Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

CONVERSANDO COM O DR. CARLOS SÉRGIO





Em um animado e descontraído bate papo, à mesa do Restaurante Dona Maria, o advogado Carlos Sérgio, especialista em Direito Eleitoral, fez um relato sobre sua carreira de advogado, viagens, infância em Vargem Grande, e, claro sobre a atual conjuntura política dos Municípios de Nina Rodrigues e Vargem Grande.
Primeiro, pediu desculpas por ter atrasado, pois tinha chegado de viagem e estava muito cansado. De pronto, entendendo que o advogado, defende clientes em municípios diferentes, não chegamos nem a considerar desculpas, pois achamos irrelevante, e o interessante seria a companhia e o belo papo que teceríamos.

Ao lado de João Braga Neto e Francisco Carvalho, os blogueiros do peixe com batata news, declarou seu posicionamento acerca do descontentamento com a atual gestão do Prefeito Riba do Xerém, de Nina Rodrigues, o qual onde acha que o mesmo traiu a ex-prefeita Iara Quaresma, pois, na sua visão, acha que sem o apoio dela, o mesmo não teria obtido êxito nas urnas. Além de considerá-la a maior liderança e força política de Nina Rodrigues. 

Disse ainda, que o mesmo não honrou com o que lhe prometera, pois fez duas defesas para vereadores do lado político do prefeito, que corriam o risco de não serem diplomados. Casos bastante difíceis os quais obteve êxito. Sendo que ainda não recebeu por estas intervenções, tampouco as promessas feitas pelo prefeito, foram concretizadas.

Pertinente ao Município de Vargem Grande relatou que o Prefeito Edvaldo, na sua concepção, está no caminho certo, pois está trazendo à comunidade vargem-grandense sua dignidade de cidadão. Continuando o bom trabalho desenvolvido pelo Prefeito Miguel Fernandes.

Aduziu ainda que o Promotor da Comarca, o qual tem grande apreço, deveria está mais presente em suas ações, para evitar as improbidades causadas pelo mal uso do dinheiro público.

Afirmou ainda que é amigo de infância do Deputado Estadual Fábio Braga, e que sempre esteve ao seu lado, durante suas campanhas, tendo inclusive, conseguido eleitores e bancados despesas do seu próprio orçamento, em suas campanhas. Que o Deputado, como jovem que é, o acha pouco atuante, que deveria defender melhor seus posicionamentos. Nesse momento, os dois falarem-se por telefone, marcando encontro para conversarem a posteriori.

 Afirmou que sente muito por não ser correspondido pelo amigo Fábio, que chama de “FABINHO”, pois se sente abandonado pelo amigo. Mas não sente mágoa, pois sua amizade vem de longas datas.

Só não admitiu que na infância seu time, perdia todas às vezes que jogava com o time de João Braga Neto, de Nina Rodrigues. Chegando a chamar para jogar em seu time alguns jogadores do time oposto.

É verdade que tudo não passou de um encontro de velhos amigos de infância, nos quais a família Braga e a família Carvalho Barros, leia-se “Carlos Medeiros”, são muito próximas, tendo construído uma amizade durante todo esse tempo.


STF deve retomar julgamento do mensalão até o meio de agosto

Análise de recursos dos condenados deve durar pelo menos um mês. STF decidiu que relator avisará sobre início do julgamento 10 dias antes.

Do G1, em Brasília
 
 
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, em sessão nesta quinta (21) (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF) 
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, em sessão do STF (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pretende anunciar no dia 1º de agosto, na volta do recesso do Judiciário, que o julgamento dos recursos dos condenados no processo do mensalão entrará na pauta do plenário no prazo de dez dias. Com isso, a análise dos embargos deverá começar no dia 12 (uma segunda-feira) ou 14 de agosto (uma quarta), a depender da decisão dos demais ministros se haverá também sessões às segundas-feiras, para acelerar o julgamento, como ocorreu na análise da ação principal, no ano passado.

O anúncio da retomada do julgamento deverá ser feito aos demais ministros do STF na primeira sessão após o recesso do Judiciário. No mesmo dia, Barbosa também deve levar à discussão do plenário a necessidade de convocação das sessões extras - atualmente, a corte só se reúne quartas e quintas.

