Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Mulher perde a hora no motel e forja sequestro para enganar o marido em Blumenau (SC)

Uma mulher de 20 anos, empregada de uma malharia, forjou o próprio sequestro para enganar o marido depois de perder a hora no motel com um amante. O caso aconteceu em Blumenau (120 km de Florianópolis) na semana passada e só agora foi revelado.

Segundo a delegada Rosi Serafim, a mulher deu queixa no dia 24 de julho. Ela disse à polícia que fora sequestrada ao sair de casa, na rua Bahia, levada para um cativeiro num matagal a 4 km de distância, mas que conseguiu fugir dos supostos sequestradores e chegar caminhando à casa de uma tia.

Os policiais que investigaram o caso notaram inconsistências nos depoimentos da mulher. Ela contou que na fuga perdeu os sapatos e estava calçando apenas as meias. Mas a delegada notou que as meias usadas estavam limpas, o que seria incompatível com a fuga pelo mato e a longa caminhada.

Pressionada pela delegada, a mulher acabou confessando a farsa. Ela disse que estava com o amante num motel e que os dois perderam a noção do tempo. Ela disse que foi dele a sugestão do falso sequestro, para dar uma justificativa ao marido pelo atraso.

A mulher vai responder por falsa comunicação de crime. Os nomes dos envolvidos não foram revelados pela polícia. A marido soube da farsa durante a investigação policial.


Fonte: UOL



Autor: Renan Antunes de Oliveira    

Cantanhede: Justiça Eleitoral cassa o mandato de Kabão

http://gilbertoleda.com.br/wp-content/uploads/2013/08/kab%C3%A3o.jpg

A Justiça Eleitoral casou hoje (2) o mandato do prefeito de Cantanhede, José Martinho dos Santos Barros, o  Kabão, e de seu vice, Valdir Quaresma, ambos do DEM.

Na decisão, acatou-se denúncia da coligação “União para o Progresso de Cantanhede”, da candidata derrotada Mirian Rocha (PMDB), apontando, dentre outras coisas, a contratação irregular de funcionários pela Prefeitura  através de uma cooperativa.

Com a cassação, o despacho judicial é para a posse do presidente da Câmara Municipal, Zeca do Ronildo (DEM) e convocação de nova eleição. No entanto, tem sido praxe em casos como esse a Justiça Eleitoral permitir que o prefeito recorra no cargo, para evitar sucessivas trocas de comando no Município.
Fontes do blog informam que Kabão está em Portugal e são secretário da Prefeitura os responsáveis por correr atrás advogados para defendê-lo.

Desembargador James Magno lança livro no Centro de Convenções, no Cohafuma

"A Toda Velocidade Possível: ensaios sobre um mundo em movimento" é o título do livro do magistrado do TRT-MA.


Foto: Divulgação

James Magno Araújo Farias é natural de São Luís e desembargador do TRT desde 2008, bem como professor do Departamento de Direito da UFMA, desde 1992, onde leciona as disciplinas Direito do Trabalho e Teoria Geral do Processo.

"A Toda Velocidade Possível: ensaios sobre um mundo em movimento" é o título do mais novo livro do desembargador e diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, James Magno Araújo Farias, e será lançado nesta sexta-feira (2), às 18h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), durante o VIII Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Na obra, o autor destaca, por meio de diversos ensaios, aspectos gerais do processo global de mutações sociais e políticas, com a ascensão e o resgate de direitos.

O livro traz uma reflexão sobre a velocidade. “Velocidade de mudar, de entender a mudança, de ser parte da mutação desse mundo tão intenso e rico em sua estrutura cultural. Não à toa aparecem constantes referências pop sobre música e literatura, que dão leveza ao texto”, complementa o magistrado.

No prefácio, Érico Renato Serra Cordeiro, que é escritor e juiz titular da Vara do Trabalho de Pinheiro, diz que James Magno é um autor que em cada parágrafo, em cada palavra, em cada vírgula, impregna tudo quanto escreve de um irrefreável humanismo e de uma crença inabalável no poder inspirador da arte. E conclui afirmando que, no livro. “James abre as janelas dos seus olhos para o mundo que se move a toda velocidade possível. Felizes de nós, seus leitores, que podemos compartilhar o panorama arrebatador que dali se descortina”, escreve.

A obra será lançada pela Editora Azulejo, com o selo de publicações da Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão. James Magno Araújo Farias é natural de São Luís e desembargador do TRT desde 2008, bem como professor do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão desde 1992, onde leciona as disciplinas Direito do Trabalho e Teoria Geral do Processo. Ele foi promotor de Justiça no Ministério Público do Maranhão e é especialista em Economia do Trabalho pela UFMA e mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco.

O autor é também diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho, bem como professor convidado de pós-graduação de diversas faculdades de Direito. Magno é ainda autor do livro Direitos Sociais no Brasil: o trabalho como valor constitucional.

Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho termina nesta sexta-feira (02)

Nesta sexta-feira (02), último dia do VIII Congresso Internacional do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, às 9h30min, a mesa redonda mediada pela Juíza do Trabalho Socorro Almeida  abriu a programação do evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, ao lado do Pavilhão Multicenter Sebrae, no Cohafuma.


A mesa foi formada também pelo  professor Lorenzo Vadell Bujosa, da Universidade de Salamanca, Espanha, que falou sobre “Jurisdição Social. Os Princípios da nova regulação do processo do trabalho na Espanha”;  e pelo professor da Universidade Federal do Maranhão, doutor em Direito, Nelson Moraes Rego, que traz à baila o tema “Tutela Judicial dos Direitos Humanos de Terceira Dimensão, especial referência ao Direito ao Desenvolvimento”.


Após o intervalo do almoço, às 15h, o desembargador do TRT da 1ª Região (RJ) Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha fará palestra sobre “A duração razoável do processo na perspectiva dos direitos sociais”. O coordenador e apresentador será o juiz Bruno de Carvalho Motejunas, vice-diretor da Escola Judicial do TRT-MA e juiz titular da Vara do Trabalho de Bacabal.


Às 16 horas será a vez da professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e procurador do Estado do Maranhão, a mestra e doutora  em Políticas Públicas, Cláudia Gonçalves, que falará sobre  “Direitos Sociais e Democracia na América Latina”. A juíza do trabalho Gabrielle Amado Boumann será a coordenadora e apresentadora da mesa.


O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Mauricio Godinho fará a conferência solene de encerramento. Após, o desembargador James Magno Araújo Farias, professor da UFMA e diretor da Escola judicial do TRT-MA, lançará o seu mais novo livro “A toda velocidade possível: ensaio sobre um  mundo em movimento”.




