Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A falência do sistema prisional e a insegurança na ilha



O que fazer nesse momento onde se apavora com todas as notícias recebidas acerca da insegurança que ronda nossa cidade?

 Será também boato que os ônibus deixaram de circular após as 19 horas, por falta de segurança nas ruas?

Se tudo é boato, porque a governadora decretou estado de emergência na capital?

Porque as aulas foram encerradas mais cedo nas escolas, e porque aquela escola pública estadual, por motivo de segurança, cancelou suas aulas/

São tantas indagações que se faz nesse momento. O que se tem de verdade é que a cidade está tensa, nota-se nos semblantes das pessoas, nas vazias ruas da ilha.

O pânico está aterrorizando a população, isso é evidente, mas ainda tem aqueles que brincam e desdenham da situação, fazendo pouco caso, de um caso tão sério e visível.

Existem ainda os saudosistas que encaram a situação tentando não entrar na onda, ou fingindo que nada está acontecendo, porque não aconteceu consigo, ou com algum familiar ou amigo próximo.

Mas tudo bem. Para se enfrentar uma situação inédita na ilha, tem-se que usar a melhor maneira de não cair no desespero.

O que não se deve fugir são dos acontecimentos, vejamos: Cabo aposentado executado na porta de sua casa, carro de advogado incendiado, motim em pedrinhas, com morte de nove detentos,arrastão em praia, concessionária de veículos assaltada, ônibus incendiados.

Agora perguntamos, quem está no controle: o bonde dos 40 ou a abatida e silente governadora que esquiva-se em não dizer nada à população, da qual se diz ser escrava, quando das campanhas eleitorais?

O sistema carcerário é mesmo controlado pelo Secretário de Administração Penitenciária, ou pelas facções criminosas? Pois o Secretário confirmou que existe máfia atuando dentro do sistema carcerário, além de chamar a organização criminosa que age nas prisões de “sistema instalado” e disse que “é muito difícil” desmontá-lo.

Na verdade nenhuma dessas indagações tem-se respostas, pois é evidente que os únicos que estão fazendo sua parte são os bandidos, pois estes estão à solta, enquanto a população aterrorizada, não sai mais de casa com a devida segurança. 

O objetivo das facções criminosas é esse, desestabilizar a população, conotando uma polícia fraca e inoperante. Isso até agora estão conseguido, têm página no facebook, com mais de 500 seguidores, além funck, onde na música fazem apologia e citam nomes dos criminosos, enaltecendo-os.

E mais forte fica, quando o Secretário de Segurança impinge que todos os acontecimentos são virtuais, criado pela imprensa.

Ora, sabemos sim que é uma situação onde todos devemos cooperar, não disseminando o pânico nas redes sociais, mensagens, etc. Mas também temos certeza que o sistema carcerário maranhense está falido e que alguma decisão enérgica deverá ser tomada, hoje São Luís é a 5a capital mais violenta do país. 

       

       


Dutra pede intervenção federal no MA e vai denunciar o caos no sistema carcerário à ONU

Dutra: enquanto aumenta o número de execuções no estado a governadora apenas dorme e joga


O deputado federal Domingos Dutra (Solidariedade), que foi membro da CPI do Sistema Carcerário, ocupou a tribuna da Câmara quinta-feira 10/10/2013, para pedir a intervenção federal no Maranhão diante da violência que tomou conta do estado e das constantes rebeliões no sistema carcerário.

Dutra avisou ainda que vai preparar uma denúncia para a Comissão de Direitos Humanos da ONU e encaminhar essa mesma petição para a Comissão de Direitos Humanos da OEA.

 - O caos no Maranhão é similar ao que existia no Espírito Santo, e a situação no Espírito Santo só melhorou depois que a ONU e a OEA vieram e exigiram do Governo brasileiro, que, por sua vez, teve que exigir do Governo do Espírito Santo providência para superar o caos – explicou.

Domingos Dutra lembrou que o Maranhão não tem governo e que enquanto o número de execuções nos presídios maranhenses é o maior do País, a governadora apenas dorme e joga.

 - De 2009 para cá, quando a atual Governadora, através de um golpe judiciário, assumiu o Governo, já são 169 presos mortos no interior dos presídios do Estado do Maranhão, mais de 30 decapitados – lamentou.

O deputado ainda observou que coincidência ou não, após a atual governadora ter tomado o Governo de Jackson Lago, a pistolagem, que estava erradicada, voltou a operar no Maranhão.

- Em São Luís, Imperatriz, Presidente Dutra, Gonçalves Dias e Santo Antônio dos Lopes, nos últimos dias, foram executados advogados, ex-deputados, e ontem a pistolagem executou um militante do PDT chamado Cabo Silva, uma pessoa extremamente conhecida e atuante, que tinha uma presença muito forte junto às rádios AM. Ele foi assassinado na porta da sua casa – denunciou.

Ele aproveitou para responsabilizar a família Sarney pelo clima de terror no estado e conclamar a população maranhense a dar um basta ao que ele classificou de “oligarquia perversa, que só envergonha o Maranhão, que só nos deixa de herança o caos e o sofrimento.

- É impossível que uma família que, há 48 anos, detém o poder do Estado, em que o Líder político já foi tudo neste País e só não disputou o cargo de Papa porque o Vaticano não é aqui, e que acumulou tanto poder, e esse poder não se reverteu em benefício da população maranhense. O Senador José Sarney só nos deixou uma herança perversa, uma herança maldita, uma herança de corrupção, uma herança de vergonha.

