Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Erro de Galvão, shows de Fuleco e musa marcam o sorteio; veja mais da festa

 O sorteio da Copa do Mundo realizado nesta sexta-feira na Costa do Sauipe, na Bahia, teve curiosidades durante a cerimônia e na definição dos grupos. Veja 10 delas:

HOMENAGEM

A cerimônia começou com homenagem a Nelson Mandela, que morreu nesta quinta-feira. O líder sul-africano não era visto em público desde a final da Copa do Mundo em seu país, em julho de 2010. Houve um instante de silêncio.

MUSA DO SORTEIO


Apresentadora de "Amor e Sexo", da TV Globo, Fernanda Lima usou um vestido decotado, dourado e ainda estava bem bronzeada ao lado do marido Rodrigo Hilbert comandando a cerimônia.























Jérôme Valcke e Fernanda Lima durante sorteio da Copa de 2014

ATLAS
Ao vivo, na TV Globo, antes da definição das chaves, o comentarista Casagrande disse que esperava que a Argélia caísse no grupo do Brasil. Ele logo foi "corrigido" pelo narrador Galvão Bueno: "Tem que ser um africano".

FULECO
Desde o início, a festa foi marcada pela mistura de música e futebol. Houve referências ao samba, maracatu, frevo e funk, entre outros. E quem mostrou samba no pé no palco foi o mascote da Copa, o tatu-bola Fuleco.

DILMA
A presidente Dilma Rousseff disse que esta vai ser a maior Copa da história porque reúne todos campeões mundiais e seleções dos cinco continentes. Mas na última Copa também estavam todos os campeões do mundo e representantes de todos os continentes. Só um detalhe: na questão geográfica, sim, há representantes de todos os continentes, mas no mundo do futebol da Fifa, a Austrália é representante asiática e não da Oceania.

ARGENTINOS
Um filme sobre todas as Copas foi exibido e houve grande destaque para a comemoração de Maradona após o título do Mundial de 1986, com os argentinos gritando "Argentina, Argentina" no vestiário.

SIGNIFICA?
Questionado por Fernanda Lima, Pelé disse que o Brasil estará na final da Copa. Zica? Brincadeiras antes da cerimônia diziam que ele não sortearia as bolinhas dos grupos para não dar "azar" ao Brasil.

ARTILHEIRO
Maior artilheiro de todos os mundiais, Ronaldo disse que é mais difícil organizar uma Copa do Mundo do que fazer 15 gols, como ele fez. O ex-jogador e hoje dirigente do Comitê Organizador Local ficou poucos segundos no palco.

PROPAGANDA
A Coca-Cola foi citada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, quando ele começou a explicar como iria ser o sorteio dos grupos. A propaganda ocorreu porque a marca patrocina o ranking da Fifa, que definiu os cabeças de chave.

MADRUGARAM
O técnico Felipão e o coordenador técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, chegaram à cerimônia e já estavam sentados em suas poltronas uma hora antes do início do sorteio, que teve início às 14h.


folha de são paulo

O Gigante do Barreto

CRÔNICA DO PROFESSOR E JUIZ FEDERAL ROBERTO VELOSO


Há certa cumplicidade entre os estádios e os times de futebol. Imaginemos o Flamengo sem o Maracanã, ou o Vasco sem São Januário. Dificilmente o Cruzeiro teria conquistado tantos títulos sem o Mineirão. O Corinthians penou no campeonato brasileiro enquanto esteve afastado do Pacaembu. Os fanáticos palmeirenses atribuem a queda de divisão à ausência do Parque Antártica. Dunga, então técnico do Internacional, reclamava do fechamento do Beira Rio para adaptação às exigências da FIFA para a Copa do Mundo.

No Maranhão, a relação é do Sampaio Corrêa com o Castelão, o Gigante do Barreto. Enquanto esteve interditado, de 2004 a 2012, foram anos de dificuldades futebolísticas. O clube se arrastou pelo Nhozinho Santos, enjeitado, como criança apartada da mãe. Em 2012, com a reabertura, o clube sorriu novamente com a volta à casa materna.

Por ironia do destino, o estádio está fincado em uma das áreas mais pobres e violentas da capital maranhense: o Bairro do Barreto. Lá, porém, moram pessoas de bem, trabalhadoras, que vivem honestamente, apesar de carentes de educação e saúde e atemorizadas pelo tráfico de drogas e pelo alto índice de homicídios.

O Sampaio Corrêa, no entanto, redimiu a todos com a conquista da série D em 2012 e a classificação para a disputa da série B do campeonato brasileiro, em 2013. A torcida compareceu ao Castelão e empurrou bravamente o time em busca da classificação, ao final conquistada em partida realizada em Fortaleza, em estádio com o mesmo nome do maranhense.

Apesar de terem igual tratamento, os homenageados são diferentes. O do Ceará, o lembrado é o ex-presidente da República Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. No do Maranhão, homenageia-se o ex-governador João Castelo Ribeiro Gonçalves. O Castelão de lá presenciou a tristeza de uma torcida pelo não acesso do Fortaleza à segunda divisão. 

Essa situação é de tal maneira dramática, que os alencarinos proclamaram o mau gosto da diretoria do tricolor do Pici – o Fortaleza – de levar o match para o Castelão, alegando que deveriam mandar o jogo no Presidente Vargas. 

No Castelão de São Luís, ao contrário, o Sampaio Corrêa viveu seus momentos de glória. Desde a vitória dramática sobre o rebaixado Rio Branco até a segunda partida da semifinal contra o Vila Nova, com o time já classificado, consagrando o grito de guerra dos tricolores: “Aqui, no Maranhão, quem manda é o Tubarão”.

Esse grito sai engasgado, humilhado, no Nhozinho Santos, não tem a dimensão reservada aos times campeões quando proferido no Castelão. Neste, os adversários tremem ao ver aquela praça de esportes colossal completamente tomada pela torcida. Não se sabe mesmo se seria possível no acanhado estádio municipal a apresentação empolgante do Boi da Maioba e da Tribo de Jah antes das partidas.

