Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BLOCÃO DO NINA, promete animar carnaval de Nina Rodrigues



E na vontade de levar alegria à comunidade Ninarodriguense, Concita Braga junto com João Braga Neto (batata) e Francisco Carvalho (peixinho), uniram-se na fusão dos blocos peixe com batata e bloco do Nina, nascendo o BLOCÃO DO NINA.

E com toda sua gama de experiência à frente do Boi de Nina Rodrigues, Concita Braga vai resgatar o antigo carnaval da nossa cidade.

Atrações como a casinha da roça, banda de sopros, embalarão o BLOCÃO DO NINA. Com 500 abadás, o vai querer, vai querer, vai ficar mais alegre e contagiante nas ruas da nossa querida Nina Rodrigues.

A alegria será geral, pois farão parte da animação do BLOCÃO DO NINA, algumas das belas índias do Boi de Nina Rodrigues.

Serão dois dias de festa, domingo e terça. Com concentrações a partir das 15 horas, em frente à sorveteria Sabores.

Bom carnaval a todos. E viva a folia.

É CARNAVAL



Como todo ano, nesse período é só alegria, todos se preparam para quatro dias de muitas bebidas, encontrar amigos, etc.

Mas nem tudo é brincadeira no país do carnaval.

Mensaleiros com regalias na prisão, seguidores de partido pagando dívida de mensaleiro preso, Ministro absolvendo bandidos e ganhando para isso. Estádios da copa superfaturados, Secretário em plena campanha inaugurando obras do governo, candidato da oposição com risco de ter seu nome no rol dos fichas sujas, nosso Estado sendo considerado o mais corrupto do Brasil, onda de violência aterroriza nossa capital, e nossa Nina com um governo que não disse o que veio fazer.

Temos ainda que tolerar os apressados, burladores das leis que causam as atrocidades no trânsito, ouvem sons altos, carregando uma verdadeira parnafernalha em seu veículo, que dar inveja a qualquer radiola de Reggae, além do engarrafamento na BR 135, etc.

E tudo para na quarta feira, voltar à normalidade e cuidar de fazer seu imposto de renda, pois o país necessita de dinheiro para cuidar da campanha da Presidente Dilma, bem como alimentar os famigerados petistas ávidos pela continuação do poder, em qualquer esfera, federal, estadual ou municipal.

Barbosa diz que é uma tarde triste para o Supremo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou a absolvição dos condenados na Ação Penal 470, o julgamento do mensalão. “Esta é uma tarde triste para o Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios,  foi reformada, foi jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012”, afirmou.

No início da tarde, por 6 votos a 5, o Supremo absolveu oito condenados por formação de quadrilha. De acordo com o entendimento da maioria, os réus ligados aos núcleos financeiro e político não formaram uma quadrilha para cometer crimes. Os votos pela absolvição foram proferidos pelos ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Pela condenação, votaram Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Joaquim Barbosa.

Segundo o presidente do Tribunal, a atuação dos condenados em uma quadrilha ficou comprovada, porque a “estrutura delituosa estava em funcionamento” durante o período em que os crimes correram. A estrutura, segundo ele, era operada pelas empresas do publicitário Marcos Valério e pelos condenados ligados ao PT, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. “Como não dizer que toda essa trama não constitui quadrilha? Se não fosse a delação feita por um dos corrompidos [ex-deputado Roberto Jefferson] , muitos outros delitos continuariam a ser praticados”, disse.

Com a decisão da maioria dos ministros, as penas atuais ficam mantidas porque as condenações por formação de quadrilha não foram confirmadas. Os réus aguardavam o julgamento dos recursos. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu vai continuar com pena de sete anos e onze meses de prisão em regime semiaberto; o ex-deputado José Genoino, com quatro anos e oito meses, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, seis anos e oito meses.

O publicitário Marcos Valério foi condenado a 40 anos. Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios dele, cumprem mais de 25 anos em regime fechado. Todos estão presos desde novembro do ano passado, devido às penas para as quais não cabem mais recursos, como peculato, corrupção, evasão de divisas.

A sessão de hoje foi iniciada com o voto do ministro Teori Zavascki, que também absolveu os oito réus. Com o voto do ministro, o placar a favor do provimento dos embargos ficou em 5 a 1. Zavascki argumentou que as penas no crime de quadrilha foi "exacerbada" e sem a devida fundamentação jurídica.