 

Com baixa procura antecipada, Marafolia cancela show com a desculpa da violência e reforça pânico na cidade

Ivete Sangalo não atraiu o interesse do público e Marafolia cancela show com a desculpa da onda de violência

por raimundogarrone


Bem feito para o governo. Mas o Marafolia, empresa que promove os mega eventos do estado, resolveu aproveitar a onda de violência como desculpa para cancelar o Sim Festival, com a presença de Ivete Sangalo.

Desculpa porque desde a semana passada, antes da rebelião, a empresa já havia decidido cancelar o show pelo fiasco anunciado e a pouquíssima quantidade de ingressos vendidos antecipadamente.

Faltava decidir apenas a melhor maneira de cancelar o evento, sem os prejuízos por quebra de contrato, e sem arranhar a imagem de sucesso da empresa.

A onda de violência pós rebelião era o que eles esperavam para justificar o cancelamento e servir de argumento caso os produtores de Ivete resolvam cobrar na Justiça a multa contratual.

Livram o da empresa e que se dane o governo, que tenta a todo custo passar para sociedade um clima de segurança. E depois,o secretário de segurança, Aluísio Azevedo, diz que vai investigar quem está espalhando o pânico na cidade.

O “Sim Festival” estava previsto para 19 de outubro, daqui a 8 dias!

Se até aí ainda estivermos reféns dos bandidos, sem ônibus à noite, escolas e comércio fechados, etc. é melhor cancelar logo é o governo Roseana.

Veja a nota oficial 

A empresa MARAFOLIA PROMOÇÕES E EVENTOS LTDA., comunica o cancelamento do evento SIM FESTIVAL, que seria realizado no dia 19 de outubro de 2013, em virtude dos últimos acontecimentos ocorridos em nossa cidade (Rebeliões, ônibus incendeados). Pedindo desculpas aos artistas e bandas que tocariam no evento, bem como ao público em geral, informamos desde já, que as pessoas que adquiriram ingressos, deverão dirigir-se a Central da Folia, a partir do dia 22 de outubro de 2013 para a restituição dos valores pagos.

Roseana Sarney pode lançar ‘candidato laranja’ em 2014 apenas para ‘bater’

Líder da bancada da Oposição na CMSL, Fábio Câmara já estaria com ficha de filiação assinada pelo PSD.

Fábio Câmara deverá se filiar ao PSD para ser candidato a governador "laranja".
Fábio Câmara 

Vereador de primeiro mandato, o peemedebista Fábio Câmara pode ser usado como ‘candidato laranja’ nas eleições de 2014, pelo grupo da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, mesmo partido. É o que informa o blog do Clodoaldo Corrêa. Vejam:

O vereador Fábio Câmara (PMDB) está de malas prontas para deixar o PMDB. O vereador está com a ficha de filiação do PSD assinada, mas dependendo ainda da batida do martelo da alta cúpula do governo do governo para deixar a legenda.

A estratégia palaciana é não só fortalecer o PSD, enfraquecido com a debandada dos deputados, mas ter duas opções políticas para o vereador em 2014: ser candidato a governador governador ou deputado federal.

Fábio seria candidato a governador não para ganhar a eleição, mas para fazer o papel já conhecido de “laranja”. O vereador iria “bater” em Flávio Dino (PCdoB) todos os dias no horário eleitoral (como faz com o prefeito de São Luís todos os dias na Câmara), enquanto Luís Fernando (PMDB) posaria de bom moço e apenas apresentaria propostas.

A outra opção é ser candidato a deputado federal em uma dobradinha com Ricardo Murad (PMDB). As negociações tem avançado muito para esta formatação.

Ring girl Geisa Vitorino posa para ensaio de biquíni em Florianópolis

Loura estará em ação no Jungle Fight 59, na noite deste sábado, no Rio

  O Jungle Fight comemorou dez anos recentemente, e quem preparou um presente um pouco atrasado foi a ring girl Geisa Vitorino. A loura, que está há dois anos com a organização, participou de um ensaio em Jurerê Internacional, em Florianópolis, e posou para fotos de biquíni.

ring girl do Jungle Fight Geisa Vitorino (Foto: Tiago Cazaniga / Divulgação)
Geisa Vitorino em Jurerê Internacional (Foto: Tiago Cazaniga / Divulgação)

Geisa Vitorino volta à ação na noite deste sábado, quando será realizado o Jungle Fight 59. Ela terá a companhia de Syllvia Andrade e da ex-BBB Solange Vega. O evento será no ginásio de General Severiano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A luta principal do card será a disputa do cinturão peso-leve (até 70kg) entre Tiago Trator e Geral "Luan Santana". O canal Combate transmite tudo ao vivo a partir das 21h (de Brasília), e o Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card.

ring girl do Jungle Fight Geisa Vitorino (Foto: Tiago Cazaniga / Divulgação)
Geisa Vitorino em Jurerê Internacional (Foto: Tiago Cazaniga / Divulgação)


JUNGLE FIGHT 59


12 de outubro, no Rio de Janeiro



CARD DO EVENTO
Tiago Trator x Geraldo Luan Santana - até 70kg
Ivan Lopez x Sidney Abedi - até 57 kg
Dinha Wollstaein x Larissa Pacheco - até 61kg
Elizeu Capoeira x Josenildo Ramalho - até 77kg
Luis Japeri x Bruno Batista - até 70kg
Ary Santos x Cristiano Ferrugem - até 70kg
Wanderson Marinho x Alejandro El Diablito - até 61kg


Gracyanne Barbosa posa de maiô engana-mamãe em praia do Rio

De salto alto na areia, a morena deixou seu corpo à mostra durante ensaio fotográfico em Grumari nesta sexta-feira, 11.