Há uma espécie de simbiose bendita entre o estádio e o time do Sampaio Corrêa – a Bolívia Querida. Sim, o Sampaio é chamado de Bolívia. Conta-se que certa vez o embaixador daquele país no Brasil enviou uma delegação ao Maranhão para apurar a notícia estampada no Jornal Pequeno: “Mais de 40 mil bolivianos lotam o Castelão na vitória do Sampaio”. Até hoje não se sabe se é lenda ou de fato aconteceu. Mas se os fatos provam o contrário, como diria Nelson Rodrigues, pior para os fatos.

Foi no Gigante do Barreto que o Sampaio construiu a sua história recente de vitórias. Em 1997, foi campeão invicto da série C do campeonato nacional. Depois, com a reabertura do estádio, campeão invicto da série D, em 2012. E, agora, este ano, a heróica volta à série B. É preciso preservar o estádio e conservá-lo, mas não se pode atribuir exclusivamente ao Sampaio Corrêa a tarefa de dar dignidade aos moradores do Barreto. Eles merecem muito mais.

Roberto Veloso é juiz federal e professor da UFMA e da UniCEUMA

O avanço de fachada da saúde do Maranhão

Do blog do Garrone
Importa sim se há 72 ou 29 hospitais, como importa também o avanço, se é que podemos chamar de avanço, a melhoria do sistema de saúde pública a partir da construção de hospitais
Em primeiro lugar, entre 72 e 29 há uma diferença mortal ainda mais quando esses números servem para a propaganda enganosa do governo, que não cumpriu sequer a metade do que prometeu.
Ricardo Murad  007
Além de que a maioria dos hospitais inaugurados estão sem condições de funcionar, e o Estado passou a responsabilidade para as prefeituras municipais, que em muitos casos não possuem condições financeiras de mantê-los em plena atividade.
A saúde não é apenas hospitais e leitos, mas é acima de tudo a presença efetiva dos profissionais de saúde. Um exemplo é o hospital de São Félix de Balsas, onde o próprio prefeito, Félix Martins Costa Neto, reclama que foi construído um hospital de grande porte em um município de pequeno porte, e a administração municipal não tem como mantê-lo, apesar dos repasses – sempre atrasados – da Secretaria de Estado da Saúde.
Não há como negar a qualidade física dos hospitais do Ipem e do Geral. Mas é o mínimo diante das cifras milionárias que envolvem as construções e aparelhamento dessas casas de saúde.
Se por um lado se constrói hospitais, por outro, se condena a população à miséria.
Será que vale a pena pagarmos esse preço ?
Não há no programa Saúde é Vida nenhum investimento na saúde preventiva. Até mesmo os enormes recursos investidos em propaganda não possuem a finalidade de educar.
A Comunicação é o maior aliado para se combater as doenças preveníveis, mas o que se assiste na TV e se ouve no rádio é a propaganda desses hospitais, que não resulta em nenhum benefício para a população.
É evidente que o ar-condicionado e os móveis novos impressionam e criam a ilusão de que a saúde pública está em outro patamar.
É importante a qualidade física, mas não é tudo. Como também é importante que se construa hospitais, mas não é tudo.
Acreditar nisto é “surdez, é cegueira proposital, é uma prática política assentada no poder da mentira mil vezes repetida até que vire verdade”.
E o que é pior, se não houver a intervenção do Estado ou do governo federal, esses hospitais podem se transformar em um reduto de aranhas com as teias do abandono.
Se considerarmos a construção de hospitais um avanço, é um avanço; mas um avanço que não nos leva a lugar nenhum.
Ou melhor: levam ao paraíso aqueles que lucram com esse negócio milionário.
O jeito é tomar uma injeção na testa…

Justiça determina que Estado garanta segurança em Paço do Lumiar

  O Estado do Maranhão tem 120 dias para colocar à disposição do município de Paço do Lumiar o mínimo de 10 policiais militares, com pelo menos dois veículos, além de fornecer a cada delegacia armamento, uma motocicleta e duas viaturas em bom estado de conservação, implantando ainda plantão 24 horas na delegacia do Maiobão e o mínimo de quatro novos postos policiais nos bairros.

O descumprimento de cada uma das medidas implicará em multa diária de R$ 5 mil, a ser cobrada na pessoa do secretário de Segurança, Aluisio Mendes conforme decisão da juíza Jaqueline Reis Caracas (1ª Vara), mantida pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O Ministério Público Estadual (MP) ajuizou ação civil pública contra o Estado alegando precariedade do sistema de segurança do município, com um efetivo de apenas seis policiais militares, falta de estrutura nas delegacias, que não teriam policiais suficientes, viaturas e plantão noturno e nos finais de semana.

“Moradores são constantemente assaltados nas vias públicas, em plena luz do dia, assim como os comerciantes e empresários que precisam colocar grades em seus estabelecimentos”, reclamou a promotora de Justiça, Gabriela Tavernard.

O Estado refutou os argumentos do MP, alegando que os pedidos representariam intromissão do Poder Judiciário em assunto sujeito à análise própria do Executivo, não competindo ao juiz decidir sobre onde e como devem ser aplicados os recursos da segurança pública.

O relator do recurso, desembargador Kléber Carvalho, manteve todas as determinações, ressaltando que a segurança é direito fundamental do cidadão e cabe ao Estado tomar as medidas para preservar a ordem pública e a integridade das pessoas e do patrimônio.

Carvalho afirmou que ao administrador público é imposto um limite em sua margem de discricionariedade, que reduz sua liberdade de atuação, como no caso da omissão na segurança pública, cabendo ao Judiciário atuar para garantir o cumprimento constitucional.

“Se está diante de omissão que perdura desde o deferimento da tutela antecipada, em julho de 2008, apta a pôr em risco a garantia de direitos tão caros aos cidadãos: a segurança e, em última análise, a própria vida”, frisou.
 