A estimativa é de que o julgamento dos recursos dos 25 condenados pelo STF no segundo semestre do ano passado dure pelo menos um mês.

Os ministros decidiram em maio, em sessão administrativa, que Barbosa comunicará o início do julgamento dos recursos com 10 dias de antecedência. Isso será feito para que os ministros e advogados de defesa se preparem novamente para a análise do caso.

Em razão da chegada de Luís Roberto Barroso, a corte estará com a composição completa, 11 ministros, para o julgamento dos recursos.

O plenário também deve decidir se mantém ou não a decisão tomada por Joaquim Barbosa isoladamente de que não são cabíveis os embargos infringentes, recursos para condenações não unânimes que podem levar a novo julgamento.

Joaquim Barbosa entra de férias nesta sexta e só retorna ao tribunal no dia 1º. No período, o ministro Ricardo Lewandowski assumirá a presidência do tribunal.

 Recursos
 
Os chamados embargos de declaração que serão julgados pedem, entre outras coisas, penas menores e um novo acórdão do julgamento (documento que resume a decisão) em razão de falas retiradas. Depois do julgamento dos embargos de declaração, cabem embargos dos embargos.

O tribunal decidiu que os condenados só poderão ser presos após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos. No caso do deputado Natan Donadon, no julgamento do segundo recurso, a corte entendeu que os embargos eram protelatórios e expediu o mandado de prisão. O caso pode servir de precedente para o julgamento dos recursos do mensalão.

Durante o julgamento do processo do mensalão, que durou 53 sessões entre 2 de agosto e 17 de dezembro do ano passado, 25 foram condenados e 12 absolvidos. O Supremo entendeu que houve um esquema de desvio de dinheiro público e de compra de votos de parlamentares para apoiar projetos do governo federal nos primeiros anos da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, opinou pela rejeição de todos os embargos de declaração. O mandato de Gurgel na Procuradoria termina em 15 de agosto e ele pode participar de parte do julgamento.

Conversa com Dilma

Nesta sexta, Joaquim Barbosa se reuniu com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto para discutir a situação do sistema carcerário. Por mais de uma vez, Barbosa criticou a situação dos presídios no país e pediu a reunião com a presidente para solicitar mais investimentos da União.

A continuidade da discussão deve se dar com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que também participou do encontro e comanda a pasta responsável pela segurança púlblica.

Está em gestação no governo federal um pacto entre Executivo, Judiciário e Legislativo para reduzir a superlotação dos presídios e melhorar a condição de vida dos detentos.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

VARGEM GRANDE - MPMA denuncia ex-prefeito em ação penal por contratações irregulares

Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande ingressou nesta sexta-feira, 19, com uma Denúncia contra Miguel Rodrigues Fernandes, ex-prefeito do município. O motivo da Denúncia foram as recorrentes contratações irregulares de professores sem a realização de concurso público durante todo o mandato do ex-gestor, entre 2009 e 2012.

Os professores eram contratados a partir de leis ordinárias, aprovadas pelo Legislativo, sob a alegação de "necessidade temporária de excepcional interesse público". Nos anos de 2009 e 2010, a situação foi ainda mais grave, pois os cerca de 80 professores contratados sequer passaram por um processo seletivo simplificado, sendo selecionados por critérios puramente pessoais.

Além disso, as leis ordinárias aprovadas ano a ano determinavam em seis meses o prazo das contratações, que eram prorrogadas indevidamente, sem autorização da Câmara Municipal, por meio de decretos de autoria de Miguel Fernandes.

Para o promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto, a conduta do então prefeito configura crime de responsabilidade, além de ir de encontro aos princípios constitucionais da acessibilidade, obrigatoriedade do concurso público, impessoalidade, moralidade, eficiência e bom senso.

O tema já tinha levado o Ministério Público a ingressar com duas ações civis públicas. A primeira delas tinha como objetivo obrigar o município a realizar concurso público para a contratação de servidores e teve, inclusive, decisão Liminar favorável, em 4 de julho de 2012, dando prazo de 45 dias para a realização do certame. A ordem judicial, no entanto, foi desobedecida pelo gestor municipal. A segunda ação visa a condenar Miguel Rodrigues Fernandes por improbidade administrativa.