O placar favorável aos condenados foi formado com o voto da ministra Rosa Weber, que reafirmou a posição na definição das penas, em 2012. A ministra reiterou que as provas não demonstraram um vínculo associativo entre os condenados de forma estável, fato de caracteriza uma quadrilha. Segundo ela, é necessário que a união dos integrantes seja feita especificamente para a prática de crimes. “Continuo convencida de que não se configurou o crime de quadrilha”, disse a ministra.

Em seguida, Gilmar Mendes acompanhou Luiz Fux e defendeu a condenação dos acusados. Marco Aurélio acatou em parte os embargos. O ministro considerou que houve o crime de quadrilha, pois "houve permanência e estabilidade na prática, e houve acima de tudo entrosamento" na prática criminosa. Mas, em seu voto, ele discordou da dosimetria da pena dada aos condenados. O ministro votou pela diminuição da pena, conforme votou nos embargos de declaração.

Antes de finalizar o voto, Marco Aurélio fez críticas ao novo entendimento firmado pelo Tribunal. "A maioria está formada. O Supremo de ontem assentou a condenação, e o fez por 6 a 4, e o de hoje muda a lógica e, com a devida vênia, inverte este placar", disse.

Para o ministro, o resultado dos embargos, não levou em consideração as provas do julgamento. "O nosso pronunciamento se fez a partir da prova. E da prova, a meu ver, contundente, quanto à existência, não de uma simples coautoria, mas quanto à existência do crime previsto no artigo 288 do Código Penal."

Em seguida, Celso de Mello votou contra os embargos e salientou que a decisão do STF de condenar pelo crime foi "corretíssima". O ministro lembrou que o crime dispensa, "como diz a jurisprudência, o exame aprofundado do grau de participação de cada um". E que o vínculo da quadrilha ficou demonstrado por ter se projetado entre 2002 e 2005. "O reconhecimento desse cenário põe em evidência, de forma clara, a ofensa que esses condenados cometeram contra a paz pública", observou.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma agora à tarde o julgamento para analisar os recursos de três condenados por lavagem de dinheiro, entre eles o ex-deputado João Paulo Cunha.

Charge do Dia, por Revista Péssima




Charge do Dia, por Revista Péssima
BhZ7jIJCQAAERCP

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Policiais e bombeiros do MA decidem nesta quarta-feira se realizam paralisação

78

Policiais militares e bombeiros do Maranhão confirmaram para esta quarta-feira (26), uma grande assembleia geral para tratar de assuntos relacionados à valorização profissional da classe. A reunião ocorrerá às 18h, na FETIEMA (Praça da Bíblia), em São Luís.

O principal motivo da convocação da assembleia é a revolta da corporação com o governo do estado. Os militares reclamam do reajuste de apenas 7% concedido, em ano eleitoral, pela governadora Roseana Sarney à categoria. Segundo os policiais, não se trata de aumento, mas de reposição salarial.

“Não é aumento, é reposição salarial de 2010, em cumprimento ao acordo que foi feito com o governo durante o fim da greve daquele ano. Em 2012 e 2013 não tivemos aumento nenhum. Ficamos de fora do Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores”, afirmou Cabo Campos.

Ele informou que há a possibilidade de paralisação (já começando no período do carnaval), caso os militares e bombeiros assim decidam na assembleia.

“Quem pode mudar essa situação somos nós. Quem acha que está tudo bem, fica em casa, assistindo novela. A constituição federal diz que a greve é para beneficiar o trabalhador. A assembleia é soberana e tem poder de decisão”, afirmou Cabo Campos, convocando toda a tropa para participar.

Crise
Desprestigiando os policiais e bombeiros deixando-os sem aumento real, a governadora Roseana Sarney mostra total desprezo pela Polícia Militar do Maranhão. A filha do senador José Sarney, ao longo de quatro mandatos, na verdade nunca valorizou/incentivou os policiais militares e bombeiros e muito menos investiu como deveria na corporação.

Há uma revolta generalizada de todos os policiais militares e bombeiros maranhenses com a atitude de Roseana de mais uma vez maltratar e humilhar os militares estaduais. Uma crise está instalada novamente na caserna.