Juliana Mendes

Assessoria de Comunicação do TJMA

CNJ suspende outorga de cartório a tabeliã que tentou “furar fila”

do blog Gilberto Leda

O conselheiro Gilberto Valente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu ontem (5) liminar em Procedimento de Controle Administrativo e suspendeu ato do presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão, desembargador Antônio Guerreiro Júnior, que havia concedido à tabeliã Alice Emiliana Ribeiro Brito a outorga da delegação dos serviços notarias e registrais da 1ª Zona de Registro de Imóveis de São Luís, em razão de sua da aprovação no concurso de remoção.
A nomeação de Alice para assumir uma das mais rentáveis serventias da capital foi publicada no Diário da Justiça do dia 27 de novembro, sob o argumento de que ela havia sido aprovada em primeiro lugar no concurso de notários pelo critério de remoção.
O conselheiro-relator do caso contesta essa informação. “Percebe-se, pelo resultado final do concurso público. que Alice Emiliana Ribeiro Brito foi aprovada na lista de ingresso por provimento em 52º lugar, e não na primeira colocação pelo critério de remoção, segundo afirmou o desembargador presidente em sua decisão”, argumentou.
No seu despacho, Valente, além de suspender a nomeação da tabeliã, mantém em vigor portaria que outorgou a delegação dos serviços `interina, Walkiria Serra Souza Menezes.
“Ante o exposto, [...] defiro o pedido de liminar para suspender os efeitos do ato da Presidência que outorgou a Alice Emiliana Ribeiro Brito a delegação dos serviços notariais e registrais da 1ª Zona de Registro de Imóveis de São Luís/MA; bem como para manter em vigor a Portaria-CGJ-42882013 que designou a Sra. Walkiria Serra Souza Menezes como interina daquela unidade”, decidiu.

GRUPOS DA COPA 2014

Fernanda Lima usa vestido igual ao de Catherine Zeta-Jones

Apresentadora vestiu modelo dourado da grife Hervé Leger no sorteio da Copa, o mesmo usado pela atriz há seis anos.

ego

O vestido usado por Fernanda Lima nesta sexta-feira, 6, para apresentar o Sorteio Final da Copa, foi o mesmo que Catherine Zeta-Jones vestiu para ir ao programa "Late show with David Letterman", em 2007, em Nova York (veja vídeo com a entrevista que a atriz deu na ocasião). O modelo, superdecotado, é da grife Hervé Leger.

  Fernanda completou o look com sandálias Christian Louboutin, brincos Jack Vartanian e anel Ara Vartanian. Quem assinou o visual da apresentadora foi o stylist Rodrigo Grunfeld, que também cuida do figurino dela no programa "Amor & Sexo".

Na tarde desta sexta, Fernanda estava entre os assuntos mais comentados no Twitter. "Ela é a verdadeira vencedora da Copa", disse um seguidor. "A apresentadora é, definitivamente, o hit da Copa", escreveu outro internauta. O site argentino Teleshow a chamou de "deusa do sorteio".

Fernanda apresentou o sorteio ao lado do marido, Rodrigo Hilbert. O evento aconteceu na Costa do Sauípe, na Bahia.

Catherine Zeta-Jones em julho de 2007 e Fernanda Lima, hoje (Foto: Getty Images | Reuters)
Catherine Zeta-Jones em julho de 2007 e Fernanda Lima, nesta sexta-feira, 6, no sorteio da Copa (Foto: Getty Images | Reuters)

Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima (Foto:  William Volcov / BPP / AgNews)
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert (Foto: William Volcov / BPP / AgNews)

Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert no sorteio da Copa (Foto: Reuters)
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert no sorteio da Copa (Foto: Reuters)


Fernanda Lima no sorteio da Copa (Foto: AFP)
Fernanda Lima no sorteio da Copa (Foto: AFP)

Brasil enfrenta Croácia, México e Camarões e pode encarar Espanha ou Holanda nas oitavas

Croácia, México e Camarões, nesta ordem, serão os adversários da seleção brasileira na primeira fase da Copa-2014. A definição ocorreu nesta sexta-feira durante sorteio realizado na Costa do Sauipe, na Bahia. Todos eles são fregueses do Brasil em Mundiais.

A equipe de Felipão estreia no dia 12 de junho (quinta-feira) contra a Croácia, no Itaquerão (que só ficará pronto em abril, segundo a Fifa), às 17h, na abertura da competição. Cinco dias depois, o time enfrenta o México, às 16h, em Fortaleza.

No dia 23, o Brasil fecha sua participação diante de Camarões em Brasília, às 17h.

A seleção brasileira já enfrentou os três adversários em Copas do Mundo. Em 2006, venceu a Croácia por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado por Kaká. Em 1994, a seleção brasileira enfrentou Camarões e ganhou por 3 a 0. Os gols foram de Romário, Márcio Santos e Bebeto.

Já diante do México, o time brasileiro enfrentou três vezes, sempre na primeira fase, e obteve três triunfos. Em 1950, ganhou por 4 a 0. Quatro anos depois, goleou por 5 a 0. A última vez foi em 1962, quando venceu por 2 a 0.

A seleção brasileira pode cruzar com Espanha ou Holanda já nas oitavas de final. Os espanhóis estão no Grupo B juntamente com Holanda, Chile e Austrália.

Alvo do Corinthians, Walter diz não querer morar em São Paulo

SPFW 2012Alvo do Corinthians para 2014, o atacante Walter disse não querer jogar em São Paulo. "Não gosto de morar em cidade grande. Não consigo me acostumar a lugar com muito trânsito", diz o jogador emprestado ao Goiás, autor de 13 gols no Brasileiro.

A diretoria da equipe paulista já tem todas as informações sobre o atleta, que tem o vínculo contratual preso ao Porto, de Portugal.