Gracyanne Barbosa exibiu seu corpo sarado durante ensaio fotográfico na praia de Grumari, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 11. A morena usou um maiô do tipo engana-mamãe com estampa colorida e franjas e deixou à mostra seus músculos. Detalhe: apesar de estar na areia, ela fotografou de salto alto.

  Ao completar 30 anos em setembro deste ano, Gracy contou em entrevista ao EGO, que, por mais que seu corpo definido chame tenta atenção - e até cause polêmica - ela se sente muito feminina. "Sou uma mulher como todas as outras, mas que tem esse objetivo com o corpo. Tem gente que me acha masculinizada ou então pensa que eu não tenho sentimentos por causa da forma física. A minha feminilidade aumenta quando estou ao lado do meu marido", afirmou ela.

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Gracyanne Barbosa posa com maiô tipo engana-mamãe em praia do Rio  (Foto: Dilson Silva / Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)
Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)
Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)
Maiô decotado valoriza os seios de Gracyanne (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)
Gracy posa sensual para o fotógrafo (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva / Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)
Gracyanne caminha com seu maiô fio-dental (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)
Gracyanne Barbosa em ensaio em Grumari (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)
Gracyanne exibe seu corpo musculoso (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)
Gracyanne Barbosa (Foto: Dilson Silva/Agnews)

Gracyanne Barbosa (Foto: Instagram / Reprodução)
Gracyanne Barbosa (Foto: Instagram / Reprodução)
   

Facções criminosas controlam o sistema prisional maranhense, aponta CNJ

A morte de nove presos durante uma rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, é mais uma evidência do absoluto descontrole do sistema carcerário maranhense.

A opinião é do juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Douglas de Melo Martins. Coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do CNJ, o juiz lembrou que, na semana passada, três detentos do mesmo complexo haviam sido mortos durante um conflito.Para Martins, o episódio de ontem (9) era uma tragédia anunciada.“O sistema prisional maranhense, como o do restante do país, está controlado por facções do crime organizado que, quando decidem enfrentar as instituições e o Poder do Estado, quem paga o preço são pessoas que nada tem que ver com isso.

Pessoas que, muitas vezes, cometeram crimes menores e que acabam se tornando vítimas do sistema prisional”, disse o juiz em entrevista à Agência Brasil e ao radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Lembrando inspeções do mutirão carcerário do CNJ em unidades prisionais maranhenses, inclusive em Pedrinhas, e o acompanhamento permanente do órgão, Martins foi categórico: o sistema prisional não está apto a enfrentar e coibir tentativas de fugas e rebeliões. Situação que levou o conselho a recomendar a construção de unidades prisionais no interior do estado e a contratação de agentes penitenciários.“Há muito o que ser feito no sistema prisional maranhense. Os presídios são muito precários. 

O juiz, que responde pelas varas de execuções penais de São Luís declarou, recentemente, que o Complexo de Pedrinhas está em uma situação tão ruim que não há como reformá-lo. A única solução é demoli-lo e construir outro”, disse o juiz.Segundo nota divulgada ontem (10), pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), informações preliminares indicam que a rebelião é consequência de guerra entre facções criminosas, e da prisão, esta semana, de 16 integrantes de uma delas.

SuperlotaçãoMartins destacou que a superlotação é uma realidade dos presídios maranhenses. “Todos os presídios estão superlotados, o que torna difícil separar os grupos criminosos rivais. Pedrinhas tem a agravante de estar completamente destruído”, acrescentou o juiz, destacando a necessidade de uma ação conjunta das diversas instituições das três esferas de Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário). 

O próprio CNJ está em contato com o Conselho Nacional do Ministério Público maranhense para tentar encontrar, em parceria com outros órgãos e com os governos, uma solução para o problema.“É preciso que o governo federal repasse recursos, mas é necessária uma ação concreta do governo estadual para resolver o problema. Não dá para ficarmos só aguardando”, disse o juiz, lamentando a manifestação de muitas pessoas, principalmente nas redes sociais, comemorando ou justificando as mortes.“As pessoas não pensam que ir para o sistema prisional pode acontecer com qualquer pessoa. Não necessariamente as pessoas mortas nessas circunstâncias são líderes de organizações criminosas ou pessoas perigosas. Uma das pessoas mortas é um borracheiro que comprou uns pneus velhos que tinham sido furtados. Outra vítima do sistema prisional maranhense, decapitado, tinha sido preso após dar um tapa no rosto da irmã, durante uma briga”.A Agência Brasil entrou em contato com a Sejap, inclusive para obter números relativos à população carcerária do estado. Até o momento, contudo, não recebeu as respostas.






AGÊNCIA BRASIL 

Integrantes do Bonde dos 40 acabam de assaltar a Tama Veículos do Calhau

O Blog do Luis Pablo acaba de ser informado que foi assaltada a Concessionária de Veículos Tama, localizada na Avenida dos Holandeses, no Calhau.Segundo informações, dois homens bem vestidos e com uma maleta na mão chegaram perguntando onde ficava o financeiro da loja.

Ao serem informados, eles foram até o local e anunciaram o assalto dizendo ser integrantes do Bonde dos 40.Os bandidos fugiram numa moto, ainda não identifica, levando dinheiro e objetos das pessoas que estavam na concessionária.O assalto ocorreu por voltas das 10 horas. Um helicóptero está sobrevoando a área na busca pelo assaltantes.

Do blog luis pablo

ROSEANA SARNEY NÃO QUER GANHAR ELEIÇÃO: ALUÍSIO MENDES AINDA FALA E AGE COMO SECRETÁRIO

Roseana Sarney parece que jogou a toalha (sucessão/2014). Aluísio Mendes desacredita o governo, compromete a eleição do seu candidato (Luís Fernando) e a Sarney o mantém na Segurança Pública.