"O acusado cumpriu seu mandato de quatro anos sem fazer concurso público, reiterando, ano a ano, contratações temporárias, desrespeitando a Constituição Federal e até ordem judicial", observou o promotor de justiça. Benedito de Jesus Nascimento Neto aponta, ainda, a incidência de continuidade delitiva, ou seja, o ex-prefeito praticou vários crimes da mesma espécie em sequência.

A pena pelo crime de responsabilidade é de detenção pelo período de três meses a três anos, além da inabilitação para o exercício de qualquer cargo público pelo prazo de cinco anos.


Redação: Rodrigo Freitas (CCOM - MPMA)

Promotora cobra de vereadores formulação de marco regulatório para o transporte

Lítia Cavalcanti diz que legislação vai melhorar setor de transporte público em SL.


A promotora de Justiça Lítia Cavalcanti, da Promotoria de Defesa do Consumidor, defendeu, em entrevista ao programa Ponto Final, na Mirante AM, que seja estabelecido um novo marco regulatório para o transporte coletivo da capital maranhense, cujo objetivo é melhorar a qualidade dos ônibus que circulam pela cidade, por meio de licitação, além de evitar o aumento das passagens. A promotora cobrou dos vereadores para que formulem a legislação.

- Os vereadores, representantes do povo, tem que deixar de lado os interesses políticos e tratar o transporte público com mais seriedade. A população está sofrendo e insatisfeita com a desorganização no setor. É necessário que o marco regulatório seja formulado pela Câmara Municipal, no sentido de se criar uma legislação própria para o transporte coletivo, e desta forma facilitar para que a população não venha arcar com o ônus tarifário - defende.
Pirâmide
Durante a entrevista, a promotora garantiu que, após denúncias, o sistema TelexFree, entre outros sistemas "piramidais", estão sendo investigados pela Polícia Federal, acompanhados pelos promotores do Consumidor em todo o país. Os sistemas mantêm negócios em vários estados brasileiros como Mato Grosso, Pernambuco e São Paulo.

A promotora garantiu que as celebridades (Ana Hickmann, Ratinho, ect), que fazem propaganda para esses sistemas, serão responsabilizadas criminalmente caso seja constatado o golpe. Lítia Cavalcati tem audiência com 20 pessoas (membros) do sistema TelexFree na próxima semana.

Lítia Cavalcanti chegou a alertar, nos meios de comunicação,sobre o sistema piramidal da TelexFree.
Entenda

A empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia Telexfree, estimula por meio de um sistema chamado de "marketing multinível".

A empresa teria montado um esquema de pirâmide, em que cada novo membro compra um "pacote" que remunera os membros acima na cadeia. Esse novo membro, por sua vez, ganha dinheiro recrutando outras pessoas para o sistema.

É BRINCADEIRA: Inaugurado há 3 dias, hospital de Monção já está fechado

 Postado por:  
  
Inaugurado anteontem, hospital de Monção já foi abandonado.

Hospital de Monção fechou as portas após a inauguração

Inaugurado na última terça-feira (16) pela governadora Roseana Sarney, o Hospital Regional de Monção deixou de funcionar logo após a comitiva do Governo do Estado deixar a cidade.

De acordo com a população, os pacientes que procuram a unidade em busca de atendimento médico são encaminhados para o Hospital Regional de Santa Inês.

No Facebook, um morador do município alertou sobre as condições do hospital. “Trouxeram médicos de fora fizeram cirurgia e bateram muitas fotos para fazer campanha. Porém, no outro dia, o referido está fechado, sem um médico ou qualquer outro atendimento”.

Assim como em Monção, a maioria dos hospitais concluídos pelo programa “Saúde é Vida” permanece fechado. Motivo: O Governo do Estado não está alocando recursos suficientes para mantê-los funcionando.