"Conversei com algumas pessoas do Corinthians. Eles sabem que o Porto recebeu proposta de 1 7 milhões (R$ 22,6 milhões) de um clube do leste europeu", afirma o empresário do atleta, Teodoro Fonseca.

Folha apurou que o Corinthians nem cogita pagar este valor. Gostaria, na verdade, de ter Walter por empréstimo.

Segundo Fonseca, o contrato do atacante com os portugueses termina apenas em 2016. Até a declaração sobre o trânsito paulistano, os dirigentes do Corinthians contavam com o empenho de Walter em conseguir ser liberado.

O interesse do jogador é permanecer no futebol brasileiro. O Porto tem o colombiano Jackson Martínez como principal atacante, e Walter não teria vaga como titular.

Na semana passada, ele havia dito que seria uma "alegria" jogar pelo Corinthians na próxima temporada.

Carlos Costa - 10.nov.12/Folhapress
O atacante Walter comemora gol do Goiás
O atacante Walter comemora gol do Goiás

Folha de São Paulo

Empresa criada por Roseana Sarney e Ricardo Murad comandará todos os hospitais do Estado

Lei que criou a 'Hospitalar' estabelece que é dispensada a licitação para a contratação da empresa pela administração pública.

Atual7

Depois de dezenas de contratos milionários – a maioria suspeitos – com as terceirizadas ICN, Bem Viver e Pró-Saúde, a governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, decidiram criar, há poucos meses das eleições de 2014, uma empresa pública para comandar todas as unidades hospitalares estaduais.


Posse dos membros do Conselho de Administração da Hospitalar, no dia 18 de novembro deste ano. Foto: Nestor Bezerra

CONTROLE TOTAL DOS HOSPITAIS DO ESTADO Posse dos membros do Conselho de Administração da Hospitalar, no dia 18 de novembro deste ano. Foto: Nestor Bezerra

Trata-se da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), a ‘Hospitalar’, criada desde dezembro do ano passado, por meio da Lei Estadual nº 9.732, que enfrenta uma uma ação direta de inconstitucionalidade na Justiça – proposta pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Maranhão (SINPEES/MA), e aguarda uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), desde o dia 8 de outubro deste ano.

Sob a presidência de Sérgio Sena de Carvalho, parente por afinidade – pai de um dos genros – de Murad, a Emserh possui um Conselho Administrativo, Fiscal e Consultivo, além de uma Diretoria Executiva, sendo a nomeação de todos os cargos, inclusive a presidência, de competência exclusiva da governadora do Maranhão, por indicação do secretário de Saúde.

Nos mesmos moldes da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), por ser de personalidade jurídica de direito privado, a ‘Hospitalar’ não possui atribuição legal para a realização de concursos públicos, devendo somente contratar servidores por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por meio de processo seletivo simplificado e de contratos temporários, cujo tempo terá no máximo quatro anos de duração [dois anos, mais dois anos de renovação.


Curiosamente, a Lei Estadual que autorizou a criação da Emserh estabelece, em seu artigo 5º, que é dispensada a licitação para a contratação da empresa pela administração pública. E esta liberdade administrativo-financeiro está toda nas mãos de Ricardo Murad, que é quem realmente comanda a Emserh, segundo próprio o estatuto social da própria.

Dançarina do Rio de Janeiro agitará a Casa das Primas nesta sexta-feira (06) em Chapadinha

blog do foguinho






Por: Blog do Foguinho, 04 de dezembro 2013.

A casa Noturna de Chapadinha conhecida por Casa das Primas está organizando uma mega balada Carioca com a dançarina Cintia Carioca, para balançar as estruturas das casa noturna.

A festa adulta será realizada nesta sexta-feira, 06, e será permitida somente a entrada de maiores de 18 anos.

Cintia tem um corpo estrutural, sarado e malhado com um verdadeiro charme, beleza e elegância.

A festa começa a partir das 20:00h promete muita agitação e badalação a noite inteira.

A casa das primas está localizada na MA-230 no Bairro Boa Vista.



Nesta sexta feira venha para a um verdadeiro show na casa das primas.








quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Empresas que doaram para campanha de Roseana já receberam R$ 618 milhões em contratos com o governo

roseana dividas

Uma coisa que não se pode é acusar o governo Roseana de “ingratidão” com os que contribuíram financeiramente com a campanha eleitoral de 2010, ainda mais quando essa “retribuição” é feita com dinheiro do povo.

Denúncia do líder da oposição, deputado Rubens Júnior (PC do B), apresentada na manhã desta quinta-feira na Assembleia Legislativa revela que as empresas que doaram para a campanha da Rainha dos Leões, já receberam mais de R$ 618 milhões em contratos com o governo do Estado.

Um investimento político-econômico de resultados estratoféricos e sem os riscos do mercado. A Egesa Engenharia S/A, por exemplo, doou R$ 500 mil e até o momento já recebeu R$ 133,8 milhões; um lucro sem precedentes na história do sistema financeiro.

Para completar, segundo os deputados de oposição, a maioria desses contratos foram celebrados sem licitação.

O mais interessante na denúncia de Rubens Júnior é que muitas das empresas que doavam para campanha  conseguiam logo em seguida um contrato milionário com o governo, cujo a mandatária disputava a reeleição.

charge dinheiro público

Ou, como bem ressaltou o deputado Marcelo Tavares (PSB), as empresas que já trabalhavam no governo recebiam o dinheiro do “serviço prestado” na segunda-feira e doavam para campanha dois dias depois; em uma espécie de toma-lá-dá-cá.

É literalmente um financiamento público de campanha!

- É grave o indício de ilício nas relações entre doadores e contratos governamentais – observou Rubens Júnior.

Os deputados atentaram ainda que a maioria das empresas que foram doadoras e foram agraciadas com contratos são ligadas à construção civil. Uma delas, a JNS Canaã, ficou responsável por construir uma parte dos 72 hospitais do programa “Saúde é Vida”, mas logo após as eleições entrou em “falência”.