Para fechar a programação, show musical com a cantora Milla Camões e banda. O evento traz o patrocínio da Caixa, Grupo Mateus e Suzano Celulose.

José Sarney está 'consciente e lúcido', afirma boletim médico

Ele está internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ex-presidente tem estado de saúde estável e respira sem aparelhos.

Do G1, em São Paulo


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) (Foto: Antônio Cruz/ABr)
Senador José Sarney (PMDB-AP) segue internado em São Paulo (Foto: Antônio Cruz/ABr)

O senador José Sarney (PMDB-AP), de 83 anos, está "estável, consciente, lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos" no Hospital Sírio-Libanês, segundo boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (2). 

Ele continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo tratado com "antimicrobianos e medidas de suporte clínico", informa o hospital.

O filho do senador, José Sarney Filho, disse nesta quinta-feira (1º) que o ex-presidente está com dengue. Ele explicou que o exame realizado pelo Sírio-Libanês deu positivo. "Ele está muito abatido e só deixará o hospital quando estiver bem", afirmou Sarney Filho.

O Sírio-Libanês não confirmou, nos boletins, o diagnóstico de dengue. O hospital informou nesta quinta-feira (1º) que Sarney apresentou "quadro de febre acompanhado de tremores" e foi submetido a exames laboratoriais e de imagem. Ainda segundo o boletim, "as tomografias de encéfalo, seios da face e abdome demonstraram derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito". Com base nos resultados, os médicos decidiram transferir o senador para a UTI.

  De acordo com o pneumologista Clystenes Odyr Soares Silva, professor da Universidade Federal de São Paulox (Unifesp), o derrame pleural é um acúmulo de líquido no espaço entre as membranas que envolvem o pulmão, chamadas pleuras. Silva explica que a pleura tem duas faces: uma aderida ao pulmão e outra aderida às costelas. O espaço entre elas é onde pode ocorrer esse acúmulo de líquido.

“Esse quadro pode estar associado a vários fatores. Em alguns casos, pode ser uma simples reação a um processo infeccioso”, diz. Ele observa que o derrame pleural nada tem a ver do que o acidente vascular cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame.


O senador já recebia atendimento no Maranhão e foi internado em São Paulo nesta quarta-feira (31). 

Segundo boletim médico divulgado naquele dia, seu estado de saúde era estável. Ele daria prosseguimento em São Paulo à tratamento iniciado no Hospital UDI, de São Luís.

Sarney é transferido para UTI em São Paulo

O senador José Sarney foi para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Sírio-Libanês nesta quinta-feira (1º). Sarney já estava internado para tratar uma infecção pulmonar e esperava retornar ao Congresso na semana que vem.
No início da noite, o político apresentou febre e tremores e foi submetido a exames. As tomografias revelaram “derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito”, de acordo com um boletim médico emitido pelo hospital.
Ele está sendo atendido pelas equipes dos médicos David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama.
Sarney chegou a São Paulo nesta quarta para dar continuidade ao tratamento da infecção, iniciado em São Luís, no Maranhão.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Musa 'padrão Fifa' do Brasiliense é presa no Distrito Federal

Famosa por ter feito um ensaio do jeito que veio ao mundo no Estádio Mané Garrincha, a musa 'padrão Fifa' do Brasiliense, Rita Christina Camargo, de 29 anos, foi presa, acusada de ter emprestado a sua conta bancária para um estelionatário carioca, que tentou praticar golpe bancário no Distrito Federal.A modelo foi presa quando tentava realizar um saque no valor de R$ 20 mil. O dinheiro seria fruto de uma extorsão, praticada pelo telefone, na qual o comparsa no Rio de Janeiro ameaçava de morte uma funcionária de agência bancária. As informações são do UOL.


O Brasiliense, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, publicou nota oficial se eximindo da responsabilidade pelo ocorrido.- O Brasiliense lamenta o fato e esclarece que não tem nenhuma responsabilidade sobre a vida pessoal das modelos que são escolhidas como musas do time - dizia.Rita Christina, detida na última quarta-feira, foi encaminhada para a prisão feminina

Índios vão à sede da OAB MA para reivindicarem melhorias na saúde

do blog luis cardoso



Uma coletiva marcada desde ontem na sede da OAB em São Luís pretende discutir ações direcionadas a precariedade das condições da saúde indígena no Maranhão.

Ainda a pouco um grupo grande de índios de várias etnias do estado,vindos de outras cidades saíram da sede do INCRA no Anil até a OAB no Calhau, onde pretendem pretender participar do evento.

Aguarde mais informações.

História de lésbicas casadas há mais de 70 anos vira livro

Já está disponível no Brasil o livro “An Unadulterated Story: Young and Gay at 90” (Uma história pura: jovem e gay aos 90), que conta a história do romance lésbico entre sua autora Venera Magazzu (97) e Caroline Leto (96).

Elas vivem juntas desde 1939, ano em que se conheceram e decidiram morar juntas em Nova York (EUA). O casal manteve sua relação no anonimato até 1996 por medo de enfrentar a homofobia e a repressão social. Apenas pessoas próximas sabiam do relacionamento.

venera e caroline

Venera e Caroline só divulgaram o relacionamento nos anos 90 por medo do preconceito e homofobia
Foto: Divulgação


Depois que “saíram do armário”, Venera e Caroline se tornaram referência no meio GLS norte-americano e começaram uma militância em prol dos direitos homossexuais no país. E em 2006, ano em que completaram 70 anos juntas Venera resolveu contar a história do casal por meio do livro.

ITAPECURU-MIRIM - MP aciona ex-prefeito e empreiteiro por desvio de recursos públicos



Promotorias de Itapecuru
Fachada das Promotorias de Itapecuru-Mirim















A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim ajuizou, nesta quarta-feira, 31/7, Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município, Antonio da Cruz Filgueira Júnior, conhecido como Júnior Marreca. Segundo apurou o Ministério Público Estadual, o ex-gestor desviou recursos da ordem de R$ 150 mil, oriundos de um convênio firmado com o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, para a construção de uma quadra poliesportiva, no bairro das Malvinas.


Na ação, o empresário Reinaldo Cruz Rodrigues, proprietário da Construtora e Imobiliária Perfil, responsável pela construção da obra, também está sendo processado.

Conforme o Diário Oficial do Estado do Maranhão, do dia 3 de agosto de 2012, foram repassados à Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim R$ 150 mil para a execução da obra. Contudo, em vistoria técnica e relatório fotográfico realizados pela empresa FVSM Engenharia, em 19 de abril de 2013, a pedido do Ministério Público Estadual, foi constado que a quadra poliesportiva não foi construída.

