárias ou por meio de convênios ao município de Presidente Vargas. Além disso, o município fica proibido de firmar novos convênios ou qualquer outro tipo de transação com os governos federal, estadual ou com outros municípios.

Na ação, o promotor Benedito de Jesus Nascimento Neto, titular da Comarca de Vargem Grande, da qual Presidente Vargas é Termo Judiciário, pede a condenação de Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho por improbidade administrativa, estando sujeito à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa de até 100 vezes a remuneração recebida em dezembro de 2012, quando exercia o cargo de prefeito e à proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público por três anos.


Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

PAÇO DO LUMIAR - MPMA pede bloqueio de bens da ex-prefeita Bia Venâncio



Despesas não comprovadas, no exercício financeiro de 2009, em Paço do Lumiar, motivaram a 1ª Promotoria de Justiça a acionar judicialmente a ex-prefeita Glorismar Rosa Venâncio, mais conhecida como Bia Venâncio, por improbidade administrativa. Os repasses irregulares totalizam o prejuízo de R$ 31.915.728,79 milhões aos cofres públicos.

Na Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, ajuizada em 3 de setembro, a promotora de justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard pediu à Justiça que decrete a indisponibilidade dos bens da ex-gestora, em caráter liminar, para resguardar o interesse público e garantir o ressarcimento. O Ministério Público também requereu a quebra do sigilo bancário da acusada, incluindo as cópias dos extratos de movimentação financeira entre janeiro e dezembro de 2009.

Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), as assinaturas do contador Alexandre Santos Costa na prestação de contas foram falsificadas. Por esse motivo, a ex-prefeita foi declarada inadimplente. Os auditores também não tiveram acesso integral aos documentos da prestação de contas de 2009. A documentação não continha os balancetes mensais e, na maioria das vezes, apenas notas de empenho, sem numeração e datas, foram entregues de forma desorganizada, sem comprovação de despesas.

IRREGULARIDADES
Entre as irregularidades destacadas pelo MPMA, referentes a 2009, foi detectado que o balanço geral do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) é de R$ 1.341,403 milhão enquanto a despesa comprovada é de R$ 590.103,63 mil, correspondente a 43.99%.

O balanço geral do gabinete da prefeitura é de R$ 1.801,078,48 milhão, mas a documentação comprova, apenas, o valor de 270.839,63 mil, equivalendo a apenas 15%. No mesmo sentido, o valor de R$ 153.531,31 mil das despesas do gabinete da vice-prefeitura teve a comprovação de R$ 98.638,93 mil, correspondendo a 64% do balanço geral.

Foram detectadas alterações orçamentárias em virtude da abertura de créditos adicionais, sem comprovação, no valor de R$ 12.236.761,16 milhões, alterando o valor da Lei Orçamentária Anual (LOA) de R$ 45.473.316,65 para R$ 57.710.077,81 milhões.

Já a arrecadação de tributos, no valor de R$ 2.601.807,75 milhões, correspondeu a 3% a mais da receita prevista. Mas o que chamou a atenção do TCE foram as arrecadações do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)  e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pois os valores arrecadados coicidiram, integralmente, com a previsão da LOA, inclusive os centavos.

"Não bastasse tamanha coicidência, também duvidosa a forma de arrecadação, posto que os valores apurados foram arrecadados via DAM – Documento de Arrecadação Municipal, na própria tesouraria da prefeitura municipal, sem qualquer autenticação mecânica ou eletrônica. O recolhimento ao banco foi realizado pelos próprios servidores da tesouraria do município", destacou a promotora Gabriela  Tavernard.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Além disso, o recolhimento dos tributos foi feito por uma instituição privada, o banco Bradesco, embora a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determinem que os depósitos sejam feitos em instituições bancárias oficiais.

Outra irregularidade foi o repasse à Câmara Municipal acima do limite máximo de 6%. O TCE constatou que os valores transferidos foram de 8,04% da receita tributária, correspondendo a R$ 2.031.301,20 milhões, quando o valor transferido deveria ser de R$ 1.642,754,85 milhão. A diferença do repasse ilegal é de R$ 388.546,35 mil.

Bia Venâncio também utilizou, ilegamente, no exercício financeiro de 2009, créditos adicionais dos cofres municipais em desacordo com a LRF e omitiu despesas com obras realizadas pela prefeitura. Apesar da identificação das despesas, não foi apresentado o quadro de reformas e ampliações dos imóveis e a lista dos novos prédios adquiridos ou construídos.

O percentual máximo de aplicação de despesa com pessoal deve ser de 54%. Porém, em Paço do Lumiar, Bia Venâncio aplicou 56,94%, desrespeitando, mais uma vez, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Ministério Público apontou, ainda, que os relatórios de gestão fiscal e execução orçamentária de Paço do Lumiar foram encaminhados ao TCE fora do prazo legal e não foi comprovada a publicação. Também não foram realizadas audiências públicas, a cada quatro meses, conforme determina a LRF, para demonstrar e avaliar as metas fiscais. Apenas uma audiência foi realizada, das três exigidas por lei.