Mas nada disso interessa ao Ministério Público, são coisas da “boca do diabo”….

  * Veja a lista dos principais doadores e quanto receberam do Governo Roseana:

Vip Vigilância Privada – R$ 47,1 milhões ( doou R$ 30 mil)

Mutante Construções Ltda – R$ R$ 34,8 milhões (doou R$ 140 mil)
Terramata Ltda – R$ 31,3 milhões (doou R$ 100 mil)

Techmaster Engenharia Ltda – R$ R$ 14,4 milhões (doou) R$ 100 mil)

Dimensão Engenharia Ltda – R$ 25 milhões (doou R$ 900 mil)

J N S Canaã (falida) – R$ 16,7 milhões (doou R$ 750 mil)

Edeconsil Construções Ltda – R$ 36,1 milhões (doou R$ 620 mil)

Egesa Engenharia S/A – R$ 133,8 milhões (doou R$ 500 mil)

Lastro Engenharia Ltda – R$ 94 milhões (doou R$ 300 mil)

Iris Engenharia Ltda – R$ 63,7 milhões (doou 190 mil)

Proenge Engenharia e Projetos Ltda – R$ R$ 51,8 milhões (doou R$ 70 mil)

Oliveira Alimentos – R$ 11,1 milhões (doou R$ 3 mil)

Valdemar Costa Neto renuncia ao mandato pela segunda vez

Carta de renúncia foi lida para um plenário vazio pelo deputado Luciano Castro (PR-RR) horas depois de o STF expedir mandato de prisão do parlamentar condenado por envolvimento com o mensalão.


Daiene Cardoso e Ricardo Della Coletta' - O Estado de S. Paulo

O líder em exercício do PR, Luciano Castro (RR), leu na tarde desta quinta-feira, 5, para um plenário quase vazio da Câmara dos Deputados a carta de renúncia do deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP), um dos condenados no processo do mensalão. Horas antes, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia expedido o mandado de prisão de Valdemar e outros três condenados (Bispo Rodrigues, Pedro Corrêa e Vinícius Samarane) no processo.

Esta não é a primeira vez que ele renuncia ao mandato, a primeira foi em 2005, quando ele era líder e presidente do PL.
"Ainda que a Constituição garanta a este parlamentar o direito ao exercício do mandato até o fim de eventual processo de cassação na Câmara dos Deputados, não cogito impor ao parlamento a oportunidade de mais um constrangimento institucional", diz a carta de Valdemar.
"Serenamente passo a cumprir uma sentença de culpa, flagrantemente destituída do sagrado direito ao duplo grau de jurisdição", continua. "Inspirado pelo respeito aos eleitores que me delegaram a representação que traz uma extensa folha de serviços prestados, renuncio ao meu mandato de deputado federal da República Federativa do Brasil", conclui a carta.
Logo após a expedição dos mandados de prisão dos quatro condenados do mensalão, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, foi ao Congresso Nacional na tarde desta quinta para conversar com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), sobre a prisão do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP). Por se tratar de um parlamentar, Daiello decidiu ir pessoalmente ao Congresso negociar a prisão.

Roseana Sarney cria novo cargo para nomear genro de Ricardo Murad

Dois aliados do deputado estadual Roberto Costa também ganharam a mesma sinecura.


Atual7
Quem viu a governadora Roseana Sarney (PMDB) exonerar Francisco de Souza Dias Neto da Secretária Extraordinária de Juventude do Estado chegou a imaginar que finalmente a máquina pública estadual deixaria de ser usada para o benefício de parentes, amigos e aliados.
O genro de Ricardo Murad, Souza Neto, que voltou a ganhar novo emprego no Governo Roseana Sarney. Foto: Reprodução
SINECURA O genro de Ricardo Murad, Souza Neto, que voltou a ganhar novo emprego no Governo Roseana Sarney. Foto: Reprodução
Casado com Tatiana Murad – filha do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, o ex-desempregado Souza Neto continua em casa, mas já ganhou um novo cargo no Governo do Estado. Completados cinco dias da ‘queda’, ele foi nomeado por Roseana para ocupar o estranho cargo de Assessor Especial de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas.
Símbolo isolado, o genro de Ricardo Murad vai continuar ganhando cerca de R$ 10 mil por mês na nova sinecura, que só deixou de receber – por desincompatibilização – quando disputou a eleição de 2012. Derrotado em Santa Inês, Souza Neto voltou ao cargo anterior, antes mesmo do final de outubro do ano passado, pra ainda dar tempo de receber o do mês.
Além do ‘parente’, Roseana arrumou a mesma sinecura para os também ex-desempregados Hyago Antonio Araújo Andrade e Francisco de Assis Costa Filho, atendendo aos pedidos do deputado estadual Roberto Costa (PMDB).
Exonerado no dia 1º de novembro, genro de Ricardo Murad ganhou sinecura de R$ 10 mil no dia 6 do mesmo mês. Foto: Reprodução / DOMA
VIDA BOA Exonerado no dia 1º de novembro, genro de Ricardo Murad ganhou sinecura de R$ 10 mil no dia 6 do mesmo mês. Foto: Reprodução / DOMA
Atual7

STF manda prender Valdemar, Pedro Corrêa, Samarane e Bispo Rodrigues

STF manda prender Valdemar, Pedro Corrêa, Samarane e Bispo Rodrigues

Do G1, em Brasília


A Polícia Federal recebeu nesta quinta-feira (5) novos mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal para quatro condenados no julgamento do mensalão: o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Pedro Corrêa (PP) e Bispo Rodrigues (do extinto PL, atual PR) e o ex-vice-presidente do Banco Rural Vinícius Samarane.