"Apenas 4,08% da totalidade da obra foram realizados, relativos a serviços preliminares, com custos estimados em R$ 5.867,57", observa no texto da ação o promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto, titular da Comarca de Vargem Grande, respondendo pela 1ª Promotoria da Comarca de Itapecuru-Mirim.

Um levantamento do Ministério Público verificou ainda que, na conta bancária específica do Convênio (nº 020/2012-SEDEL), só resta a quantia de R$ 756,57, conforme extratos obtidos junto ao Banco do Brasil, o que comprova o desvio de R$ 149.243,43.

"Observa-se que os réus – o então prefeito e representante legal do Município de Itapecuru-Mirim e o titular da Construtora e Imobiliária Perfil LTDA – incorreram em atos de improbidade administrativa, pois, dolosamente, agiram com consciência e vontades próprias de desviarem recursos públicos", comenta o promotor de justiça.

Caso sejam condenados, ambos os réus terão que pagar multa civil no valor de R$ 298.486,86 e a ressarcir a Prefeitura de Itapecuru-Mirim no valor de R$ 74.621,715, valor correspondente a 50% do dano causado ao patrimônio público municipal, mais os acréscimos legais incidentes ao caso, além da proibição de contratar com Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de cinco anos e da suspensão dos direitos políticos por oito anos.


Redação: José Luís Diniz (CCOM - MPMA)

GALAXY S3 EXPLODE NO BOLSO DE ADOLESCENTE, E VEJA O QUE ACONTECE!

Uma garota de 18 anos de idade estava com seu Samsung Galaxy S3 no bolso quando levou um grande susto. O smartphone simplesmente explodiu, fazendo com que suas calças começassem a pegar fogo. Ela teve que retirar as calças rapidamente para não ter ferimentos ainda maiores.


ku-xlarge
 

samsung-galaxy-s3-explode-no-bolso-de-adolescente-e-causa-ferimentos-graves

Estado vai indenizar estudante por prisão ilegal

Em seu voto, Jorge Rachid considerou a responsabilidade objetiva do Estado (Foto: Ribamar Pinheiro)
Em seu voto, Jorge Rachid considerou a responsabilidade objetiva do Estado (Foto: Ribamar Pinheiro)                                            

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça mantiveram a condenação do Estado do Maranhão em R$ 10 mil, em favor de um estudante de Buriti Bravo que passou dois dias detido por crime que não cometeu. A decisão manteve sentença da juíza de Buriti Bravo, Flávia Barçante.

O estudante alegou que teve sua residência invadida por vários policias sem mandado judicial, em abril de 2006, revistando todos os cômodos e levando-o algemado. Ele seria suspeito de um seqüestro ocorrido na cidade vizinha de São João dos Patos, para onde teria sido levado por dois dias, sofrendo espancamentos e tortura para que confessasse o crime.

A juíza ressaltou a situação humilhante e constrangedora a que foi exposta a vítima com a conduta desumana e sem ética dos policiais. “Essa exposição pode acarretar danos irreparáveis à vida dessa pessoa, comprometendo sua dignidade, relacionamento familiar, social e profissional”, observou.

O Estado do Maranhão recorreu pedindo a improcedência do pedido, já que a prisão teria sido feita em estrito cumprimento do dever legal e alegando falta de provas dos danos e espancamentos.

O relator, desembargador Jorge Rachid, manteve a indenização de R$ 10 mil, devidamente corrigidos. Ele considerou a responsabilidade objetiva do Estado, devendo responder pelos danos que seus agentes causarem a terceiros independentemente de culpa, bastando a relação entre os atos e o prejuízo.

“É inarredável a configuração de danos morais ao cidadão que possui reputação ilibada e ainda sofre agressões físicas”, opinou.

O voto do relator foi seguido pelos desembargadores Jaime Ferreira (revisor) e Kléber Carvalho.
 
Juliana Mendes

Assessoria de Comunicação do TJMA

Lista sêxtupla: Por que tanto alarde da oligarquia com as derrotas?

   
sergio_muniz 

Parece que qualquer começo de organização e moralização das instituições do Maranhão incomoda tanto a oligarquia Sarney que, quando se veem impedidos de ocupar espaços em qualquer esfera de poder, todos os políticos e jornalistas ligados a ela entram em crise existencial.

A mais recente prova disso é a reação desproporcional de todo o aparato de comunicação ligado aos Sarneys após as sucessivas derrotas de Samir Murad (cunhado de Roseana Sarney e irmão de Ricardo e Jorge Murad) para ser indicado ao cargo de desembargador, no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Acostumados a indicar quem ocupar (e quando querem) todos os espaços de poder do estado, sobretudo os membros da famiglia, os Sarney-Murad foram impedidos recentemente de concorrer ao cargo de desembargador por um motivo simples: fim do nepotismo.

A OAB Maranhão foi a primeira a se pronunciar contra mais uma tentativa de aparelhamento do poder pelos Sarneys. Depois, todo o Conselho Federal da OAB decidiu: Samir não pode concorrer, porque é impedido por lei de ser nomeado pela cunhada ao cargo no Judiciário. Por último, foi a vez da Justiça Federal decretar: Samir Murad não pode concorrer ao cargo enquanto Roseana Sarney for governadora do Maranhão.

Mas, acostumados há 50 anos a mandar e desmandar em todas as esferas de poder do estado, a oligarquia nada mais tem a fazer agora que organizar seus blogueiros e sistema de comunicação para tentar desqualificar os seis indicados ao cargo de desembargador pela OAB. E o que eles fizeram para isso? Não nasceram no berço Sarney-Murad.

E quem é Sérgio Muniz, advogado defendido pela família Sarney?

Para quem não lembra, ele é o responsável por atrasar todo o processo de cassação de Roseana e foi obrigado pelo Tribunal Superior Eleitoral a destravar o andamento das investigações no Maranhão.

E só pra completar as relações entre parentes e o poder: Sérgio Muniz é, nada mais, nada menos que filho de Antonio Muniz – secretário-adjunto da Casa Civil de Roseana.

Essa turma não tem jeito mesmo!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

TJMA recebe lista dos candidatos da advocacia que concorrem a vaga de desembargador

Guerreiro Júnior diz que há um clamor na magistratura pelo  preenchimento da vaga (Foto: Ribamar Pinheiro)
Guerreiro Júnior diz que há um clamor na magistratura pelo preenchimento da vaga

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu nesta quarta-feira (31) a lista sêxtupla dos candidatos que concorrem à vaga de desembargador pelo quinto constitucional, reservada à seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA).

“Temos necessidade de prover essa vaga. Há um clamor na magistratura pelo seu rápido preenchimento. Cada desembargador analisa, em média, 1.400 processos ao ano. Se há um magistrado a menos, fica evidente que os outros terão mais trabalho. Com mais um desembargador, poderemos receber e julgar mais recursos, e com melhor taxa de atendimento à sociedade”, afirma o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior.