Não existe explicação aceitável para a manutenção de Mendes na Segurança Pública. Os erros se acumulam desde o início da atual gestão. A situação é tão vexatória que até cofre já foi "bolinado" dentro da SEGUP.

As justificativas de Aluísio Mendes para a criminalidade/violência beiram o ridículo. Para Mendes tudo é "artificial, boatos infundados, tentativa de desestabilização". Os fatos são reais, verdadeiros e aterrorizantes.

Aluísio Mendes é no momento o maior cabo eleitoral de Flávio Dino.  A sensação de insegurança é tão grande que a maioria tem medo de pisar nas calçadas. Ricardo Murad garantiu na volta (2010) de Roseana Sarney :

"Podem botar as cadeiras nas calçadas. O Maranhão terá paz, tranquilidade com a volta de Roseana ao governo". 

Quem se arrisca? Cabo Silva é a resposta.

do blog Cesar Bello

A sensação de insegurança e a ausência da polícia…


CAJAZEIRAS

Com medo, população voltou pra casa, ontem, e a cidade ficou assim, vazia

O pânico que se estabeleceu na população desde ontem, com os inúmeros boatos sobre arrastões e ações de vândalos por toda a cidade – nenhum confirmado até agora – só será controlado com uma ação da própria polícia.

E não adianta a cúpula da Segurança Pública ficar no ar condicionado de seus gabinetes dando entrevista atrás de entrevista para tentar acalmar a população.

Aluísio Mendes chega a quase culpar a população por se amedrontar diante dos boatos. Pior é ver jornalistas embarcando na onda aluisiana e repreender pais e mães de família que se apavoram diante das possibilidades de serem vítimas de gangues.

A cidade só voltará à rotina quando se sentir segura.

E esta sensação de segurança só se restabelecerá com a presença da polícia nas ruas.

RESPOSTASEGURANÇA

Aluísio, auxiliares e aliados em entrevista no conforto do gabinete: “artificialidade”

O cidadão comum, o trabalhador, o estudante, a dona de casa e, sobretudo, as crianças, precisam superar aquela sensação de insegurança, que o secretário Aluísio Mendes teima em classificar de “artificial”.

Mas isto só vai acontecer se o cidadão puder ver nas esquinas, nas proximidades das escolas, nos bairros, nas ruas e avenidas, as viaturas policiais, os militares… enfim, a polícia presente – tranquilizando as pessoas que se sentirem temerosas.

Como o setor de Segurança vai fazer isso sem um efetivo necessário não é um problema do blog, mas da polícia.

do blog do marco D´Eça

Charge eletrônica: Pegadinha da malandra

do blog marrapá

1
charge eletronica

São Luís é a 5ª.capital mais violenta do país, diz presidente da OAB-MA

de o imparcial

“Desestruturação progressiva do sistema de segurança pública e a presença de organização criminosa foram às causas principais para o aumento da violência no estado”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional do Maranhão (OAB-MA), Mário Macieira, durante coletiva a imprensa ocorrida na tarde de ontem, 10, na sede da ordem, no Calhau. Segundo informações do Ministério da Justiça, São Luís é quinta capital mais violenta do país e, somente este ano, foram registrados 587 homicídios apenas na capital e dentre esses 37 mortes em presídios.

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, desconhece desses dados estatísticos. Ele informou que de acordo com o “Mapa da Violência 2013” do Ministério da Justiça, o Maranhão é o quinto estado menos violento da região nordeste e em relação a nível nacional é o 17º. Especificamente a capital, no momento, não possuía em mãos as informações condizentes.

Em se tratando da desestruturação do sistema de segurança, Aluísio Mendes disse que o número de policiais é insuficiente para atender toda a demanda. Mas, conseguiu realizar um dos maiores concursos públicos do estado em que foram ofertadas mais de duas mil vagas para soldado da Polícia Militar e cerca de 500 para investigadores da Polícia Civil.

Como ainda comentou que nestes últimos anos, a secretaria tem investindo em equipamentos de tecnologia para desenvolver um trabalho seguro e profissional. “Na verdade, há anos que não tinha ocorrido um grande concurso para o ingresso de servidores da Segurança Pública. Os novos homens requerem de tempo para serem formados e com isso desenvolver as suas funções na rua”, declarou o secretário.

Criminalidade em alta


“A sociedade está sobressaltada e reina a sensação de insegurança, pois, todos acreditam em qualquer boato de onda de violência”, enfatizou Mário Macieira que estava acompanhado na coletiva do vice- presidente da OAB-MA, Valdênio Caminha; o conselheiro Adriano Campos; o presidente do Conselho de Comissão Prerrogativa, Erivelton Lago; o vice- presidente da Comissão de Direitos Humanos, Rafael Silva; e o secretário geral, Ulisses Martins.

A comissão da OAB-MA está preocupada com a onda de violência que está reinando no estado, principalmente, nestes últimos 10 anos. Ainda este mês, vai entrar em contato com o Governo do Estado, Ministério Público e a Defensoria Pública para que possam tomar as devidas providências. Está prevista para a próxima semana, data ainda será marcada, a realização de um ato público com a participação da comunidade em prol da elaboração de uma verdadeira política pública que combata a criminalidade no Maranhão.