A responsabilidade técnica da documentação também é irregular. O contador Helder Jayro Rodrigues assinou a prestação de contas sem pertencer aos quadros dos servidores efetivos do município.


Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A VENDA DE PIMENTINHA

ESTAMOS AVERIGUANDO, MAS HÁ QUEM DIGA QUE O JOGADOR PIMENTINHA, FOI VENDIDO PARA UM GRUPO DE EMPRESÁRIOS, POR R$ 500.000,00 (QUINHENTOS MIL REAIS), RESTANDO PARA O JOGADOR A BAGATELA DE R$ 150.000,00 (CENTO E CINQUENTA MIL REAIS). E MAIS: PARECE QUE O MESMO IRÁ JOGAR NO PALMEIRAS E NÃO NO SÃO CAETANO, NÃO SE SABE O CERTO QUAL COR O LIGEIRO PIMENTINHA IRÁ DEFENDER. VAMOS AGUARDAR O DESENROLAR.

GEOPOLÍTICA ELEITOREIRA : ARCHER FORTALECE LUIS FERNANDO NO LESTE

A escolha de Ricardo Archer para Secretaria de Articulação Política do Estado, impediu mais uma baixa das oligarquias rurais que orbitam em torno da oligarquia Sarney.

Archer seria recebido com pompa e circunstância por Flávio Dino. As recentes migrações/filiações da situação para oposição buscam dar ideia do "barco furado, barco alagado".

Roseana Sarney foi aconselhada a agraciar os Archers. Primeiro para evitar o simbolismo da evasão eleitoral. Segundo pela importância do Leste (2ª maior Região em densidade eleitoral).

Na geopolítica-eleitoreira Ricardo Archer barganhou, usando Flávio Dino como contra-peso. "Se não tem milho (cargos) não tem pipoca (votos)", teria dito Archer aos interlocutores da Sarney.

É assim que funciona : "Dinheiro na mão, calcinha no chão. Dinheiro não viu, calcinha subiu". Ainda bem que tem governista que entende do assunto.  É preciso ir além da intimidade.

Roseana como Cristo Ressuscitada entre dois descendentes das oligarquias rurais (Ricardo Archer Filho e Paulo Marinho Junior). Cristo morreu entre dois ladrões. Qualquer semelhança é erro.



Blog Cesar Bello

Frota não confirma permanência de técnico após tropeço

Presidente do Sampaio diz não ser vidente e promete cobranças ao técnico e elenco.


Presidente do Sampaio, Sérgio Frota

O Sampaio Corrêa começou a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C deste ano com a condição de ter sido campeão da Série D de 2012 de forma invicta. Não demorou muito para o time maranhense mostrar sua força dentro de campo e terminar o primeiro turno do torneio nacional na liderança do Grupo A com 20 pontos. O que parecia uma questão de tempo para o Sampaio chegar à fase de mata-mata da Terceira Divisão é agora uma incógnita após a equipe somar apenas cinco pontos dos 18 possíveis no segundo turno.

Restando apenas quatro jogos para o fim da primeira fase da Série C, o Sampaio é o 7º colocado com 25 pontos, dois a menos que o Santa Cruz (PE), equipe que atualmente fecha o G4. E a queda de produção do time tricolor vai resultar em uma conversa séria, pelo menos é o que garantiu o presidente do clube, Sérgio Frota.

Após o empate por 0 a 0 com o Cuiabá (MT), nesse domingo (22), o dirigente tricolor disse, em entrevista à Rádio Mirante AM que vai querer explicações da comissão técnica para o atual momento do Sampaio.

“Vou fazer uma conversa de cobrança. O Sampaio vem de quatro resultados ruins. A cobrança é normal”, disse.
Questionado se os últimos resultados poderiam ocasionar mudanças no elenco e na comissão técnica, Frota disse que o atacante Pimentinha deverá ser o único jogador a deixar o clube. O camisa 11 tricolor recebeu proposta do São Caetano (SP) e deverá se transferir para o time paulista ainda esta semana. Caso se confirme a negociação, Pimentinha nem embarca para Recife, onde o Sampaio enfrentará o Santa Cruz (PE) no próximo domingo (29) precisando vencer de qualquer forma para seguir vivo na Série C.

Já sobre o técnico Flávio Araújo, o dirigente do Sampaio não disse que o técnico sai ou não do clube. Frota se limitou a dizer que não pode prevê o futuro da equipe, já que é “vidente”.

“Não estou dizendo que o Flávio pode sair. Depende do que ele conversar comigo. É um grande treinador, é campeão brasileiro de forma invicta, mas ele tem que me dá explicações para certas coisas. Não estou dizendo que ele vai sair. Não sou vidente. Quero que o Sampaio siga no rumo porque eu acredito e quero que as pessoas que estão fazendo o Sampaio comigo acreditem. Não adianta eu e os torcedores acreditarmos daqui de fora e a gente não ver a contrapartida dentro de campo”, comentou.