As ordens foram encaminhadas à Polícia Federal, que vai proceder à prisão – a expectativa, no entanto, é que eles se entreguem. A assessoria da PF informou que, inicialmente, agentes entrariam em contato com os advogados dos condenados para saber se eles têm interesse em se entregar – do contrário, iriam proceder as prisões. O advogado de Pedro Corrêa, Marcelo Leal, afirmou ao G1 por volta das 17h que iria ao encontro do cliente para apresentá-lo à PF.

Costa Neto, Corrêa e Rodrigues estão em Brasília. Samarane é de Minas Gerais, mas não se sabe em que cidade se encontra.

Esta é a segunda leva de prisões do mensalão. Antes, em 15 de novembro, o presidente do STF e relator da ação, Joaquim Barbosa, determinou as prisões de 12 dos 25 condenados, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Um dos 12 está foragido, o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que tem cidadania italiana e supostamente fugiu para a Itália.

Costa Neto foi condenado a 7 anos e 10 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Nesta quinta, mais cedo, o STF rejeitou os embargos infringentes apresentados pela defesa e decretou o trânsito em julgado da ação. Ele não obteve o mínimo de quatro votos favoráveis para poder entrar com recursos que pudessem absolvê-lo.

Também nesta quinta, o STF decidiu rejeitar recurso de Corrêa, que tentava um novo julgamento pelo crime de lavagem de dinheiro. Condenado no processo do mensalão a 7 anos e 2 meses por corrupção passiva e lavagem, ele entrou com embargos infringentes para tentar uma reanálise da condenação por lavagem, na qual foi punido por 8 votos a 2.

O ex-dirigente do Banco Rural Vinicius Samarane, condenado a 8 anos e 9 meses por gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro, teve a prisão pedida pela Procuradoria Geral da República no último dia 29. O STF entendeu que ele colaborou para os empréstimos fraudulentos que abasteceram o esquema.

Bispo Rodrigues, condenado a 6 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, também tentou entrar com infringentes, que foram rejeitados. Ele foi condenado por receber do PT R$ 150 mil em dezembro de 2003 em troca de apoio ao governo.

NOTÍCIAS DE NINA RODRIGUES

Agora estamos diante de uma situação nova em nossa cidade, na verdade tudo está mudado na velha manga.

Os servidores municipais estão com os salários do mês de novembro atrasados, e encontram-se numa situação inusitada. Isso porque para perceber seus rendimentos, os servidores agora têm que ter sorte. 

Entendam:

Após várias promessas, enfim saiu o pagamento dos servidores que agonizavam para honrar com seus compromissos financeiros. Ocorre que surgiram notícias que estava saindo o pagamento. Mais quem corria para saber e ver o fruto do seu labor depositado em sua conta. Alguns tiveram a sorte, outros não.

Sem entender, perguntavam-se, o que acontecera, que o salário saiu para alguns e não para outros. 

E mais, agora será que o salário dos servidores sai somente para quem foi sorteado, ou melhor, para quem faz parte da panelinha do prefeito? Pois não tiveram a mesma sorte os vigias, zeladores e contratados.

Vivi-se uma situação inusitada em nossa cidade. Ora senhores, se o salário do mês de novembro ainda não foi completamente pago aos servidores do município, como será o pagamento do mês de dezembro? E o décimo terceiro será que o gestor municipal irá honrar?

Com certeza senhores servidores, o natal de vossas famílias está comprometido, mas será que vive a mesma situação o prefeito com seus secretários? Como falam os mais velhos "farinha pouca o meu pirão primeiro".

De esperança de um povo, governo nota 10, etc., hoje o povo já não pensa mais assim, inclusive aqueles que saíam às ruas para defender sua bandeira.

Falta comprometimento nessa gestão, faltam pessoas especializadas para gerir suas pastas e falta o interesse da administração em querer fazer o certo. É triste o fim do primeiro ano de um governo que prometeu revolucionar a administração pública municipal.



Blatter diz que Itaquerão só será entregue em abril de 2014 e faz pedido a Deus e a Alá

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta quinta-feira que a entidade recebeu a informação de que o Itaquerão só estará pronto em meados de abril. Na semana passada, um acidente danificou parte da estrutura da obra e matou dois operários.

"O único estádio que talvez não esteja pronto antes de 14 de abril é a arena em São Paulo. Os demais ficarão prontos antes. Com relação a São Paulo, não há outro plano, por enquanto. Vamos esperar", afirmou.

"O que a Fifa pode fazer, a Fifa pode pedir a Deus, a Alá, a quem quer que seja, para que não aconteçam mais acidentes envolvendo a Copa do Mundo, isso é a única coisa que podemos fazer", completou.

Se essa data de evento-teste for cumprida, o estádio deve estar concluído alguns dias antes, no início de abril.

Corinthians, proprietário do estádio que receberá a abertura da Copa-2014, em 12 de junho, com um jogo do Brasil, e a Odebrecht, construtora responsável, trabalhavam com o prazo de que o estádio estivesse pronto entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

Se essa data fosse cumprida, o evento-teste poderia ser antecipado. Esses jogos testes servem para que vários aspectos relacionados ao estádio, como acesso do público, gramado, iluminação, entre outros, sejam testados.

Dos seis estádios que ainda serão entregues para a Copa, quatro ficarão prontos somente no ano que vem, estourando o prazo de dezembro de 2013 dado pela Fifa. Além do Itaquerão, Arena Pantanal (Cuiabá), Arena da Baixada (Curitiba) e Beira-Rio (Porto Alegre) terão o prazo estendido.

Arena Amazonia (Manaus) e Arena das Dunas (Natal) devem ficar prontos até o fim de dezembro, mas só serão inaugurados no ano que vem a pedido do governo federal e para se adequar à agenda da presidente Dilma Rousseff.

Na quarta-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que os estádios da Copa ficarão prontos com tempo suficiente para serem testados antes do Mundial.

Os que estão prontos são os utilizados na Copa das Confederações: Maracanã, Arena Pernambuco, Mané Garrincha, Fonte Nova, Mineirão e Castelão.