O presidente da ordem chamou atenção, que no momento, há um policial militar para 876 mil habitantes, enquanto, um investigador da PC para um montante de 3.117 pessoas. Pois, a porcentagem é de 4,07% policiais militares sendo que a média nacional é de 11%.
 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Boatos geram pânico em São Luís após onda de violência dentro e fora de Pedrinhas

o imparcial

Policiais do Grupo de Operações Especiais da PM fizeram rondas em todo o interior de shoppings no Renascença, após boatos de arrastão (Karlos Geromy/OIMP/D.A Press)
Policiais do Grupo de Operações Especiais da PM fizeram rondas em todo o interior de shoppings no Renascença, após boatos de arrastão
     
A noite de quarta-feira (09/10) e manhã desta quinta-feira (10/10) foi de verdadeiro pânico e terror nas ruas e avenidas da Região Metropolitana de São Luís. Após a violência brutal na Casa de Detenção (Cadet), que culminou na morte de nove pessoas e deixou 20 pessoas feridas, bandidos atearam fogo em seis ônibus, em diversos bairros, e ainda tentaram incendiar outro no bairro Monte Castelo.

Na manhã desta quinta-feira, uma onda de boato espalhado pela Grande Ilha deixou ainda mais a população temorosa. A informação dizia que vários arrastões iriam acontecer no Centro, João Paulo, em shoppings, escolasfaculdades e escolas.

A partir das primeiras horas da manhã, pessoas começaram a reproduzir a informação através de redes sociasredes sociais, mensagens de celularmensagens de cular, ligações e boca-a-boca, fato que ajudou a espalhar o pânico com mais rapidez.

Faculdades e escolas suspenderam aulas, o comércio em geral fechou as portas e muitos boatos de arrastões, assaltos, disparo de tiros, arrombamento de lojas, invasão de colégios e universidades, assassinatos, depredação de ônibus, dentre outros crimes, conseguiram se espalhar de uma forma rápida por toda a cidade. No Renascença, nas proximidades do Tropical Shopping, policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), fizeram rondas em todo o interior do centro comercial e nos arredores da faculdade Uniceuma, mas não detectaram nenhum fato atípico.

A boataria chegou até a polícia que enviou efetivos para os pontos, onde estariam ocorrendo os crimes. 
Ao chegar aos locais, os PMs descobriam que nada estava acontecendo. Entretanto, por conta das falsas informações, houve muita correria, especialmente no João Paulo, Renascença e Centro da cidade.

Na Avenida São Marçal, no João Paulo, um dos principais centros comerciais da cidade, todos os lojistas e comerciantes resolveram fechar seus estabelecimentos, depois que um princípio de correria dava conta de que uma farmácia havia sido invadida por assaltantes e que os funcionários tinham sido feito reféns.

O gerente da loja Litoral Móveis, Fagner Câmara, de 33 anos, disse que quando ouviu a informação do possível assalto, foi até a porta da loja e se deparou com várias pessoas correndo na rua e até policiais correndo para averiguar o fato.

“Quando olhei até me assustei. Além do povo correndo, os policiais já vinham até com as armas em punho. Tudo levava a crer que estava tendo alguma coisa mesmo. Mas logo depois, os policiais voltaram dizendo que tudo não passava de boatos”, lembra o gerente.

Mesmo com a informação dos policiais de que não havia nada, Fagner disse que achou por bem, fechar a loja para resguardar os funcionários de a ação criminosa vir a se tornar real. Ele informou que a loja só seria reaberta na manhã desta sexta-feira.

Além dos comerciantes e lojistas, também camelôs e demais trabalhadores do comércio informal que trabalham na Avenida São Marçal, resolveram encerrar o dia de trabalho mais cedo, por conta do clima de insegurança que se instaurou na cidade nesta quinta-feira.

Também no bairro do João Paulo, o posto do Viva Cidadão paralisou o atendimento ao público mais cedo. Por volta das 11h, as portas foram fechadas. De acordo com a gerente do posto, Graça jacinto, a medida foi tomada para preservar os servidores e o público que busca atendimento diário no local.

“Muitos servidores ficaram assustados com esse clima de insegurança que tomou conta da cidade. Se eles não se sentem bem para trabalhar, nós não temos o direito de mantê-los trabalhando. Eles atuam na emissão de documentos, se trabalham com a saúde emocional abalada, com certeza não exercerão bem suas atividades e isso atinge até a população que busca atendimento aqui”, explicou.

Secretário pede calma e promete mais policiamento nas ruas

Em entrevista coletiva no Palácio Henrique de La Roque, na manhã desta quinta-feira, o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, pediu que a população não entrasse em pânico, uma vez que a informação de crimes pela cidade, não passaram de boatos de pessoas que se aproveitaram do momento para espalhar medo. O secretário disse ainda que o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública irá investigar a origem da onda de boatos e que os culpados iriam pagar e que o efetivo de policiais nas ruas, será reforçado a partir desta quinta-feira.

“Quero transmitir para todos que não há motivo para pânico. Tudo passou de boatos e quem fomentou isso será identificado e pagará por esse crime. Porém, mesmo não tendo nada de concreto nesses boatos, vamos reforçar o policiamento nas ruas a partir de hoje (quinta-feira), especialmente no período da noite”, prometeu Aluísio Mendes.

Secretário de Administração Penitenciária diz que seria “um sonho” deixar o cargo

Maranhão da gente

uchoa

Ele revela que todos os dias a família insiste em pedidos para que saia do comando do órgão

“Meu sonho é sair disso aqui, porque se instalou um sistema de debilidade moral” – essas foram as palavras usadas pelo secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, para se referir aos constantes problemas que acontecem no sistema penitenciário do Maranhão.Na manhã seguinte à rebelião no Complexo de Pedrinhas, Uchoa afirma que a situação é gravíssima e que sua família teme pelo que pode lhe acontecer.

A declaração de Uchoa foi dada após ser perguntado por um radialista da Mirante AM se, mesmo após mais uma rebelião em Pedrinhas, o secretário permaneceria na pasta. Uchoa afirmou que continuará exercendo o cargo, mas que tem tido muita dificuldade na condução da pasta porque “se instalou um sistema de debilidade moral”.