Cafetreira tenta emplacar o sobrinho no TCE, com suposta candidatura ao governo do Estado

Do blog Clodoaldo Correa - editado

brasil13

Essas são as reais intenções do senador Epitácio Cafeteira (PTB) com sua “candidatura” ao governo do Estado. Ele quer pressionar a governadora Roseana Sarney (PMDB) para emplacar o sobrinho, deputado estadual Rogério Cafeteira (PMN) na vaga de Conselheiro que será aberta no Tribunal de Contas do Estado.

Tramita na Assembleia Legislativa Projeto de Emenda Constitucional para baixar a idade mínima para o cargo de 35 para 30 anos.  A redução deixa o deputado Rogério Cafeteira apto.

A pressão é para que se Roseana não der a vaga a Rogério, Cafeteira sai candidato, dividindo os votos do pré-candidato do grupo Sarney, Luís Fernando Silva. Aos 89 anos, Cafeteira não tem a ilusão de que poderia aguentar uma campanha para governador do Estado.

A vaga de Conselheiro tem sido uma dor de cabeça para a governadora Roseana Sarney (PMDB), pois o número de aliados de olho na vaga é grande e a guerra de bastidores pega fogo.

Veja a nova camisa da coleção Penalty Raiz; Confira as fotos

Uniformes que resgatam a tradição e a essência do esporte mais amado pelos brasileiros. Esse é o conceito da coleção Penalty Raiz, lançada em data e local muito apropriados: o evento aconteceu nesta sexta-feira (19), Dia Nacional do Futebol, na Oficina Cultural Oswald Andrade, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, região próxima ao local onde aconteceu a primeira partida de futebol no país. 
O evento contou com o lançamento dos uniformes de jogo do Ceará, Figueirense, Náutico, Santa Cruz, São Paulo, Vasco e Vitória. Cada clube teve sua motivação especial e detalhes preparados especialmente para seus torcedores apaixonados. 
Tradicional fornecedora de material esportivo para grandes clubes brasileiros, a Penalty tem uma longa relação com o futebol e com quem pratica o esporte no país.
Com o lançamento da coleção, a marca estreita ainda mais os vínculos com as origens dessa verdadeira arte brasileira. “Nossa marca possui uma relação muito próxima com os clubes, atletas e os torcedores brasileiros”, afirma Roberto Estefano, presidente da Penalty. “Desde 1970, participamos ativamente de cada momento da evolução do futebol brasileiro e cooperamos para este processo.
A raiz dos clubes está conectada à nossa raiz como marca. Temos propriedade para falar do futebol brasileiro como ninguém, pois crescemos e construímos nossa história ao lado destas grandes agremiações. Está no nosso DNA”. Ceará Sporting Club – Em 1915, o Ceará conquistou seu primeiro campeonato estadual, que só foi validado pela federação local em 2008. Como o clube voltou a alcançar o título de 1916 a 1919, passou a ser reconhecido como único pentacampeão cearense de futebol.
Em homenagem a este título, a Penalty lançou a camisa com o detalhe da escalação do time na época aplicada em Transfer na parte interna da camisa. Figueirense Esporte Clube – Fundado em 1921 nas proximidades de uma árvore figueira, o clube catarinense é homenageado pela empresa com a edição especial que resgata exatamente o início de sua vitoriosa trajetória.
A camisa retrô tem um escudo clássico do time e o detalhe da ata de fundação escrito na parte interna. Clube Náutico Capibaribe – Com uma equipe formada basicamente por ingleses, o Náutico disputou sua primeira partida em 1906. Para relembrar aquele time que iniciou a tradição do clube, a Penalty lançou a camisa com o escudo antigo no peito, além de uma menção a bandeira da Inglaterra e a escalação da primeira equipe que atuou pelo clube. Santa Cruz Futebol Clube – A camisa do tricolor pernambucano conta com as letras iniciais do escudo utilizado nos anos 1940 e 1950. Na parte interna, a camisa apresenta a inscrição “Tuas vitórias de hoje nos lembram vitórias do passado”, que é parte do frevo “O Mais Querido”, composto em homenagem ao clube e adotado pela torcida até os dias de hoje. São Paulo Futebol Clube – A camisa retrô do tricolor paulista lançada pela Penalty é uma homenagem ao centenário de Leônidas da Silva, que acontece em 2013. Atacante de rara habilidade e faro de gol, o “Diamante Negro” foi pentacampeão paulista pelo clube do Morumbi e é um dos maiores ídolos da história do clube até hoje. Além disso, Leônidas também ficou conhecido por ser o inventor da bicicleta, um dos chutes mais fantásticos do futebol. 
Club de Regatas Vasco da Gama – A coleção do Gigante da Colina é uma homenagem ao navegador português Vasco da Gama. A edição especial lançada pela Penalty conta com diversos elementos portugueses, como o escudo em homenagem à seleção do país lusitano, além do brasão de armas utilizado nos navios de Vasco da Gama e uma carta escrita pelo navegador ao rei de Portugal, em 1498. Esporte Clube Vitória – A coleção do Vitória foi inspirada no primeiro uniforme utilizado pelo clube baiano. Fundada em 1899 ainda com o nome de Club de Cricket Victória, a agremiação adotou o futebol apenas em 1902, ainda com a camisa listrada em preto e branco, pouco antes de adotar o tradicional rubro-negro que prevalece até os dias de hoje.