Ele disse que o Tribunal irá examinar cuidadosamente todos os requisitos previstos no artigo 94 da Constituição Federal, que estabelece as regras para preenchimento da vaga. "O novo membro da Corte irá integrar a 5ª Câmara Cível,que funciona desde sua instalação com um membro vogal. A falta de um desembargador tem prejudicado a produtividade, tanto que a mencionada câmara teve uma diferença de um terço em relação à produtividade das demais”, comenta o presidente do TJMA.

A escolha da lista tríplice pelo Tribunal ocorrerá em sessão plenária administrativa, em data a ser definida pela presidência da Corte. No processo de formação da mencionada lista, cada desembargador votará em três nomes, considerando-se indicados os mais votados. Se for necessário um segundo escrutínio, nele concorrem os mais votados.

Formada a lista tríplice, ela será enviada pelo Judiciário à chefe do Executivo Estadual, Roseana Sarney, que tem a prerrogativa final de escolher, entre os três selecionados pelos magistrados do TJMA, o novo desembargador.

QUINTO CONSTITUCIONAL - A Constituição Federal, em seu artigo 94, estabelece que um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

A escolha de candidatos oriundos da advocacia para vagas de juízes nos tribunais estaduais é promovida pelas seccionais da OAB nos Estados. Para as vagas em âmbito nacional a escolha é feita pelo Conselho Federal da Ordem.

A lista sêxtupla encaminhada pelo braço maranhense da OAB ao Tribunal é composta pelos advogados Ricardo Tadeu Duailibe, Daniel Jerônimo Leite, Gilson Ramalho de Lima, José Magno Moraes de Sousa, José Claudio Pavão Santana e Riod Barbosa Ayoub.
 
Assessoria de Comunicação do TJMA

Vasco acerta com experiente zagueiro Cris, do Grêmio !

Jogador não vinha tendo oportunidades na equipe gaúcha. Na França, foi campeão ao lado de Juninho Pernambucano.

Cris - Treino do Grêmio (Foto: Alexandre Loureiro)
Sem alardes, o Vasco acertou a contratação do experiente zagueiro Cris, de 36 anos, que estava no Grêmio. O contrato do atleta deverá ter duração até o fim do ano. Ainda não há uma data prevista para sua apresentação.

O jogador não vinha tendo oportunidades na equipe gaúcha. Ele perdeu ainda mais espaço com a chegada de Rhodolfo, que estava no São Paulo. No Campeonato Brasileiro de 2013, foi relacionado para o banco nos nove jogos do Tricolor, mas atuou em apenas trê


Nesta quarta-feira, Cris não entrou na lista dos jogadores que enfrentarão o Corinthians no Pacaembu.

O defensor está dentro perfil que a diretoria cruz-maltina procura, já que possui larga experiência no futebol nacional e internacional, com diversos títulos no currículo. 

Cris é bicampeão brasileiro e teve passagens marcantes por Corinthians, Cruzeiro, entre outros. No Lyon, da França, foi tetracampeão nacional e atuou ao lado de Juninho Pernambucano.


PORR QUE NÃO NA UPA? Sarney chega a São Paulo para continuar tratamento

Senador seguiu para o Hospital Sírio Libanês, segundo a família. José Sarney estava internado desde domingo (28) em São Luís.



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) (Foto: Antônio Cruz/ABr)
O senador José Sarney (PMDB-AP) (Foto: Antônio Cruz/ABr)


O senador José Sarney (PMDB-AP),  de 83 anos, chegou a São Paulo no início da tarde desta quarta-feira (31), de acordo com informações passadas pela família do político. José Sarney  recebeu alta do Hospital UDI, em São Luís, por volta de 7h30 desta quarta e seguiu direto para o Hospital Sírio Libanês.

O boletim médico divulgado nessa terça-feira (30) informou que ele havia apresentado melhora clínica após dois dias de internação. De acordo com a assessoria de imprensa do senador, ele foi levado para o Hospital UDI após sentir-se mal durante o casamento de uma neta. Os assessores informaram que o próprio Sarney, “por precaução”, optou por ficar no local, onde fez exame de sangue e um raio-X .



O primeiro boletim médico divulgado no domingo (28) informou que exames iniciais laboratoriais, clínico e de imagem não apontaram “alterações significativas” na saúde do parlamentar. No entanto, novo boletim divulgado na manhã de segunda-feira (29) informou que o político permaneceria "internado até a sua completa recuperação" e que havia sido detectado "processo de infecção pulmonar agudo".

Em maio deste ano, Sarney foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal após sentir dores no peito. Ele foi liberado pela equipe médica logo depois de passar por exames.
No ano passado, ele ficou internado em São Paulo após ter corrido risco de um infarto. Na ocasião, fez exames que detectaram o entupimento de uma artéria e foi submetido a um cateterismo seguido de uma angioplastia. Sarney, que foi presidente do Senado e presidente da República, completou 83 anos em abril deste ano.

Ainda dizem que Português é burro: Lisboeta vai ganhar


O lisboeta Bernardo Andrade Rodrigues foi escolhido entre 10 mil candidatos de todo o mundo e, durante seis meses, vai ganhar 1.500 euros





Bernardo Andrade Rodrigues, o português escolhido para ganhar 1.500 euros para ser profissional de cerveja por seis meses
Foto: Divulgação


Bernardo Andrade Rodrigues, o português escolhido para ganhar 1.500 euros para ser profissional de cerveja por seis meses.

Escolhido entre mais de 10 mil candidatos de todo o mundo, o lisboeta Bernardo Andrade Rodrigues ocupa desde o início do mês o cargo de profissional de cerveja da Guinness em Portugal. Bernardo, de 39 anos, participou da campanha lançada pela cervejaria em março e foi contratado por seis meses, com um salário de 1.500 euros por mês (cerca de R$ 4.500). Formado em economia, com mestrado em tecnologia e em ciências gastronômicas e cursos de ator e roteiro, Bernardo atribui à sua experiência acadêmica e paixão pela gastronomia o fato de ter sido selecionado pela cervejaria — e ao seu gosto por tomar cerveja, é claro.

— Beber e fazer cerveja são duas das minhas atividades preferidas — conta Rodrigues, que também é dono de um restaurante nos arredores de Lisboa, em entrevista por e-mail ao Boa Chance. — Além disso, tenho competências a nível da gastronomia, de fazer cerveja, da escrita e de vídeo, skills que acabam por ser essenciais para o desenvolvimento da profissão.