Uchoa não deu mais detalhes sobre o que chamou de debilidade moral, mas confirmou que teve dificuldades nos primeiros meses para conseguir realizar um bom trabalho. Ele disse ainda que tenta “fazer com que o dinheiro seja corretamente aplicado”, e que conduz a pasta fazendo a aplicação correta do orçamento, respeitando os trâmites legais. Uchoa disse ainda que a sua esposa pede todos os dias que ele abandone a Secretaria pelo clima de insegurança em que vive a família.

Insegurança
Em nota divulgada agora a tarde, a Associação dos Magistrados do Maranhão( AMMA) revela a preocupação com o clima de insegurança que se instalou em São Luís e ressalta “o estado do Maranhão precisaria, no mínimo, duplicar a sua capacidade carcerária para permitir o cumprimento de todos os mandados de prisão ordenados pelos Juízes maranhenses”.

A nota diz ainda que embora AMMA reconheça a boa vontade do Secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, em solucionar os graves problemas que acometem o sistema penitenciário, registra que o tema não tem recebido a atenção necessária do Governo do Estado, sobretudo em razão do seu caráter emergencial.

Oposição diz que Aluízio Mendes não tem mais condições de continuar no cargo



A governadora Roseana Sarney está entre a cruz e a espada. A violência no estado cresce a passos largos e a população aguarda por uma ação enérgica do governo que até agora deixa tudo nas mãos do secretário de Segurança Pública Aluízio Mendes, que por sua vez não consegue resultados e parece ter perdido o controle.

Durante uma das crises da segurança por conta do assassinato de Daniel Smith, Aluízio chegou a afirmar que o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) seria um dos responsáveis pelo aumento da violência. Com os últimos acontecimentos fica claro que ele está errado.

A situação caótica se arrasta desde 2011 quando o secretário chegou a entregar o cargo por falta de estrutura física e de contingente policia, a governadora não aceitou a demissão e Aluízio continuou no cargo.

O sistema prisional, falido em todo país, promove rebeliões sangrentas deixando um rastro de sangue. Mas a violência antes dentro de pedrinhas pulou os muros e o terror já toma conta da população.
A oposição na Assembleia Legislativo reagiu duramente e exige uma resposta imediata do governo. E a resposta precisa ser imediata.
 
Os deputados Rubens Júnior e Marcelo Tavares afirmam que o secretário de segurança não tem mais condições de permanecer no cargo. Raimundo Cutrim, que já foi secretário de Segurança disse que preciso uma intervenção federal para evitar o pior.

Eleições 2014
A crise na Segurança Pública se tornou o calcanhar de aquiles do governo e torna difícil a situação do candidato Luís Fernando Silva para as eleições de 2014. A governadora Roseana precisa dar uma resposta contundente. Uma delas é repensar a permanência de Aluízio Mendes e buscar um substituto capaz de colocar ordem na casa e garantir a segurança da população.

O mais indicado para o cargo seria o senador João Alberto. de certa forma povoa no imaginário popular que João Alberto , conhecido popularmente como Carcará, seria o mais capaz para dá um jeito reduzir a criminalidade em todo estado.

Mas,  a governadora Roseana pode optar por ficar com Aluízio Mendes e entregar o governo ao seu adversário, Flávio Dino, no dia 5 de outubro do ano que vem. E assim, o Maranhão teria perdido uma grande oportunidade de eleger um governador capaz como Luis Fernando Silva.

 do blog Marcelo Vieira

Caos na segurança: Deputado denuncia incompetência de Roseana Sarney e pede intervenção federal no Maranhão

Assaltos, ônibus incendiados, sequestros e estupros. É nesse cenário que a população maranhense está vivendo. Nessa quarta-feira (9), São Luís passou por mais uma noite de terror. Segundo dados oficiais do governo do estado, foram 9 detentos mortos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e 20 feridos após a descoberta de um plano de fuga, que gerou uma grande rebelião. Além disso, sete ônibus foram incendiados em vários bairros da cidade.

simplicio-araujo 

O deputado Simplício Araújo (SDD/MA) considerou grave a situação e responsabilizou o governo do Maranhão por mais esse caos no estado. O parlamentar defende uma intervenção federal urgente no Maranhão. “Essa situação já era prevista. O governo Roseana foi o maior fracasso administrativo para o Maranhão. Nenhuma política pública séria foi implantada pelo grupo Sarney em mais de 40 anos de comando. É um governo que não tem compromisso com o nosso povo”, disse o parlamentar, que criticou duramente a falta de medidas por parte do governo.

Na visão do deputado, o governo perdeu o controle da situação. Esse é apenas mais um caso, entre tantos outros, o que vai deixando a população cada vez mais insegura. “Enquanto isso, o secretário de segurança, Aluísio Mendes, na hora do caos, estava no interior fazendo campanha. E a governadora até o momento não soltou nenhuma nota sobre o assunto.”

Por fim, Simplício cobrou providências urgentes para que a população se sinta mais protegida. “Já passou da hora de adotarem ações efetivas para combater essa criminalidade. Em qualquer lugar do Brasil, secretários como esse já teria sido demitido há muito tempo. Começo a crer que isso não é um secretariado, mas uma mistura de guardadores de segredo.”