 Informações técnicas da coleção Penalty Raiz - As camisas possuem tecido 100% poliéster, com tecido que reproduz o efeito de algodão, e um tratamento bacteriostático, que inibe a proliferação de bactérias causadoras de odores decorrentes da decomposição do suor. 
Outra característica é o acabamento, que permite rápida absorção, transporte e secagem do suor.
O conforto é garantido através do tecido da parte interna, feito em microfibra de poliéster.

Entrevista com Carlos Sergio

Já estamos aguardando o entrevistado

quinta-feira, 18 de julho de 2013

2ª “Marcha das vadias” em São Luís será realizada na Avenida Litorânea

marcha das vadias

O movimento  “Marcha das Vadias” em São Luís, marcado para o próximo sábado (20), acontecerá a partir das 14 horas na Avenida Litorânea.

 A Marcha das Vadias,  é uma série de manifestações públicas que ocorrem no mundo inteiro, chamando a atenção da sociedade  para a violência contra  as mulheres. No Maranhão o evento ocorre desde 2012, sendo organizado exclusivamente pelo facebook.

A primeira edição reuniu cerca de 500 pessoas, resultando na criação de um movimento que passou a discutir permanente questões relacionadas a violência de gênero em São Luís.

marcha2

Dados divulgados pelo governo do Maranhão, mostram que o índice de mulheres mortas de forma violenta no estado é superior ao de detentos assassinados no sistema carcerário maranhense.As informações preliminares da Secretaria Estadual da Mulher (SEMU) revelam que foram 54 os homicídios em delegacias e presídios do estado, contra pelo menos 62 casos de mulheres brutalmente assassinadas. Mais de 25% das mulheres foram mortas de forma cruel pelos seus parceiros.

Debate preliminar será realizado nesta quinta-feira:

Acontece nesta quinta-feira, a partir das 18hs no  auditório Ribamar Carvalho (área de vivência), da Universidade Federal do Maranhão, UFMA,  o debate “Por que marchamos? – Um debate feminista, pela Marcha das Vadias-SLZ”!

O debate contará com presença da profa. dra. Silvani Magali (Serviço Social/UFMA), da representante da Marcha das Vadias em São Luís e da mestranda em Ciências Sociais (UFMA), Mayana Hellen Nunes, debatendo a violência contra a mulher/e o feminino e a situação das mulheres negras e camponesas no estado.


Marcha das Vadias 2013 – São Luís
Concentração: No parquinho da Litorânea
Dia 20/07, às 14h.

AH BOM A CULPA É DO "FAMIGERADO" ECA

aluisio-mende-na-tv

“Foram feitas 33 prisões de assaltantes de coletivos e de vans. Em mais de 60% deles, menores de idade são presos – apreendidos, que é o termo correto a ser usado – e rapidamente voltam a delinquir. Eles são soltos pela deficiência do nosso ordenamento jurídico, o famigerado ECA”.