No torneio realizado este ano, que reuniu oito seleções (na Copa são 32), quatro estádios também foram entregues com atraso -- só foram concluídos no início deste ano --, o que impediu a realização de alguns eventos-teste previstos inicialmente pelos organizadores. No caso de Brasília, o gramado apresentou problemas por ter sido plantado somente às vésperas da competição.

O acidente que matou duas pessoas no Itaquerão aconteceu no último dia 27. Na oportunidade, a última peça da cobertura que estava sendo instalada na arena desabou de um guindaste e caiu sobre parte da arquibancada.

A peça de 500 toneladas estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros.

No último dia 13 de novembro, a Odebrecht anunciou que 94% das obras da arena estavam concluídas.

De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplicação do forro.

O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura e outras cindo partidas da Copa do Mundo-2014.

INAUGURAÇÃO
Antes do acidente, o Corinthians havia anunciado que iria aproveitar o aniversário de 460 anos de São Paulo, dia 25 de janeiro, para fazer o primeiro jogo no Itaquerão. O previsto é que seria entre operários da Odebrecht e funcionários do clube.

A primeira partida da equipe principal do Corinthians deve acontecer no início de março, provavelmente um jogo do Campeonato Paulista, em um domingo. Serão usados os 48 mil lugares fixos do estádio, sem as arquibancadas provisórias.

O estádio corintiano receberá a abertura da Copa do Mundo-2014. Além do jogo inaugural da competição, será sede de mais cinco partidas do Mundial.

INGRESSOS
O atraso na entrega dos estádios da Copa-2014 fará com que os ingressos para essas arenas tenham venda contingenciada no início da segunda fase de vendas. No próximo domingo, a partir das 9h (de Brasília), será aberta mais uma etapa, com bilhetes para as 64 partidas do Mundial.

"Precisamos que todos os assentos estejam devidamente colocados para saber exatamente a capacidade do estádio e evitar que alguém compre um bilhete que não exista. Para esses estádios que estão com atraso não vamos disponibilizar todos os ingressos que poderíamos nessa fase, haverá uma contingência, que será liberada só em etapas posteriores", disse Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa.

A Fifa não divulga o número de bilhetes que serão colocados à disposição dos torcedores de 8 de dezembro a 30 de janeiro de 2014. Estima-se que seja algo em torno de 1,1 milhão, mesmo número alocado aos torcedores na primeira fase. Nesta nova etapa, os torcedores solicitam os bilhetes por meio do site da Fifa (www.fifa.com/ingresso), e aguarda um sorteio caso o jogo que queira tenha maior procura do que bilhetes disponíveis.

Por isso ter uma contingência de bilhetes em alguns estádios, principalmente São Paulo, onde a procura é enorme, diminuirá a chance dos torcedores, já que serão menos bilhetes para serem distribuídos via sorteio.

folha de são paulo

Sensação térmica chega a 46ºC no Rio

Temperatura às 11h era de 37º C na Zona Oeste da cidade. Praias ficaram lotadas de cariocas e turistas nesta quinta-feira (5). 

Do G1 Rio



Sol forte e calor levou cariocas às praias do Rio nesta quinta-feira (5) (Foto: Luiz Gomes/Futura Press)
Cariocas e turistas aproveitaram o sol na praia de Ipanema, Zona Sul do Rio (Foto: Luiz Gomes/Futura Press)

Devido ao sol forte e calor, a sensação térmica no Rio chegou a 46°C em Jacarepaguá, na Zona Oeste, às 11h desta quinta-feira (5). Cariocas e turistas aproveitaram o tempo e lotaram as praias da cidade. Segundo informações do Centro de Operações Rio, da prefeitura, a temperatura registrada nesse horário era de 37º C.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem registrar máxima de 39º C e mínima de 25º C ainda nesta quinta. Já nesta sexta-feira (6), a temperatura deve cair e chegar a 34º C, com mínima de 21º C. Durante o fim de semana, há previsão de pancadas de chuva, mas o ar deve permanecer seco e o calor, continuar.

Rio 50º C

No início de novembro, a sensação térmica na cidade chegou a 50º C, na estação de Guaratiba, também na Zona Oeste. A temperatura registrada no horário foi de 41,8º C.


Temperatura máxima prevista para esta quinta-feira (5) é de 39º C (Foto: Luiz Gomes/Parceiro/Agência O Globo)
Temperatura máxima prevista para esta quinta (5) é de 39º C (Foto: Luiz Gomes/Parceiro/Agência O Globo)

Criadora de 'Toplessaço' no Rio quer que topless não seja 'caso de polícia'

Evento acontecerá no dia 21 de dezembro na Praia de Ipanema, Zona Sul. Organização pensou em evento após repreensão na Marcha das Vadias.

A atriz e produtora de teatro Ana Rios (E) e a amiga Bruna Oliveira posam na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, local onde acontecerá o "Toplessaço", criado por elas (Foto: José Pedro Monteiro/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
A atriz e produtora de teatro Ana Rios (E) e a amiga Bruna Oliveira posam na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, local onde acontecerá 'Toplessaço', criado por elas (Foto: José Pedro Monteiro/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)

A ideia surgiu durante a Marcha das Vadias, realizada no Rio no dia 27 de julho. A atriz e produtora de teatro Ana Rios e a amiga Bruna Oliveira estavam juntas no evento – que reivindicava a igualdade de direitos para homens e mulheres e protestava contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara –, quando perceberam olhares de repreensão de quem passava pelo entorno.

Durante a marcha, elas usavam sutiãs e outras integrantes faziam topless. Incomodadas com a repressão, decidiram criar um "Toplessaço", marcado para o dia 21 de dezembro, na Praia de Ipanema, Zona Sul da cidade. "É um absurdo que no Rio o topless tenha virado caso de polícia. Me incomoda o fato de um policial perder o tempo dele indo pedir para alguém colocar biquíni", reclamou Ana.