Só no último mês foram registrados 651 homicídios em toda a região metropolitana. Em abril deste ano, foi registrado o maior número de homicídios/mês desde 2009 até hoje.

blog marrapá

Brasil tem tarifa de celular mais cara do mundo; saiba como economizar

Tentando economizar no plano do celular e não consegue? Há uma razão para isso. Um estudo recente da União Internacional de Telecomunicações (UIT), divulgado com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), revelou que o Brasil tem o minuto de ligação via telefone celular mais caro do mundo. A tarifa varia entre US$ 0,71 (em torno de R$ 1,50) e US$ 0,74 (R$ 1,60), em média; um valor mais caro que o de outros 156 países. Mas há uma maneira de economizar: usando aplicativos e serviços via internet. Invista em um bom pacote de dados e escolha o seu aplicativo preferido:

WhatsApp - Nem todo mundo sabe, mas o WhatsApp oferece muito mais do que a troca de mensagens de texto que a maioria dos usuários utiliza. É possível conversar pelo app usando o botão de microfone que fica ao lado da opção de enviar o texto. Segure-o e fale o que quiser, depois solte para enviar o áudio para o contato desejado. Ele pode repetir o processo do outro lado e vocês baterão papo via PTT (Push-To-Talk) como no Nextel.

WhatsApp é um sucesso no Brasil (Foto: Reprodução/Thiago Barros) 
WhatsApp é um sucesso no Brasil (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
 
Viber - O Viber é um aplicativo já voltado para as ligações. Com ele, você pode ligar para os amigos que também utilizam o serviço e falar com eles de graça pelo celular. Ele faz uma integração com sua lista de contatos e adiciona a palavra “Viber” ao lado dos nomes de pessoas que têm o app instalado. Para fazer chamadas, basta selecionar uma delas – ou discar o número do contato, caso ele não esteja na agenda, e começar a falar!

Viber permite chamadas gratuitas (Foto: Divulgação) 
 
Viber permite chamadas gratuitas (Foto: Divulgação)
Skype – Um dos mais populares mensageiros do mundo, o Skype é uma excelente opção de conversação nos celulares. Afinal, além de áudio e texto, ainda possui o bate-papo por vídeo. Obviamente, consome mais dados se o usuário estiver no 3G ou 4G, mas caso as ligações sejam de uma rede WiFi, certamente é a melhor opção. Além disso, oferece aos usuários a opção de comprar créditos mais baratos para realizar ligações até para quem não possui o aplicativo instalado – em vários lugares do mundo.

Ads by LyricsBotAd Options
Skype está de cara nova no iOS 7 (Foto: Divulgação) 
Skype está de cara nova no iOS 7 (Foto: Divulgação)
 
Facebook Messenger – Uma atualização lançada neste ano fez com que o Messenger do Facebook ganhasse a opção de realizar chamadas. Basta abrir uma janela de bate-papo com um amigo e tocar no “i” no canto direito superior. No menu do contato, haverá a sua opção de “ligação gratuita”. Toque nela para falar normalmente, como se estivesse numa ligação de celular, com seu amigo.

Chamadas de voz são gratuitas no Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Thiago Barros) 
Chamadas de voz são gratuitas no Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
 
Google Hangouts – O Google unificou todas as suas plataformas de bate-papo em um só aplicativo, o Hangouts. Ao contrário do Facebook Messenger e do WhatsApp, não oferece PTT como alternativa às mensagens de texto, mas sim chamadas de vídeo. Ele funciona apenas com os contatos da conta Google e para realizar as videoconferências basta usar o ícone de câmera do lado direito superior. Um diferencial é o de chamadas em grupo no Hangouts, com até 10 pessoas podendo se falar ao vivo, em vídeo, no aplicativo.

Hangouts é ótima opção para usuários do Google (Foto: Divulgação) 
Hangouts é ótima opção para usuários do Google (Foto: Divulgação)
 
Com todas estas opções, os usuários brasileiros podem ter diversas maneiras de evitar gastar tanto em ligações de celulares no país.

“Aqui quem manda é nóis”

Com esse lema o bonde dos 40, está causando o maior terror na ilha. Tudo devido a uma ingerência de toda a cúpula da segurança do Estado. Esse nome se dar, devido a arma que o bando usa (ponto quarenta), de uso restrito.

A onda de crime é tão grande em São Luís, que hoje quem está preso é a população. Andamos aterrorizados pelas belas ruas da cidade dos azulejos, não podemos mais sair para um lanche noturno, não podemos mais ir à praia, tampouco sair de casa em transporte público, além de não estarmos seguros dentro da nossa própria casa.

Enquanto isso, o Secretário de Segurança filia-se a um partido político, visando futuras eleições, pois ninguém se filia num partido, sem maiores pretensões, “só por filiar-se”. E, em suas entrevistas diz que é somente coisa da mídia. Além do Secretário de Administração Penitenciária, ficar jogando "panos quentes", dizendo que a situação está sobre controle.

A consequência maior mesmo é o terror causado à população: aulas suspensas (Escola Crescimento), ônibus queimados, e a promessa dos novos mandantes e governantes da ilha, que o terror será causado em forma de arrastão, esse, como sendo o primeiro decreto governamental do bonde dos 40.

Nas redes sociais e blogs, clamam para que a verdadeira governadora saia do trono e decrete estado de emergência e imediata mudança no comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A onda de motim em Pedrinhas, já se arrasta por meses, e nada que surtisse efeito à população fora feito, pois a cada dia, somente se sabe de notícias de decapitações e mortes de detentos. A CEREC, de tanto túnel, já está para afundar.

Na verdade a Segurança no Estado não está tendo a verdadeira dimensão que deveria ser dado. Somente nesta semana, mataram um policial (cabo Silva), queimaram carro de um advogado, fizeram arrastão na praia do meio. E, se a cúpula de Segurança do Estado, está fazendo algo para evitar essa onda de insegurança na ilha, não se viu resultados práticos.