Do secretário de segurança e araponga oficial do Governo do Maranhão, Aluísio Mendes, culpando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pelo aumento no número de assaltos a coletivos na capital.

AOS AMANTES DA FOTOGRAFIA

Samsung anuncia “smartDSLR”: a Galaxy NX

 

DSLR ou tablet? A Samsung anunciou o lançamento da Galaxy NX, uma câmera que vem com nada mais nada menos do que sistema Android, suporte para internet 4G, wi-fi e claro, compatível para lentes intercambiáveis.

O sonho de todo internauta envolvido com fotografia traz uma tela sensível ao toque maior do que o comum, exatas 4.8 polegadas. Também conta com toda uma configuração de smartphone como processador quad-core de 1,6GHz, 16GB de memória interna, 2GB de RAM, suporte para cartão microSD e roda com sistema Android 4.2.2 Jelly Bean. Só não faz ligação, daí seria até demais, né?
Agora vamos falar da câmera: sensor APS-C de 20,3 megapixels, compatível para lentes Samsung, um ISO impressionante de até 25.600 e um obturador que tem velocidade de até 1/6000. Filma em FULL HD 1080p, capturando entre 24 e 50 quadros por segundo.

A belezinha que vem com uma interface parecida com os mais recentes smartphones da Samsung ainda não tem previsão de preço. O negócio é aguardar por mais informações. Então, leitores: é útil ou desnecessário?

galaxy-nx-abre

 

Presidente Dilma se esquece do nome do prefeito Roberto Cláudio em cerimônia

O prefeito Roberto Cláudio (PSB), parece, não tem muita sorte com a presidente Dilma Rousseff. Durante discurso que ela faz no ato de inauguração das duas estações do Projeto Metrofor, nesta quinta-feira, 18, no Centro de Fortaleza, Dilma acabou se esquecendo do nome dele.

A presidente acabou pedindo ajuda com gestos ao próprio prefeito, sentado na área das autoridades.

Roberto Cláudio e Cid acompanham Dilma desde o desembarque na Base Aérea

Paralisação de ônibus termina em São Luís

Ônibus voltaram a circular a partir das 13h desta quinta-feira (18). Sindicato avalia paralisação como positiva.

Motoristas e cobradores dos ônibus de São Luís retomaram as atividades a partir das 13h desta quinta-feira (18). Os ônibus foram liberados e retomaram as rotas normalmente. A categoria fez uma paralisação de cinco horas, iniciada às 8h, para reivindicar segurança no transporte coletivo.

Agora, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado do Maranhão encaminharam pauta de reivindicações para o Governo do Estado. "A avaliação é positiva do movimento, pois a sociedade entendeu, a sociedade civil organizada participou. Só lamentamos não ter a presença de nenhum representante do poder legislativo e executivo municipal e estadual. É essa é uma mostra do desrespeito de nossos governantes com o povo", criticou o presidente do Sindicato, Dourival Silva.

Dados do Sindicato das Empresas de Transporte (SET) de São Luís mostram que, em 2010, foram 311 assaltos a ônibus registrados na Região Metropolitana de São Luís. Em 2011, o índice subiu para 377. Já em 2012, o número caiu para 260 ocorrências. Até julho deste ano, já foram 317 assaltos.

Os motoristas e cobradores dizem que bairros próximos a redutos do tráfico de drogas como João Paulo, Ipase e Alemanha se tornaram os mais perigosos ultimamente. De acordo com o superintendente do SET, Luís Cláudio Cerqueira, é grande o número de trabalhadores que têm pedido demissão ao serem deslocados para trabalhar em rotas consideradas perigosas.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP-MA) Aluísio Mendes comentou o problema da insegurança no transporte coletivo da Região Metropolitana de São Luís. Ele admitiu que houve aumento de assaltos a ônibus, disse que a maioria dos assaltantes são menores de idade e criticou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Realmente houve um aumento de 28%, eu estou com a estatística aqui. Um dado importante é que foram feitas 33 prisões de assaltantes de coletivos e de van e mais de 60% dos presos são menores de idade, que são apreendidos e rapidamente voltam a delinquir", explicou Mendes.