“A governadora deu aumento para todos os servidores, mas não o fez como deveria para a PM e BM. A Polícia Militar do Maranhão tem o salário achatado, carga horária na base do MS (até porque já dá pra se pensar em escala, pois a alegação era o efetivo pequeno, agora temos os verdinhos formados), plano de promoção que não sai do papel. Vai haver reunião nessa quarta, para na quinta-feira obtermos uma resposta do governo. Se favorável, ótimo, já se for negativo, é possível de ter uma provável paralisação bem no carnaval”, desabafou ao blog um soldado indignado.

Em comentário enviado ao blog do John Cutrim, um outro policial militar demonstrou a insatisfação da categoria com o governo.

“Mesmo diante de muitos esforços feitos pela PMMA, a governadora Roseana foi incapaz de um único gesto de boa vontade com a corporação, mantendo ela fora do plano de cargos e salário. Teve a cara de pau de dizer que teríamos aumento em março, os míseros 7% da inflação de 2010. Vale lembrar que o acordo feito no movimento grevistas foi para reparação de perdas de anos anteriores ao movimento. Em março não é aumento, mas sim reposição de perdas salariais de anos anteriores que ela nunca havia dado, e essa mísera parcela que a governadora poderá dar, nem é confirmado, já está totalmente defasado. No melhor governo de sua vida, Roseana deixa a Polícia Militar do Maranhão com uma das piores remunerações do País, menor do que paga o Piauí que historicamente recebia a metade de um PM maranhense”, relatou.

Maranhão é considerado o estado mais corrupto do Brasil

12062010VC9869-1024x698

O Estado do Maranhão, administrado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), filha do senador e ex-presidente José Sarney, é encabeçado na lista dos estados mais corruptos do Brasil, segundo dados da Polícia Federal.

No Maranhão, a PF conduz 644 inquéritos relativos a fraudes em gestão municipais, seguido da Bahia com 490 inquéritos, Ceará com 296; Piauí com 285; Pará com 196 e Pernambuco com 194 inquéritos. Além desses estados, São Paulo aparece com são 96 gestores que atropelam a lei; Alagoas 83 e no Rio de Janeiro com 60.

Com um total de 217 municípios, o Maranhão é sempre destaque em corrupção com – por exemplo -, as diversas operações da Polícia Federal para combater organizações criminosas (ORCRIM) que atuam saqueando os cofres públicos. (Do site Transparência Política).

CGU aponta falta de transparência de ações de Flávio Dino para divulgar Copa de 2014

Órgão de controle ressaltou em nota técnica que monitorará Instituto para garantir que recomendações sobre prestação de informações sejam cumpridas

De O Estado
transparênciatransparencia2
A nota técnica da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) que confirma a renovação, pelo presidente Flávio Dino, de contrato “desvantajoso” para o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), com a CPM Braxis, para a prestação de serviços de tecnologia de informação (reveja) aponta, também, falhas em relação à transparência de ações para a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 e revela que a CGU monitorará o atendimento a recomendação de que a gestão comunista informe melhor como está gastando o dinheiro público.

Segundo o órgão de controle, a Embratur deixou de publicar no Portal da Transparência do Governo Federal dados referentes aos gatos com a promoção do evento, o que se configura, ainda de acordo com o relato da equipe técnica que avaliou as contas de gestão do Instituto referentes ao exercício financeiro de 2012, como desrespeito ao disposto no Decreto nº 7.034/2009, regulamentado pela Portaria CGU nº 571/2010.

“A constatação relativa ao item 2.1.3.5 [ausência de publicação das ações realizadas pela Embratur referentes à Copa do Mundo FIFA 2014 no Portal da Transparência] do Relatório nº 201306145 decorre da análise das informações disponibilizadas para publicação no Portal da Transparência, na Seção Copa 2014. O registro refere-se à ausência de publicação das ações realizadas pela Embratur referentes à Copa do Mundo FIFA 2014, com base no disposto no Decreto nº 7.034/2009, regulamentado pela Portaria CGU n° 571/2010”, diz a nota.

Em sua defesa, a Embratur admitiu a ausência de fornecimento dos dados, mas alegou que a falha deveu-se à falta de informações solicitadas pelo órgão ao Grupo Executivo da Copa do Mundo FIFA 2014 (Gecopa) “solicitando orientação [...] e questionando acerca de quais seriam os procedimentos a serem adotados pela Embratur, pertinentes às ações previstas no Plano de Ação Integrado de Comunicação para a Copa do Mundo FIFA 2014”.