 No início de julho, Rodrigues embarcou para sua primeira experiência profissional: uma viagem á fábrica da Guinness, na Irlanda, para receber formação para exercer o cargo, que, entre suas atribuições, exige a degustação da cerveja, visitar bares e relatar as experiências nas redes sociais. Rotina, que apesar de divertida, não é tão fácil, segundo o lisboeta:

— A minha rotina não é nada fácil. Ser Profissional da Cerveja é, ao contrário do que as pessoas pensam, um trabalho muito exigente. As pessoas não imaginam o esforço e concentração que são necessários para manter o copo equilibrado cada vez que bebo um chope perfeito. Visto o meu uniforme de Profissional da Cerveja com orgulho e encaro o almoço com o maior profissionalismo que se pode exigir, porque este é o momento em que bebo a primeira pint do dia — brinca Rodrigues, que lista a parte séria do trabalho. — Durante a tarde ocupo a minha agenda com workshops sobre a Guinness nos diversos irish pubs de Portugal. Ensino a tirar o pint perfeito e inclusivamente dou alguns exemplos criativos de como o fazer. Outra das minhas tarefas passa por partilhar os valores da marca, como a amizade, e dar a conhecer algumas curiosidades nas redes sociais.
Ele diz que os amigos e familiares ficaram com um sentimento de “inveja saudável” quando souberam que ele havia sido o escolhido para o cargo, mas que a maioria das pessoas se surpreende quando ele conta que é pago para ser um profissional da cerveja.

— Para beber cerveja não é preciso ser profissional, é apenas preciso gostar. Por isso é normal que tenha de fazer mais do que isso. Mas não vou negar que é uma grande parte do meu trabalho e que ser pago para o fazer é um sonho tornado realidade.

O contrato com a Guinness acaba no fim do ano, mas Rodrigueso não está preocupado com o que vai acontecer depois disso.

— Não penso muito no futuro para ser sincero. Gosto de estar focado no que estou a viver no momento e por agora estou a adorar ser Profissional da Cerveja. Gostarmos do que fazemos é certamente o mais importante e é o que vou continuar a fazer quando esta etapa terminar.





Em São Luís, homem é assassinado em parada de ônibus

Segundo a PM, autor do crime teria 74 anos e foi preso em flagrante. Os dois moravam no mesmo condomínio e teriam uma rixa.


Jovem de 22 anos foi assassinado nesta quarta (31), em São Luís (Foto: João Ricardo/G1 Maranhão)

Jovem de 22 anos foi assassinado nesta quarta (31), em São Luís (Foto: João Ricardo/G1 Maranhão)

Um homem foi assassinado, na tarde desta quarta-feira (31), em São Luís, atrás da parada de ônibus localizada ao lado do Condomínio Novo Tempo, Calhau, na Avenida Jerônimo de Albuquerque.

A vítima é Marcelo Henrique Silva Gusmão, 22 anos, e seria moradora do condomínio. Segundo o major Wellington Araújo, da Polícia Militar, o autor do crime, Vildaci Guterres Cavalcanti, foi preso em flagrante e teria 74 anos. Ele foi encaminhado para o 4º Distrito Policial, no bairro Vinhais.

De acordo com o policial militar, o motivo do crime serima uma 'rixa' entre os dois.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Senador José Sarney pode ter alta na quarta-feira

Segundo boletim médico divulgado no fim da manhã de terça-feira (30), quadro clínico apresentou melhora.

O senador José Sarney apresentou melhora em seu quadro clínico e, segundo boletim médico divulgado no fim desta manhã (30) ele respira sem a necessidade de aparelhos e mantém os sinais vitais estáveis.

Sarney está se tratando de um processo infeccioso pulmonar e passou mal na madrugada de domingo, durante o casamento de uma de suas netas. Em virtude da melhora de seu estado de saúde não é mais cogitada sua transferência para o estado de São Paulo.

Veja, a seguir, o boletim médico divulgado há pouco.

boletim médico foi divulgado na manhã desta terça-feira (30).

Após declaração do papa, padre excomungado por defender gays vai à Justiça contra punição

CRISTINA CAMARGO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BAURU



Impulsionado pelas declarações do papa Francisco sobre homossexuais, o padre Beto, excomungado em abril deste ano após declarações de apoio a gays, decidiu recorrer à Justiça para tentar anular sua exclusão da Igreja Católica.

Roberto Francisco Daniel, 48, conhecido como padre Beto, contratou advogados e protocolou na segunda-feira uma medida cautelar contra a Diocese de Bauru (329 km de São Paulo). Questiona a forma como foi expulso da igreja, num tribunal em que, segundo ele, compareceu sem saber do que se tratava e sem direito à defesa.

Ele estudava a possibilidade de ir à Justiça desde a época do excomunhão, mas diz que a postura do papa Francisco o estimulou ainda mais. No final de sua visita ao Brasil, o papa fez a mais ousada declaração de um pontífice sobre o homossexualismo. "Se uma pessoa é gay e busca Deus, quem sou eu para julgá-la?", disse.

A ação judicial tramita na 6ª Vara Cível de Bauru. O religioso alega que tratado assinado entre o Vaticano e o governo brasileiro determina que o sistema constitucional e as leis brasileiras sejam seguidos pela igreja. Beto afirma que, além de não ter tido direito de defesa, a decisão foi publicada no mesmo dia em que foi tomada, no site da diocese.

"Fui tratado como um adolescente. Fui exposto publicamente", diz. "Essa ação judicial é também para que todo brasileiro entenda que nenhuma instituição pode fazer isso com uma pessoa".
O ex-padre disse que acreditava que seu processo de excomunhão não estivesse encerrado e ainda teria de ser assinado pelo Vaticano. Ao estudar o caso, descobriu que a decisão da Diocese de Bauru é definitiva na igreja. Por isso resolveu tentar revertê-la na Justiça.

"Não movo uma ação contra a Igreja Católica. Existe igreja e igreja. A ação é contra a diocese", ressalta.

Antes da excomunhão, Beto havia decidido pedir um afastamento temporário de suas funções. Isso aconteceu depois que o bispo de Bauru, Dom Caetano Ferrari, 70, determinou uma retratação por causa de entrevistas em que o religioso falava sobre os homossexuais e questionava o conservadorismo da Igreja Católica.

A Diocese de Bauru ainda não se manifestou sobre a ação judicial. O argumento oficial para a excomunhão foi que Beto "negou categoricamente a cumprir o que prometera em sua ordenação sacerdotal: fidelidade ao Magistério da Igreja e obediência aos seus legítimos pastores".

Depois da excomunhão, Beto seguiu dando aulas em universidades, concedeu entrevistas para programas de TV e escreveu o livro "Verdades Proibidas - ideias do padre que a igreja não conseguiu calar", lançado esta semana.