Vasco acerta retorno de Fagner e corre para regularizá-lo.



Um ano após eliminação dramática da Libertadores acompanhe em imagens o que aconteceu com o Vasco

Perto do fechamento da janela de transferências internacionais, o Vasco acertou a contratação do lateral-direito Fagner, que já passou pelo clube e estava no Wolfsburg (ALE). O jogador é aguardado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira para acertar os detalhes finais e assinar contrato.

Agora, a diretoria do Vasco precisa correr contra o tempo para resolver toda a parte burocrática. Vale lembrar que a janela de transferências fecha no dia 20 de julho (este sábado).

Fagner teve uma passagem bastante positiva pelo Vasco. O jogador chegou ao clube em 2009, mas demorou a se firmar no time por conta de algumas lesões. A partir de 2011, porém, ganhou destaque, sendo apontado como um dos principais atletas da posição no país. No ano passado, foi vendido ao Wolfsburg.

Fonte:LANCENET!

Até fezes de animal é encontrada em hospital abandonado pela prefeitura de Rosário

Um das principais unidades da Região do Munim, SESP teve ainda centro cirúrgico fechado pela atual gestão.


Atual7

Não é só a segunda maior cidade do Estado que padece nas mãos da administração municipal quando se observa o setor da saúde pública. Depois do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), ganhar destaque em publicação recente de Veja, a prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moraes (PMDB), deve ser a próxima a estampar o noticiário nacional.

 

Em Rosário, colchões do hospital municipal estão, em grande parte, assim. Foto: Reprodução / Bacabeira em Foco

Em Rosário, colchões do hospital municipal estão, em grande parte, assim. Foto: Reprodução / Bacabeira em Foco

Enquanto a prefeita promove a divulgação midiática da assinatura de ordem de serviço de quase R$ 1,5 milhão de um contrato de mobilidade urbana que não especifica quantos quilômetros e nem que ruas serão contempladas com o serviço, o hospital do município vive dando os últimos suspiros.

Após três meses da primeira visita ao SESP, os vereadores Léo Cavalcante (PTB), Jardson Rocha (PP), Preto do Raça (PP), Sandro Marinho (PSD) e Jorge do Bingo (PTdoB) constaram, na manhã de ontem (16), que a situação da unidade continua a mesma. A informação é do blog Bacabeira em Foco.

Fezes de animal encontrada no corredor do hospital municipal de Rosário. Foto: Reprodução / Bacabeira em Foco
Fezes de animal encontrada no corredor do hospital municipal de Rosário. Foto: Reprodução / Bacabeira em Foco

No SESP, além de medicamentos vencidos, fezes de animais e forte odor de urina humana, foram novamente encontradas macas sem colchões que, quando têm, são rasgados e sujos. A unidade enfrenta também, segundo observou os vereadores, a falta de alimentos, com despensas e freezer totalmente vazios.

De acordo com a reportagem, na nova visita, o diretor do hospital, Chico da Clínica ainda tentou impedir a entrada dos vereadores à algumas salas do hospital, principalmente ao centro cirúrgico, alegando que estava lacrado.

O Atual7 apurou que o hospital SESP é um das principais unidades da Região do Munim, porém não vem funcionando como deveria desde o início deste ano, quando teve o seu centro cirúrgico fechado, por falta de material e equipamentos.

Embora os recursos dos SUS estejam caindo normalmente nas contas da prefeitura, é assim que a população é atendida em Rosário. Foto: Reprodução / Bacabeira em Foco

Embora os recursos dos SUS estejam caindo normalmente nas contas da prefeitura, é assim que a população é atendida em Rosário. Foto: Reprodução / Bacabeira em Foco

Abandonado pela administração municipal, em abril, uma criança de um ano e oito meses veio à óbito nas dependências da unidade, por falta de medicamentos, após apresentar quadro clínico de crise convulsiva, febre e vômito. Na cidade, porém, uma clínica particular de propriedade da prefeita funciona perfeitamente, à pleno vapor.