Pontual
Para a CGU, entretanto, a falha de comunicação entre a Embratur e o Gecopa é “questão pontual”, que não afeta o entendimento sobre as contas do órgão, nem as conclusões expostas em relatório assinado por dois analistas de finanças, um chefe de divisão e um assessor da Secretaria Federal de Controle Interno, e posteriormente, encaminhado à coordenadora-geral de Auditoria das Áreas de Turismo e Esportes da CGU, Eliane Viegas Mota.

“Não obstante as questões pontuais apresentadas, as mesmas não modificam o teor dos registros relacionados aos itens 1.1.1.1 e 2.1.3.5 do Relatório nº 201306145, que tratam da análise das contas de 2012 do Instituto Brasileiro de Turismo”, destaca a nota, que revela, ainda, o fato de que houve gastos com divulgação do evento – especificamente relacionados à ação ‘Goal to Brazil’ – que independem de orientação por parte do Gecopa.

“Registra-se, contudo, peculiaridade referente à exístência de recursos orçamentários envolvidos na execução das ações do ‘Goal to Brazil’, recursos esses que deveriam estar divulgados no Portal da Transparência independente da existência de Matriz de Responsabilidade e/ou de Resolução do GECOPA”, completa.

Ao concluir o relatório, a Controladoria confirmou que monitorará o atendimento à recomendação de que a Embratur seja mais transparente ao informar os gastos com a divulgação da Copa do Mundo. “No que diz respeito ao item 2.1.3.5 [ausência de publicação das ações realizadas pela Embratur referentes à Copa do Mundo FIFA 2014 no Portal da Transparência], será realizado o monitoramento da implementação da recomendação, considerando as diretrizes emanadas pelo GECOPA e pelo Ministério do Esporte acerca das despesas relacionadas à Copa do Mundo FIFA 2014”, finaliza o documento.

Roberto e Weverton Rocha se reuniram com dono do Data M antes de pesquisa eleitoral

Reunião ocorreu em gabinete que vice-prefeito mantém em empresa que controla as contas publicitárias da Prefeitura de São Luís.


Atual7

Imagens divulgadas, domingo (23), pelo Blog do Carlinhos, revelam que o vice-prefeito de São Luís e pré-candidato ao Senado, Roberto Rocha (PSB), esteve reunido com o suplente de deputado federal no exercício do mandato, Weverton Rocha (PDT), e o dono do Data M, José Machado, na sede da empresa Enter Propaganda e Marketing Ltda – onde mantém um gabinete próprio, no dia 14 de janeiro deste ano, dias antes do registro e divulgação das duas últimas pesquisas eleitorais do instituto.

A empresa onde o vice-prefeito mantém um gabinete é a mesma que ganhou as contas milionárias da Prefeitura de São Luís, comandada em conjunto com o também aliado do comunista Flávio Dino, Edivaldo Holanda Júnior (PTC). No mesmo local da Enter funcionam também as empresas Imagine e a AddPress, esta criada recentemente para ações exclusivas nas redes sociais, como Twitter e Facebook.

Momento em que Roberto Rocha teria desdenhado do PSDB, em seu gabinete na Enter. Foto: Blog do Carlinhos

DO OUTRO LADO DO BALCÃO Momento em que Roberto Rocha teria desdenhado do PSDB, em seu gabinete na Enter. Foto: Blog do Carlinhos

Segundo Carlinhos Filho, na reunião, Roberto Rocha afirmou aos presentes que teria dito coisas nada agradáveis ‘na cara’ da deputada estadual Eliziane Gama. A parlamentar disputa oficialmente com Dino a pré-candidatura pela oposição contra o nome escolhido pela governadora Roseana Sarney e seu grupo político, o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva.

- Eu disse na cara da Eliziane que ela não vai nem pra frente e nem pra trás com essa campanha dela’ – relatou.

Na mesma reunião, ainda segundo o blogueiro, o vice-prefeito de São Luís teria ainda desdenhado do deputado federal Carlos Brandão (PSDB), que costura nos bastidores o apoio do tucanato maranhense ao pré-candidato comunista, desde que seu nome seja o escolhido como vice da chapa.

- Não tem ninguém no PSDB em condições de ser o candidato a vice do Flávio, ninguém, me aponte um’ – teria dito o socialista.