Após anunciar na semana passada as contratações do meia Lucas e do atacante Leandro Kivel, o Sampaio deverá confirmar esta semana a vinda de um lateral-esquerdo para a sequência da Série C. O time maranhense ainda terá pela frente o Santa Cruz (PE) e o Fortaleza (CE) fora de casa, e o CRB (AL) e o Rio Branco (AC), em São Luís.

imirante

Presidente do Sampaio confirma saída do atacante Pimentinha

O que era só especulação virou realidade. O atacante Pimentinha foi negociado com o São Caetano-SP e se despediu do Sampaio após o empate de 1 a 1 com o Cuiabá-MT, neste domingo, no Estádio Castelão.

“Foi a melhor proposta que recebemos e nós não podemos ficar com um jogador com o pensamento em outra equipe, mas nós temos boas opções para essa posição e se o nosso treinador precisar vamos atrás de reforços”, declarou o presidente do clube, Sérgio Frota.
 
Ao contrário do que se imaginava, a multa rescisória é de apenas R$ 100 mil e não R$ 500 mil. 

Sampaio empata, cai para 7º e sai de campo vaiado

Equipe tricolor perde gols e não consegue superar o Cuiabá no Castelão.

O discurso estava afinado: vencer o Cuiabá (MT) a qualquer custo. A vitória significaria o retorno do Sampaio Corrêa ao G4 do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. O torcedor maranhense entendeu o significado da partida deste domingo (22) e compareceu em bom número ao Estádio Castelão, em São Luís. Em campo, o time tricolor pressionou, pressionou e pressionou durante quase toda a partida porque pouco criou nos vinte minutos finais. Mas a pressão não teve o resultado esperado. No fim, o placar ficou no 0 a 0 e vaias do torcedor maranhense puderam ser ouvidas no Castelão.

O resultado foi ruim para o Sampaio, que terá chegou a quatro jogos sem saber o que é vencer. Com 25 pontos, o time maranhense caiu para a sétima colocação ficando a dois pontos do Luverdense (MT), equipe que fecha o G4. O empate sem gols também foi ruim para o time mato-grossense que soma agora 22 pontos se mantendo na zona de rebaixamento para a Série D.

No próximo domingo (29), o Sampaio enfrentará o Santa Cruz (PE) no Recife precisando vencer já que restam apenas três jogos para o término da fase de classificação da Série C. Já o Cuiabá visitará o Rio Branco (AC) na quarta-feira (25)

Junior Chicão disputa a bola com zagueiro do Cuiabá. (Foto: Douglas Junior/O Estado)

Melhor, Sampaio fica no 0 a 0

Se vencer era obrigação para o Sampaio Corrêa seguir entre os líderes do seu grupo, os jogadores tricolores trataram de começar a partida diante do Cuiabá pressionando. Cleitinho, aos 9 minutos, quase marca após boa jogada de Pimentinha.

Mas o bom lance pouco incendiou o time maranhense, que passou boa parte da etapa inicial tendo posse de bola sem construir grandes situações de perigo. Quando criou, aos 30 minutos, a bola passou raspando a trave no chute de Jonas.

Cinco minutos depois, aos 35, aí sim o Sampaio voltava a demonstrar que estava disposto a tirar o zero do placar. Pimentinha recebe sem marcação e chuta forte no canto direito. Seria o gol tricolor? Na verdade não. O goleiro Emerson fez uma defesa espetacular para evitar o gol: 0 a 0 seguia no placar do Castelão.
Aos 42, foi a vez de Eloir tirar o “uh” da torcida. Pimentinha cruzou e o camisa 9 do Sampaio cabeceia no cantinho. Emerson faz novo milagre e garante o empate no primeiro tempo.

Pimentinha não conseguiu superar a defesa do Cuiabá. (Foto: Douglas Junior/O Estado)

Sampaio muda, mas ataque não funciona.

Restavam apenas 45 minutos para o Sampaio conseguir vencer o Cuiabá. O time tricolor era pressão absoluta desde os minutos iniciais da etapa final. Aos 7, Cleitinho quase fez o torcedor do Sampaio soltar o grito de gol. O meia caprichou no chute. E o capricho fez a bola, caprichosamente, passar pertinho da meta do goleiro Emerson.

O Sampaio pressiona, pressiona e nada de balançar as redes. Flávio Araújo ousa e coloca Edgar no lugar de Cleitinho. Com Edgar em campo, o time tricolor seguia dominando a partida. Mas gol que é bom, nada: 0 a 0. Na sequência, Léo Paraíba entrou no lugar de Junior Chicão para tentar resolver a vida tricolor.

Apesar das mudanças no setor ofensivo, o Sampaio criava menos oportunidades de abrir o placar. Na verdade, aos 36, quase é o Cuiabá quem tira o zero do placar após vacilo da defesa tricolor. Aos 47, o time mato-grossense quase, mas quase mesmo, marca. Fernando fez boa jogada e chutou forte. A bola explode na trave para alívio do Sampaio. Fim de jogo: 0 a 0.