Hoje a cidade amanheceu tensa, poucos carros nas ruas, pouca gente nos pontos de ônibus. Muitos não entendiam, pois estava parecendo um feriado. 

Por volta do meio dia, fizeram arrastão em Shopping, deram tiros em faculdade particular. Sendo que a Secretaria soltou  uma nota à sociedade, que tudo estava sobre controle e essa situação seria somente coisas das redes sociais.

Decerto o que se vê na prática é que quem está mandando na ilha é o bonde dos 40. Somente restando ao inerte Secretário de Segurança, e ao Secretário de administração Penitenciária atuem, aquele deixando de fingir de ser político, e este de ser incompetente.

Dá até saudade da operação tigre.

blog peixecombatatanews

VARGEM GRANDE - Ex-prefeita é alvo de ação por improbidade administrativa

A ex-prefeita de Vargem Grande Maria Aparecida da Silva Ribeiro foi acionada pelo Ministério Público do Maranhão, em uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, por conta de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) na prestação de contas do município referente ao exercício financeiro de 2007.

A ação foi protocolada na última segunda-feira, 7. Vargem Grande fica a 176km de São Luís.

De acordo com o tribunal, diversas compras e contratações de serviços foram feitas sem o devido procedimento licitatório. Além disso, estão ausentes da prestação contas cópias de convênios, comprovações de repasse das contribuições previdenciárias dos servidores e dos encargos patronais ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e ao Instituto de Previdência do Município (Imap), além de documentos de autorização de alteração dos subsídios de gestores e ordenadores de despesas.

As irregularidades, de acordo com o TCE, causaram uma lesão de R$ 1.806.641,52 ao erário do Município de Vargem Grande. O Tribunal de Contas também determinou à ex-gestora o pagamento de multa de R$ 491.643,89 ao Município e de duas multas, que somam R$ 79.164,38 ao Estado do Maranhão.

Na ação, o promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto, titular da Promotoria de Justiça de Vargem Grande, requer, em medida liminar, o levantamento e a indisponibilidade dos bens, contas bancárias e investimentos da ex-prefeita. Foi solicitado, ainda, que seja enviado ofício à Receita Federal para que encaminhe as cópias das declarações de Imposto de Renda de Maria Aparecida Ribeiro, relativas aos exercícios financeiros de 2007 a 2012.

Ao final do processo, o Ministério Público pede a condenação de Maria Aparecida da Silva Ribeiro por improbidade administrativa, estando sujeita à suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa no valor de R$ 3.163.283,04, ressarcimento de R$ 1.806.641,52 aos cofres municipais e proibição de contratar ou receber qualquer tipo de benefício do Poder Público, inclusive por meio de empresa da qual seja sócia, por cinco anos.

A Promotoria também pede que a Justiça determine o recolhimento dos valores devidos pelas multas aplicadas pelo TCE, de R$ 491.643,89 ao Município e R$ 79.164,38 ao Estado do Maranhão.


Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

Musa do Sampaio enfrenta a gata do Vasco na terceira rodada do duelo "Belas da Torcida"





A musa tricolor enfrenta a musa do Vasco da Gama na terceira rodada do concurso

A musa tricolor enfrenta a musa do Vasco da Gama na terceira rodada do concurso "Belas da Torcida" do portal UOl Esportes
Depois de vencer as musas do Fluminense e do Náutico, a musa do Sampaio Corrêa, Erika Cordeiro, agora disputa a terceira rodada do duelo virtual "Belas da Torcida", no portal UOL Esporte, contra a representante do Vasco.

A gata da Bolívia Querida participa do duelo promovido pelo portal, que reúne representantes de 28 clubes do Brasil. Divididos em quatro grupos de sete musas cada, o concurso segue até o mês de dezembro, quando será conhecida a mais bela entre as musas das torcidas, escolhida pelos internautas.

Erika está no grupo C, que tem ainda as gatas de Goiás (GO), Náutico (PE), Fluminense (RJ), Corinthians (SP), Vasco (RJ) e Santa Cruz (PE). A musa tricolor está atualmente na terceira colocação do grupo, com 2 duelos, 2 vitórias e 22.627 votos computados. As duas que estão a frente da maranhense, são as representantes do Goiás e Corinthians, que tem um duelo a mais.

Os duelos são semanais, sendo iniciado na segunda-feira e encerrado no domingo. Para votar na sua musa preferida, o internauta pode acessar o endereço http://esporte.uol.com.br/belas-da-torcida, escolher o duelo e votar.

Sampaio X Vasco

No seu terceiro duelo, que começou na segunda-feira (07/10), a musa do Tricolor Maranhense disputa a preferência dos internautas com a musa do Vasco. Nas parciais da tarde desta quarta-feira (09/10), terceiro dia de votação, a gata boliviana, que mora no bairro da Cohab, larga na frente da carioca, sempre com média de mais de 300 votos a mais que a concorrente.

As duas musas mostram seus
As duas musas mostram seus "atributos" para conquistar a preferência dos internautas
Assim como vem fazendo desde que o concurso começou, Erika Cordeiro utilizou seu perfil na rede social Facebook para conclamar a torcida maranhense a votar e a ajudá-la a vencer mais um duelo.

"Olá bom dia... Hoje é dia de mais votação. Pode votar quantas vezes quiser. Estamos ganhando do Vasco, mas não podemos dar moleza, as votações só encerram no domigo (13) à meia noite. Vamos aumentar essa diferença de votos amores, conto com vcs e hj tem Tubarão. Vamos marcar presença no jogo", escreveu a musa Tricolor, que ainda aproveitou para convocar a trocida a apoiar o time boliviano no jogo decisivo desta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro da Série C, no estádio Castelão, contra o Rio Branco.