Mapas gigantes do Maranhão decoram o escritório que vice-prefeito de São Luís mantém na empresa que ganha milhões do Executivo Municipal. Foto: Blog do Carlinhos

VICE, MAS EMPREENDEDOR Mapas gigantes do Maranhão decoram o escritório que vice-prefeito de São Luís mantém em empresa que ganha milhões do Executivo Municipal. Foto: Blog do Carlinhos

No clima do carnaval, veja lista com as 10 camisas de futebol que mais parecem abadás


Camisa recente do Shimizu S-Pulse, do Japão Foto: / Reprodução
Extra

 
O carnaval está chegando. Em Salvador, ele começa primeiro do que nas demais capitais brasileiras. Nesta quinta-feira, os blocos já começam a desfilar no circuito Barra-Ondina e os abadás, aquelas camisas que vestem os foliões, mais uma vez, estão prontos para roubar a cena.

Normalmente chamativos, os abadás servem de ingresso para os foliões entrarem nos blocos. No futebol, alguns clubes perdem a mão na confecção dos uniformes e alguns deles ficam no estilo de um abadá. Chamativo, esquisito. Mas, tem quem goste.

No clima do carnaval baiano, confira abaixo uma lista com os 10 uniformes de futebol que mais se assemelham aos abadás.


Camisa recente do Shimizu S-Pulse, do Japão

Camisa recente do Shimizu S-Pulse, do Japão Foto: / Reprodução



Confira o uniforme à direita do La Hoya Lorca, da Espanha

Confira o uniforme à direita do La Hoya Lorca, da Espanha Foto: / Divulgação



Brasiliense apresentou esta versão chamativa em 2010. A inspiração veio do Rock

Brasiliense apresentou esta versão chamativa em 2010. A inspiração veio do Rock Foto: / Divulgação



O goleiro Pablo Aurrecochea, do Guarani (PAR), costuma inovar nos seus uniformes

O goleiro Pablo Aurrecochea, do Guarani (PAR), costuma inovar nos seus uniformes Foto: / Reprodução



Em 1990, foi a seleção da Irlanda do Norte que exagerou no estilo do uniforme

Em 1990, foi a seleção da Irlanda do Norte que exagerou no estilo do uniforme Foto: / Divulgação



Ex-goleiro Jorge Campos, da seleção mexicana, usava uniformes espalhafatosos

Ex-goleiro Jorge Campos, da seleção mexicana, usava uniformes espalhafatosos Foto: / Reprodução



1850 Munique, da Alemanha, comemorou os seus 150 anos, em 2010, com uma camisa chamativa. Veja a da esquerda

1850 Munique, da Alemanha, comemorou os seus 150 anos, em 2010, com uma camisa chamativa. Veja a da esquerda Foto: / Divulgação



Camisa recente do Sampaio Corrêa

Camisa recente do Sampaio Corrêa Foto: / Divulgação



Camisa do Duque de Caxias de 2013

Camisa do Duque de Caxias de 2013 Foto: Vitor Costa / Divulgação



Camisa do Flamengo de 2010 deu o que falar


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

BNDES deu R$ 350 mil para evento do MST

Caixa também liberou R$ 200 mil para Mostra de Cultura Camponesa; congresso nacional da entidade teve passeata que terminou em tumulto.


A Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fecharam contratos sem licitação de R$ 200 mil e R$ 350 mil, respectivamente, com entidade ligada ao Movimento dos Sem Terra para evento realizado no 6.º Congresso Nacional do MST. O evento, há duas semanas, terminou em conflito com a Polícia Militar na Praça dos Três Poderes que deixou 32 feridos, sendo 30 policiais. Houve, ainda, uma tentativa de invasão do Supremo Tribunal Federal.