TJMA adquire prédio e amplia complexo de edificações do Judiciário

Guerreiro Júnior explica que há necessidade de criar novos espaços para atender às demandas judiciais (Foto: Ribamar Pinheiro)
Guerreiro Júnior explica que há necessidade de criar novos espaços para atender às demandas judiciais (Foto: Ribamar Pinheiro)

Dando continuidade ao plano de ampliação da infraestrutura física do Judiciário, visando garantir condições de atendimento adequadas à população, o Tribunal de Justiça do Estado (TJMA) efetuou a compra de um prédio localizado em frente à sede oficial da Corte, na Praça Pedro II, nº221 (Centro Histórico).

O imóvel – que custou R$ 1,2 milhão – abrigará unidades administrativas e de prestação jurisdicional que serão remanejadas do prédio-sede para as novas instalações. Ele foi adquirido com recursos oriundos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário (FERJ), após análise técnica e negociação dos diretores Luis Carlos Calvet (Financeiro) e Ruy Barbosa Sobrinho (Engenharia).

“O imóvel se mostrou adequado para incorporação ao patrimônio imobiliário do Judiciário, podendo ser, em curto prazo, planejado para receber as unidades operacionais que têm espaço físico limitado na sede do TJMA. Dessa forma, daremos condições de trabalho aos servidores e atenderemos melhor à sociedade”, ressalta o presidente da Corte, desembargador Guerreiro Júnior, informando que a destinação dos setores que mudarão para o novo anexo está sendo avaliada pela administração do Tribunal.

Guerreiro Júnior explica que há necessidade de criar novos espaços para atender às demandas judiciais e prevê a ampliação das existentes, como gabinetes para os novos desembargadores, unidades de monitoramento de segurança, entre outras.

“Estuda-se a aquisição de prédios na proximidade da sede do Tribunal para abrigar um efetivo não inferior a 100 servidores. O remanejamento e adequação das unidades são imprescindíveis e serão feitas antes da mudança dos setores para as novas instalações”, calcula o presidente do TJMA.

HISTÓRICO– O terreno do novo prédio tem 980,10m², sendo 767m² de área construída. O casarão é do início do século XX e possui aspectos da arquitetura holandesa.

Construído no centro antigo de São Luís – área tombada pelo Patrimônio Histórico – o prédio era um sobradinho, demolido e transformado numa casa e escritório pelo imigrante português José Lopes Cunha, caixeiro despachante que se transformou na maior liderança comercial da sua época. Foi vendido pela primeira vez em 1921, no valor de vinte contos de réis.

ANEXOS- As unidades operacionais do TJMA estão distribuídas em vários prédios e formam um complexo de edificações composto pela sede oficial do Tribunal e por mais quatro anexos que abrigam as salas da Divisão Médica, Apoio Administrativo, Informática, gabinete de desembargadores e o Pleno, somando cerca de 7.640 metros quadrados.

Fazem parte do conjunto de anexos do TJMA os prédios localizados no bairro da Alemanha (Material e Patrimônio), Rua do Egito (Centro Administrativo), Rua da Estrela (Coordenações de Recursos Constitucionais e de Processos Administrativos).
 
 
Andréa Colins

Assessoria de Comunicação do TJMA

Elite do Ministério do Esporte viaja de executiva por R$ 700 mil

blog do Rodrigo Mattos

Sob a administração de Aldo Rebelo, o Ministério do Esporte tem sido generoso com seus funcionários de elite. Por opção da cúpula da pasta, os donos dos principais cargos na pasta têm viajado para todos os lugares do mundo em classe executiva. Segundo levantamento do blog, desde o início de 2012, já foram gastos R$ 700 mil em 38 viagens com servidores que poderiam se deslocar com passagens econômicas pelas regras do governo.

Pela legislação em vigor, o ministro tem direito a viajar de primeira classe, da qual ele tem aberto mão. É obrigatório ainda que seus secretários e funcionários com cargo DAS 6 desfrutem da classe executiva, o que tem sido respeitado.

Quanto a outros servidores de cargos de coordenação, com DAS 5 ou 4, o Ministério pode lhes dar ou não o direito de viajar no setor superior do avião em voos acima de 8 horas. Generosa, a pasta tem dado esse benefício a todos dessas categorias.

Já foram 20 funcionários que viajaram nessas condições. Em maio de 2012, por exemplo, Carlos Henrique Cardim teve uma passagem de ida e volta para Pequim comprada por R$ 46,7 mil. Participou de um grupo de trabalho para troca de informações sobre os Jogos Olímpicos. Ele tem um cargo de direção e assessoramento superior, com DAS 5.

Outros assessores que costumam acompanhar o ministro, como Ricardo Gomyde, também o tem estado ao seu lado na classe executiva, em idas a Zurique para encontros da Fifa. Boa parte deles foi no setor mais espaçoso do avião para observar os Jogos de Londres-2012.

Ressalte-se que o ministério não descumpre a lei. Essa lhe dá o direito de conceder as passagens executivas a esses funcionários de elite, como explicou o Ministério do Planejamento. Mas isso não é obrigatório, o que significa que o dinheiro poderia ser economizado ou não.

Além das passagens, os servidores da pasta gozam de diárias que também são reguladas por decretos. Um funcionário de alto escalão, na Europa,  tem direito a um valor por dia pouco superior a R$ 900, dependendo do câmbio. Isso inclui o pagamento de hotéis, comida e transporte.

Até a publicação deste post, o Ministério não havia se manifestado sobre o uso de passagens executivas por seus funcionários de elite.

ALTO PARNAÍBA - Ex-prefeita é acionada por irregularidades em prestações de contas

A Promotoria de Justiça da Comarca de Alto Parnaíba ingressou com duas Denúncias e uma Ação Civil Pública de execução forçada contra Raimunda de Barros Costa, ex-prefeita do município. As ações do Ministério Público foram motivadas por irregularidades nas prestações de contas dos exercícios financeiros de 2003 e 2004, observadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Na prestação de contas de 2003, o TCE apontou uma série de irregularidades, com a execução de despesas sem a realização prévia de processos licitatórios em favor da empresa H M Sat Ltda. O total das despesas chega a mais de R$ 32 mil. A promotora de justiça Aline Silva Albuquerque, autora da ação, ressalta que não houve licitação e nem comprovação de que esse seria um fornecedor exclusivo, o que adequaria o caso às regras de inexigibilidade de processo licitatório previstas em lei.

Na Denúncia, o Ministério Público requer a condenação da ex-prefeita com base no artigo 89 da Lei de Licitações, que prevê pena de detenção de três a cinco anos, além de multa, para o crime de "dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei".