"Durante a marcha, percebi que a existência do topless era muito agressiva. Ouvi várias pessoas falando coisas horríveis. Comentei com a Bruna como achava louco as pessoas terem uma reação tão violenta com o corpo feminino. Há uma aceitação em um contexto de compra e venda, mas não no contexto natural. Até em revistas de amamentação, é muito raro ver mulheres com os peitos de fora", disse a organizadora do evento ao G1.

Na época, por causa do inverno, Ana e Bruna combinaram que fariam o evento no primeiro sábado de verão. A ideia foi reforçada  após a publicação de uma matéria no jornal "O Globo", no dia 2 de dezembro, que citava um episódio ocorrido na Praia do Arpoador, em 14 de novembro. Na ocasião, os atores Cristina Flores e Álamo Facó posavam para a campanha de divulgação da peça "Cosmocartas". Segundo a reportagem, Cristina tirou a blusa e foi repreendida por policiais militares.

"Vi a matéria do 'Globo' e pensei: 'Caramba, mais uma vez'. O fato mais importante é a naturalização do corpo. Por que temos que lidar com o corpo como consumo ou como vergonha? Mas o mais importante de tudo é isso ser caso de polícia. Todo mundo mamou no peito, e isso [topless] não pode ser assunto de polícia", destacou Ana.

Ana Rios na Marcha das Vadias; ela e amiga tiveram ideia do 'Toplessaço' após olhares repressores durante a marcha (Foto: Reprodução/ Facebook)
Ana Rios na Marcha das Vadias no Rio
(Foto: Reprodução/ Facebook) 
Protesto coletivo


As organizadoras não querem usar megafones para pedir que as pessoas tirem a parte de cima do biquíni. Eles propõem um ato descentralizado. "É uma coisa de micropolítica. No primeiro dia, as pessoas vão achar estranho, mas a ideia é ir naturalizando. Prefiro que seja uma decisão de cada um. Mas já vi que tem uma galera se organizando. Tem gente preocupada com a reação da polícia. Talvez mais perto, a gente acabe marcando um ponto de encontro. Mas a ideia é que seja um ato individual. Um ato coletivo, mas individualmente realizado", pontuou Ana.

Para ela, o moralismo e o machismo são os responsáveis pelo espanto que o topless ainda causa nos brasileiros. "A mulher é vista como propriedade ou objeto a ser desejado. A gente tem muita dificuldade de ser só pessoa. Acaba que os hábitos são todos só baseados nisso. [O topless] é uma coisa que já se estabeleceu no mundo. A gente não conseguiu isso no Brasil. A gente tem o culto ao corpo, mas não tem uma aceitação dos corpos como eles são".

O evento foi criado no Facebook na segunda-feira (2) à noite. Na tarde de quarta-feira (4), mais de 10 mil pessoas já haviam sido convidadas, com mais de 1.500 confirmações de presença. De acordo com Ana, homens também devem participar com a parte de cima de biquíni para mostrar solidariedade ao movimento.


Topless coletivo acontecerá no dia 21 abertura do Verão no Rio (Foto: José Pedro Monteiro/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Topless coletivo acontecerá no dia 21 abertura do Verão no Rio (Foto: José Pedro Monteiro/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)

Aprovação de Dilma é maior entre aqueles que recebem Bolsa Família

A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff sofreu forte queda em junho e está se recuperando de maneira lenta e gradual. Na pesquisa Datafolha de 28 e 29 de novembro, subia a 41%.

Mas entre os beneficiários do Bolsa Família, o maior programa social da administração federal, a taxa já está 12 pontos acima, em 53%.

Segundo o Datafolha, esse padrão é recorrente. Numa pesquisa de 6 e 7 de junho passado, ainda sem os efeitos completos das manifestações daquele mês, 67% dos que recebiam as mensalidades do Bolsa Família achavam o governo petista bom ou ótimo --um percentual dez pontos acima da aprovação geral à administração federal, que era de 57%.

Os levantamentos do Datafolha foram realizados em todo o país e têm uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha não aplicou a pergunta sobre o Bolsa Família em suas pesquisas nos meses de agosto e outubro. É impossível, portanto, saber como foi a opinião dos beneficiários do programa nesse período nem se a taxa já esteve abaixo dos 53% atuais.

É importante registrar que essa aprovação da atual presidente entre os que recebem o Bolsa Família é numericamente acima dos 47% desfrutados por Luiz Inácio Lula da Silva nesse mesmo grupo de eleitores no início de fevereiro de 2006, ano em que o antecessor de Dilma foi reeleito. Naquela época, a administração lulista era aprovada por 36% dos brasileiros.

O Bolsa Família é distribuído para 13,8 milhões de famílias e consome R$ 25 bilhões por ano. Numa conta aproximada, atinge 40 milhões de brasileiros, direta ou indiretamente. O valor do benefício médio mensal é da ordem de R$ 152.

Assim como na aprovação do governo, o eleitor que recebe o Bolsa Família é sempre muito mais generoso com o Planalto nos cenários eleitorais para 2014.

Numa disputa entre Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), os percentuais de intenção de voto seriam hoje de 47%, 19% e 11%, respectivamente. Mas entre os beneficiários do Bolsa Família as taxas são de 63%, 12% e 9%.

LARGA VANTAGEM

Em qualquer cenário proposto, Dilma ganharia hoje com larga vantagem a eleição do ano que vem entre os que recebem o estipêndio mensal do Bolsa Família. Seu percentual mínimo é de 55%.

Nesse mesmo grupo de eleitores, a vitória seria certa num eventual segundo turno, com as taxas de intenção de voto da petista variando de 63% a 73%.

O Datafolha também apurou que 66% dos brasileiros querem que a maior parte das ações do próximo governo seja diferente do que faz a atual presidente. Entre os que recebem o estipêndio mensal do Bolsa Família, o percentual cai dez pontos e é de 56%.