A Associação Brasil Popular (Abrapo) recebeu os recursos para a Mostra Nacional de Cultura Camponesa, atividade que serviu de centro de gravidade para os integrantes do congresso do MST. As entidades têm relação próxima, tanto que a conta corrente da Abrapo no Banco do Brasil aparece no site do MST como destino de depósito para quem deseja assinar publicações do movimento social, como o jornal Sem Terra.
O contrato de patrocínio da Caixa, no valor de R$ 200 mil, está publicado no Diário Oficial da União de 3 de fevereiro de 2014. Foi firmado pela Gerência de Marketing de Brasília por meio de contratação direta, sem licitação. A oficialização do acordo do BNDES com a mesma entidade foi publicada três dias depois. O montante é de até R$ 350 mil. A contratação também ocorreu sem exigência de licitação e foi assinada pela chefia de gabinete da presidência do banco de fomento.
A Mostra Nacional de Cultura Camponesa, objeto dos patrocínios, ocorreu na área externa do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. O congresso teve suas plenárias na área interna. Os dois eventos tiveram divulgação conjunta e o objetivo da mostra era mostrar os diferentes produtos cultivados pelos trabalhadores rurais em assentamentos dentro de um discurso do MST da valorização da reforma agrária.
Marcha. O congresso foi realizado de 10 a 14 de fevereiro e reuniu 15 mil pessoas. No dia 12, uma marcha organizada pelo movimento saiu do ginásio e percorreu cerca de cinco quilômetros até a Esplanada dos Ministérios. O objetivo declarado era a entrega de uma carta ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, com compromissos não cumpridos pela presidente Dilma Rousseff na área da reforma agrária.
No decorrer da passeata, o grupo de sem-terra integrou-se a petistas acampados em frente ao STF desde as prisões do mensalão, ameaçando invadir a Corte. Na presidência dos trabalhos, o ministro Ricardo Lewandowski suspendeu a sessão que ocorria no momento.
Um cordão de isolamento feito por policiais e seguranças da Corte impediu os manifestantes de avançar em direção ao Supremo. Eles então se dirigiram ao outro lado da Praça dos Três Poderes, rumo ao Palácio do Planalto. Quando os sem-terra romperam as grades colocadas na Praça o conflito começou.
Manifestantes atiravam cruzes que faziam parte da marcha, pedras e rojões contra a polícia, que usou bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os militantes. Ao todo, 30 policiais e dois manifestantes ficaram feridos.
No dia seguinte ao conflito, a presidente Dilma Rousseff recebeu líderes do movimento para debater a pauta de reivindicações, atitude que sofreu críticas de parlamentares da oposição e ligados ao agronegócio. 

estadao

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Advogados contestam decisão de juiz sobre o DPVAT

o imparcial












Uma medida adotada pela 15ª Vara Cível de São Luís desde o mês de dezembro, em relação ao pagamento do Seguro DPVAT, tem causado insatisfação e reclamação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão (OAB/MA) e de membros da Comissão Independente dos Advogados Secutaristas do Maranhão. A medida visa à exigência de requerimento administrativo prévio para as ações judiciais de cobrança do pagamento das indenizações do benefício.

A decisão, em vigor, tem como base uma medida da Turma de Uniformização de Interpretação das Leis do Sistema de Juizados Especiais do Tribunal de Justiça, que pacificou entendimento para resolução de processos indenizatórios do Seguro DPVAT, com a finalidade de padronizar e dar mais agilidade na tramitação dessas ações nos juizados.

Com a adesão à uniformização o interessado deverá anexar ao processo o indeferimento do pedido administrativo por parte da seguradora. Também serão aceitas ações em que o requerente não concorda com o valor do pagamento. Caso os documentos não sejam anexados o requerente será chamado para juntá-los, sendo extinto o processo sem resolução se a solicitação não for atendida.

A reclamação elaborada pelos membros da OAB/MA foi protocolada no mês de dezembro de 2013 na Justiça. Nela existe a afirmação de que a Turma de Uniformização extrapolou sua competência ao uniformizar entendimento sobre matéria processual, contrariando seu próprio Regimento Interno. O grupo de advogados protocolou ainda no dia 23 de janeiro, junto à Corregedoria Geral de Justiça do estado, pedido de anulação da medida judicial.

No documento protocolado pelo grupo, sugere que seja concedida medida liminar, a fim de que se suspenda imediatamente a aplicabilidade do enunciado e que os pedidos de concessão do Seguro DPVAT continuem a ser feito sem a necessidade de requerimento administrativo.

Mais celeridade nos processos

Segundo o juiz titular da 15ª Vara Cível, Alexandre Lopes Abreu, a adoção da medida vai contribuir para dar mais celeridade aos mais de 45 processos do Seguro DPVAT que hoje tramitam na unidade judicial.

“O que nos fez aderir a esta uniformização foi a ausência de conflitos entre a posição judicial e a administrativa, que foi pacificada pelo STJ. Como responsável pelo Centro de Conciliação, reconheço que deva ser reservado à apreciação do Judiciário aqueles temas que não podem ser resolvidos por outra via e, no caso do DPVAT, hoje até nos postos dos Correios podem ser formulados pedidos de pagamento”, esclareceu o magistrado.