Já a ação de execução forçada cobra o pagamento de R$ 6.205,79. Esse é o valor atualizado, acrescido de juros, da multa aplicada pelo Tribunal de Contas do Estado à ex-gestora. O valor original era de R$ 2.362,30. O Ministério Público pede que a Justiça conceda prazo de três dias para que a dívida com o Estado do Maranhão seja quitada. Em caso negativo, o MPMA pede que sejam penhorados bens de Raimunda de Barros Costa em valor suficiente ao pagamento do débito.

2004
Na análise da prestação de contas do ano seguinte da Prefeitura de Alto Parnaíba, mais uma vez o TCE observou a realização de gastos sem os devidos procedimentos licitatórios. Em 2004, no entanto, a prática se repetiu por 82 vezes, com pagamentos a vários credores, resultando no montante de R$ 915.054,94.

Dessa forma, o Ministério Público requer a condenação de Raimunda de Barros Costa com base no artigo 89 da Lei de Licitações (detenção de três a cinco anos, mais multa) e no artigo 71 do Código Penal, que prevê o aumento da pena em um sexto a até dois terços pela repetição do crime.


Redação: Rodrigo Freitas (CCOM - MPMA)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Abel Braga não resiste à 5ª derrota seguida e é demitido do Fluminense



Renan Rodrigues
Do UOL, no Rio de Janeiro

Abel Braga não é mais o técnico do Fluminense. A decisão foi tomada em reunião com o vice-presidente de futebol Sandro Lima durante a madrugada e será confirmada na tarde desta segunda-feira, em coletiva a ser realizada na sede das Laranjeiras. O treinador não resistiu à sequência de cinco derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, a última delas por 2 a 0 contra o Grêmio, no domingo, em Porto Alegre.

No desembarque da delegação tricolor no Rio de Janeiro no início da tarde desta segunda-feira, o treinador, Sandro Lima e o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, adotaram o silêncio e não falaram sobre o assunto, o que só irá ocorrer na entrevista no final da tarde.

 A diretoria corre atrás de um nome para substitui-lo, mas ainda não há um consenso. Vanderlei Luxemburgo agrada a Celso Barros, presidente da patrocinadora Unimed, mas não é visto com bons olhos pela diretoria. O nome de Cristóvão Borges recebeu elogios, mas a intenção do treinador é cumprir seu contrato no Bahia. Já Ney Franco, que também foi sondado, rejeitou convites de Celso Barros no passado e ambos teriam que superar um atrito na relação.

Abel Braga deixa o Fluminense na 17ª colocação, com nove pontos em nove jogos. Na partida contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, às 19h30, no Maracanã, o time das Laranjeiras poderá ser comandado pelo técnico da equipe juvenil Marcelo Valadares A comissão técnica do treinador é permanente e deve acompanhá-lo na saída. O treinador dos juniores do Flu, Marcelo Veiga, está em excursão com os jovens da base na Alemanha.

Abel Braga chegou ao Fluminense em junho de 2011 para sua segunda passagem pelo clube carioca. Após um início complicado, ele conquistou a vaga à Libertadores no mesmo ano e terminou o torneio nacional em 3º. Na temporada seguinte, ganhou o Campeonato Carioca e o título Brasileiro com três rodadas de antecedência. A decepção veio com a eliminação nas quartas de final da Libertadores, que se repetiu neste ano, na mesma fase.

No final da temporada passada, Abel recebeu sondagens do Internacional, mas preferiu continuar após renovar o contrato. Ele deixa o Fluminense com 217 jogos (nas duas passagens), com 114 vitórias, 44 empates e 59 derrotas. O agora ex-treinador também se tornou recentemente o profissional que mais comandou o Fluminense em toda a história do Campeonato Brasileiro, com 119 jogos. Zezé Moreira, com quatro passagens pelo clube, lidera o ranking de treinadores com mais jogos: 474.

Um em cada cinco ônibus de São Luís tem mais de 13 anos

Informação foi dada pela superintendente de transportes da SMTT, Cíntia Fonseca em entrevista à Mirante AM.

Das 22 empresas habilitadas a operar no transporte coletivo de São Luís, pelo menos sete tem mais da metade de sua frota com mais de 10 anos de vida útil. A constatação é da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) que inicia nesta segunda-feira (29) uma série de vistorias aos veículos.

De acordo com a superintendente de transportes da SMTT, Cíntia Fonseca, a atual frota de ônibus da capital é de 1.392 veículos. Destes, 308 têm a fabricação anterior ao ano de 2000. A lei municipal 3.430 determina que os veículos que fazem o transporte coletivo de São Luís devem ter, no máximo 7 anos de utilização.

Entre as 22 empresas, duas chamam atenção por ter toda suas frotas completamente envelhecidas: a Santa Clara e a Premium. Ambas tem ônibus com mais de 10 anos de operação nas ruas e avenidas da capital maranhense.

A superintendente disse também que, a partir desta semana, todos os ônibus serão inspecionados. A iniciativa foi justificada pelas constantes reclamações de usuários de transporte coletivo e a ideia é cobrar que as empresas de transporte de passageiros da capital troque, dentro de 120 dias, os veículos mais antigos.

“Se a gente for cumprir a lei, acaba até paralisando o transporte público. Há uma carência muito grande e a gente percebe que há um caos no transporte urbano. Temos uma frota totalmente envelhecida e a gente não pode tomar uma medida de forma imediata e sim de forma gradual. Os ônibus que passarem pela vistoria e estiverem em condições de rodar, continuam, e os que não estiverem deixarão de rodar”, taxou.

Relembre – Em março, 40 pessoas ficaram feridas depois que a barra de direção de um ônibus da empresa Pericumã que faz a linha Tropical São Francisco bateu violentamente contra um poste e o muro de uma residência.


Acidente com ônibus antigo em março deste ano. Foto: Douglas Pinto / TVMirante.

Doses de uísque agravaram pneumonia do senador Sarney

do blog LUIS CARDOSO


O senador José Sarney (PMDB-AP) permanece no UDI Hospital desde a madrugada de domingo, quando teve que ser levado para aquela unidade hospitalar com um quadro de febre e calafrio.

Na verdade, o ex-presidente da República havia participado da festa de casamento de sua neta, Maria Fernanda, que casou com Felipe Saldanha Santos. Ela é filha do empresário Fernando Sarney.
Entre conversas animadas, o maranhense chegou a tomar três doses de uísque, o que lhe agravou o estado febril. No hospital foi detectado que o senador sofre de pneumonia, que vem sendo tratada agora com cuidado.
O UDI não confirmou até agora o quadro real de saúde do senador e nem também se haverá necessidade de tratamento fora do Maranhão. É provável que Sarney permaneça mais dois dias em estado de absoluto repouso.
Esta é a segunda vez que o senador teve que ser hospitalizado com o casamento de netas. Na primeira, um dia antes do matrimônio de Maria Adriana Sarney, no final de 2012.