O juiz frisa, entretanto, que não há nenhuma tentativa, por parte do Judiciário, de retirar do cidadão, o direito ao Seguro DPVAT, uma vez que é um seguro obrigatório decorrente de acidente automobilístico, pago a partir das taxas de licenciamento do carro depositadas por esses proprietários. Ainda segundo Alexandre Lopes, também não há proibição para que o cidadão procure a Justiça para buscar seu benefício.

“O que a 15ª Vara Cível orienta é que antes de recorrer a Justiça, o interessado em receber o Seguro DPVAT, procure a seguradora e tente pelas vias administrativas, ter seu direito atendido, e, somente em caso de ter seu pedido negado ou de certa forma ferido, nos procure. A nossa sugestão é um aperfeiçoamento do atendimento não judicial do problema. O que a gente quer é que a sociedade possa se socorrer sem precisar vir diretamente para a Justiça”, explicou.

Ainda de acordo com o magistrado, pela decisão tomada por ele, se a pessoa não demonstra que pediu administrativamente, o processo perde o interesse. Isso porque, segundo a compreensão do Código de Processo Civil, a Justiça deve ser acionada a partir do momento em que o cidadão teve o interesse negado, e se ele não fez um pedido administrativo, logo não teve um direito negado.

Como fazer o requerimento administrativo

Segundo Alexandre Lopes, os interessados em receber o Seguro DPVAT e que já iniciaram um processo na Justiça, deverão anexar ao processo o indeferimento do pedido administrativo por parte da seguradora. Para tanto, o interessado obter o requerimento nas agências dos Correios ou ainda em sites especializados nesse tipo de documento e que orientam como pleitear o pedido do pagamento do seguro. Nas próprias seguradoras, os interessados também podem obter os modelos de requerimento.

OLHO

“O que a 15ª Vara Cível orienta é que antes de recorrer a Justiça, o interessado em receber o Seguro DPVAT, procure a seguradora e tente pelas vias administrativas, ter seu direito atendido, e, somente em caso de ter seu pedido negado ou de certa forma ferido, nos procure” (Alexandre Lopes Abreu - Titular da 15ª Vara Cível)

Saiba quem são os favoritos para ocupar a vaga de governador e vice-governador

o imparcial

Prestes a viver situação inédita, políticos se articulam nos bastidores, para se cacifar para uma possível eleição indireta

Com a proximidade das eleições de outubro é nítida as movimentações nos bastidores dos legislativos estadual e municipal. Na Câmara Municipal de São Luís, por exemplo, muitos vereadores já se declararam candidatos a concorrerem a vagas de deputados estadual e federal. Já na Assembleia Legislativa o principal debate gira em torno, principalmente, da possibilidade da vacância da vaga de governador de estado, caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) renuncie ao cargo para se candidatar nas eleições de 2014.

Acontece que as indefinições ainda são muitas e o Maranhão, dentre todo o cenário eleitoral do país, vive um caso especial, pois a renúncia de Roseana Sarney irá trazer uma situação atípica, visto que não há vice-governador para assumir o cargo. Deste modo, a Lei prevê que, durante a transição e a ocorrência de uma eleição indireta, a cadeira seja ocupada interinamente pelo primeiro representante direto do povo, o presidente da Assembleia Legislativa, que no caso maranhense é Arnaldo Melo (PMDB).

Porém, a legislação exige que seja feita Lei Estadual prevendo como se daria a ocupação dos cargos simultaneamente de governador e vice-governador e a exigência já foi cumprida, na última semana, pelo legislativo maranhense, com a aprovação do Projeto de Lei, que prevê uma eleição indireta para esses casos, dependendo agora somente da elaboração de Resolução Legislativa para regulamentar o processo.

De todo modo, com a concretização da renúncia de Roseana Sarney, o deputado Arnaldo Melo assumiria interinamente até a convocação de eleição indireta. Nos bastidores muita especulação a respeito de alguns nomes que podem vir ocupar a cadeira de governador e permanecer até o final do ano.

A LISTA ARNALDO MELO E A IMPORTÂNCIA DO DEPUTADO 43

blog cesar bello

Na semana pré-carnavalesca o que "alegra" o noticiário político não são os blocos parlamentares na ALEMA, mas a fantasia em torno da eleição indireta para ocupar a cadeira de governador, caso se consume a renúncia da atual mandatária, Roseana Sarney.

A maioria dos deputados da oposição vota fechado no governista Arnaldo Melo, rogando a deus e ao diabo por uma cisão com Sarney. Entre os governistas, o "bloco dos quase" (sem mandato, ficha suja e liso) também votariam com Arnaldo Melo.

Marcelo Tavares, Rubens Jr, Bira do Pindaré, Othelino Neto, Elisiane Gama, Raimundo Cutrim, Cleide Coutinho, Valeria Macedo, Carlinhos Amorim, Francisca Primo seriam 10 favas contadas. 

Gardênia Gonçalves e José Carlos ainda não se pronunciaram, mas é bem provável que no frigir do omelete  votem com Arnaldo Melo, aumentando para 12 as favas entre os oposicionistas. Em caso de cisão Neto Evangelista ficaria com Luís Fernando.

Entre os governistas estariam perfilados com Arnaldo Melo independente de orientação política : Jota Pinto, Léo Cunha, Dr. Pádua, Tatá Milhomem, Wemetério Weba e Rigo Teles. "Miseravelmente" 19 votos estariam garantidos à Melo.

Apenas 2 votos separam Arnado Melo da maioria simples- a metade e mais 1, totalizando 21. O governo não vai arriscar bater chapa e perder novamente para Melo e a oposição. Como diz o ditado popular : "se tu não podes com inimigo, o melhor é unir-se a ele". 

É o que faz o grupo Sarney. Sarney colocou desde o início da gestão Melo, o irmão, Ivan Sarney, o "Ivazinho" como Diretor de Relações Institucionais da ALEMA. "Ivazinho" patrocinou recentemente almoço apaziguador reunindo Sarney/Melo.

"Ivazinho" se mexe discretamente, sem fazer alarde dentro da ALEMA. Tem quem o chame de "Deputado 43". Com Melo nos Leões por 30 dias, sobe a cotação de "Ivazinho" para chefiar a Casa Civil. Arnaldo Melo colhe apoio a direita e a esquerda.

Gil Jung usa maquiagem bizarra e deixa calcinha à mostra em ensaio

Apresentadora, que é rainha de bateria da escola paulista Acadêmicos do Tatuapé, reproduziu uma caveira mexicana em seu rosto.

Do EGO, em São Paulo

Gil Jung, apresentadora do programa "Diário quase secreto" do Multishow, roubou todos os flashes ao aparecer irreconhecível, com o rosto pintado de caveira mexicana, no último ensaio da escola de samba paulista Acadêmicos do Tatuapé, da qual é rainha de bateria, neste sábado, 22.

Com um vestido preto, tomara que caia e bem curtinho, a loira se empolgou no samba e não se importou em exibir a calcinha de renda preta que usava por baixo do modelito várias vezes.

Gil Jung deixa calcinha de renda à mostra em ensaio da Academicos do Tatuapé (Foto: Leo Franco/Ag News) 
Gil Jung deixa calcinha de renda à mostra em ensaio da Academicos do Tatuapé (Foto: Leo Franco/Ag News)
 
Gil Jung deixa calcinha de renda à mostra em ensaio da Academicos do Tatuapé (Foto: Leo Franco/Ag News) 
Ela é rainha de bateria da escola (Foto: Leo Franco/Ag News)
 
Ritmistas cercam Gil Jung  (Foto: Leo Franco/Ag News) 
Ritmistas cercam Gil Jung (Foto: Leo Franco/Ag News)
 
Gil Jung mostra maquiagem ao lado de mestre de bateria (Foto: Leo Franco/Ag News) 
Gil mostra maquiagem ao lado de mestre de bateria (Foto: Leo Franco/Ag News)
 
Gil Jung exibe detalhes da maquiagem (Foto: Leo Franco/Ag News) 
Os detalhes da maquiagem (Foto: Leo Franco/Ag News)
 
Gil Jung deixa calcinha de renda à mostra em ensaio da Academicos do Tatuapé (Foto: Leo Franco/Ag News) 
Apresentadora se empolgou no samba (Foto: Leo Franco/Ag News)
 
Gil Jung com o rosto pintado de caveira mexicana (Foto: Leo Franco/Ag News) 
Gil Jung com o rosto pintado de caveira mexicana (Foto: Leo Franco/Ag News)