Mulher que diz ter namorado Dilma Roussef quer pensão na justiça


A doméstica Verônica Maldonado (foto), afirma que teve um longo romance com a ex-guerrilheira e atual presidente da república, Dilma Rousseff.
Verônica disse que pode provar a relação amorosa com Dilma, por que tem fotos, cartas e outros documentos e por isto vai mover uma ação contra a presidente pedindo o direito à uma pensão mensal, já que, por mais de quinze anos a doméstica deixou de trabalhar e de estudar para se dedicar apenas a vida conjugal com Dilma.
O advogado Celso Langoni Filho, citou o artigo 226 da Constituição, dizendo que a família é um bem da sociedade e que tem proteção especial do estado. A doméstica que amava Dilma foi jogada à escanteio logo depois que a guerrilheira foi trabalhar em Brasília.

Sarney segue internado em São Luís com infecção respiratória


O senador José Sarney (PMDB-AP), internado desde 0h30 de domingo (28) no UDI Hospital, em São Luís, no Maranhão, deve continuar internado na unidade hoje (29), contrariando as expectativas de assessores que acompanham o parlamentar. Segundo a assessoria do hospital, o quadro do parlamentar, apesar de estável, recomenda internação por mais tempo.

O senador foi levado para o hospital, depois de passar mal no casamento de uma das netas, sentindo calafrios e febre. Até ontem (28), o corpo médico liderado pelo cardiologista Carlos Gama não havia identificado nenhum problema mais grave. No entanto, "após a realização de investigação clínica, laboratorial e radiológica detectou-se a presença de infecção respiratória aguda" destacou Gama, em boletim médico divulgado há pouco pelo hospital. O médico reforça que o senador está respondendo bem ao tratamento mas deve permanecer internado até a recuperação total.

De acordo com a assessoria do UDI, como o parlamentar está sendo tratado com antibióticos, os médicos decidiram mantê-lo internado por mais tempo. O quadro não é grave, de acordo com o último boletim e a decisão de manter o senador no hospital foi tomada como medida de cautela. O cardiologista Carlos Gama é diretor do hospital e médico de confiança de Sarney.

José Sarney, 83 anos, começou a carreira política em 1955. Em quase 60 anos de atuação política o parlamentar foi deputado federal e senador por diversas vezes e presidente da República em 1984, quando assumiu o cargo após a morte de Tancredo Neves, presidente eleito depois do movimento das Diretas Já. Sarney era o vice-presidente eleito.

José Sarney dá entrada em hospital em São Luís

O Imparciial Online
O senador José Sarney (PMDB-AP) deu entrada, na madrugada deste domingo (28/7) na urgência do Hospital UDI, em São Luís.
Segundo o Boletim Médico, assinado pelo Dr. Carlos Gama, o político chegou no hospital por volta das 00h30 com quadro de febre e calafrio, compatível com um processo infeccioso agudo.
Exame clínicos laboratoriais e de imagem não evidenciaram alterações clínicas significativas.
O senador encontra-se acompanhado de seus familiares e deve permanecer sob cuidados médicos por tempo indeterminado.


Prefeito de Igarapé Grande impede entrada de maquinários de Eike Batista no município

Segundo o blog  do Fernando Ramos, prefeito Bruno Galvão impediu a entrada de maquinário do grupo OGX, do empresário Eike Batista na cidade. 

As informações dão conta de que no último dia 15, o  ex-prefeito e atual secretário municipal de Obras, Raimundo Breado, determinou que funcionários da prefeitura cavassem  um buraco no desvio da ponte da Gonçalinha, na divisa do município.

O buraco provocou um desvio forçado do maquinário da  empresa OGX que transportaria materiais e maquinário para o local onde estaria sendo construído um poço gás. As máquinas e os veículos de grande porte não podem passar pela ponte que não tem condições estruturais para suportar o peso elevado.

Um morador do povoado Santo Antônio dos Vieira em Igarapé Grande,  informou que a prefeitura teria tomado a decisão me em represália a uma promessa  da empresa  OGX que teria se prontificado a reformar a estrada usada para transportar o maquinário da empresa.

No momento, a cidade conta apenas com uma ponte que fica no desvio da estrada e cuja estrutura frágil inviabiliza  a passagem das máquinas pesadas da OGX.

Desde abril, as empresas de Eike Batista no Maranhão sofrem represálias. Em Santo Antônio dos Lopes, trabalhadores da OGX fizeram um protesto em frente a sede da empresa para reivindicar o pagamento de dívidas trabalhistas.

Semana passada, representantes do dono do grupo X estiveram reunidos com a governadora Roseana Sarney para tratar da situação da empresa no Maranhão. 

Veja as fotos:

buraco 1
buraco 2
Funcionários da OGX impedidos de entrar em Igarapé Grande
Funcionários da OGX impedidos de entrar em Igarapé Grande Crédito das fotos: Blog do Fernando Ramos

Vice nunca participou de ato do Governo Itinerante

macaxeira roendo unha

Se depender da relação política ou pessoal entre o vice-governador do Maranhão, Washington Oliveira (PT), e o candidato ao governo, Luis Fernando Silva (PMDB),  a manutenção da aliança PT/PMDB está comprometida. O candidato do grupo Sarney acha tão desprezível a presença de Washington, que nunca o convidou nem para o Governo Itinerante.

O vice-governador aproveita a eleição do PED (Processo de Eleição Direta) do PT como desculpa para sua ausência nas agendas políticas de Luis Fernando no interior do Estado. Mas nos bastidores políticos todos sabem que os dois não se suportam.  O vice-governador reclama que enquanto Luis Fernando esteve à frente da Casa Civil foi tratado a “pão e água”.  A vice-governadoria não tem orçamento, e toda sua estrutura é subordinada à Casa Civil.

A manutenção da aliança PT/PMDB aqui no Estado vai depender do comportamento dos presidenciáveis nas pesquisas.  A equação é a seguinte: com o crescimento dos candidatos a presidente da republica, a tendência da oligarquia é perder o interesse e os motivos que mantém a aliança aqui. Essa conjuntura vai depender do crescimento de Marina Silva (sem partido), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Apesar de não ter nenhuma expressão eleitoral que possa contribuir para a oposição ou para a eleição de Luis Fernando – o vice-governador, simbolicamente, representa a entrega do PT aos Sarney. Então, tudo de negativo que acontecer na manutenção da aliança entre os dois partidos para 2014 será depositado na conta de Macaxeira.