Além de sofrer com a falta de saúde pública de qualidade, o município de Rosário ainda perdeu programas fundamentais por causa do não funcionamento em algumas áreas, como o programa Rede Cegonha, não implantado no SESP por o centro cirúrgico não está funcionando.

Segundo informações repassadas ao Atual7, apesar de ser um programa federal que contempla apenas hospitais públicos, Irlahi Moraes ainda tentou emplacar o Rede Cegonha em sua clinica particular.

Na dispensa do SESP, apenas talheres e temperos. Foto: Reprodução / Bacabeira em Foco

Na dispensa do SESP, apenas talheres e temperos. Foto: Reprodução / Bacabeira em Foco

 

IMAGENS DO DIA

IMAGENS DA PARALISAÇÃO  DO TRANSPORTE COLETIVO.




quarta-feira, 17 de julho de 2013

Eleição de desembargador do TJMA é adiada para 21 de agosto

A eleição para acesso ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), pelo critério de merecimento, na vaga aberta em decorrência da aposentadoria de Raimundo Nonato de Souza, foi adiada para a sessão plenária administrativa do dia 21 de agosto. Os membros da Corte decidiram, nesta quarta-feira (17), dar dez dias úteis de prazo – de 22 de julho a 2 de agosto – para que os juízes inscritos atualizem seus dados de produtividade no sistema informatizado Themis PG.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha, considerou a data inicialmente  sugerida, 7 de agosto, inviável, em razão da necessidade de um levantamento dos dados após a nova atualização. Lembrou que o Regimento Interno do Tribunal (RITJMA) estabelecia prazo de 48 horas de antecedência da sessão para que os magistrados de 1º grau enviassem os dados aos desembargadores.

Cleones Cunha argumentou que, com a decisão plenária desta quarta, de adaptar o prazo de antecedência ao estabelecido por resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ou seja, dez dias, o mais apropriado seria marcar a data de acesso para 21 de agosto, sugestão com a qual concordaram os demais desembargadores.

QUINZE INSCRITOS 

 Quinze juízes de entrância final (São Luís) se inscreveram para acesso ao cargo de desembargador do TJMA: José de Ribamar Castro, Tyrone José Silva, Angela Maria Moraes Salazar, João Santana Sousa, José Jorge Figueiredo dos Anjos, Luiz Gonzaga Almeida Silva, Manoel Aureliano Ferreira Neto, Luiz de França Belchior Silva, Marcelino Chaves Everton, Lucas da Costa Ribeiro Neto, Samuel Batista de Sousa, Raimundo Nonato Neris Ferreira, Antonio José Vieira Filho, Oriana Gomes e Cleonice Conceição do Nascimento.

De todos, apenas a juíza Cleonice do Nascimento não terá o nome submetido à votação, por não compor a primeira quinta parte da lista de antiguidade. De acordo com o Regimento Interno, somente poderá integrar a lista tríplice para acesso ao Tribunal, pelo critério de merecimento, o juiz que tenha pelo menos dois anos de exercício na respectiva entrância e se situe na primeira quinta parte da lista de antiguidade, salvo se não houver juiz com tais requisitos que aceite o lugar vago, o que não foi o caso, já que 14 magistrados integrantes da primeira quinta parte se inscreveram.

O merecimento será apurado e aferido, conforme o desempenho do magistrado, nos quarenta e oito meses anteriores ao acesso, por critérios objetivos de produtividade e presteza no exercício da jurisdição e pela frequência e aproveitamento em cursos oficiais - ou reconhecidos - de aperfeiçoamento.

A sessão para acesso de juiz ao cargo de desembargador será pública, com votação nominal, aberta e fundamentada, obedecidas as prescrições constitucionais, legais e do Regimento Interno do TJMA.
 
Assessoria de Comunicação do TJMA

Salário de R$ 900 mil de Ronaldinho paga quase todo o time do Olimpia

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo
  • Atlético-MG, de Ronaldinho, gasta quase quatro vezes mais que o Olimpia, de Bareiro

    Atlético-MG, de Ronaldinho, gasta quase quatro vezes mais que o Olimpia, de Bareiro
Já não é novidade que o futebol brasileiro é o mais forte em termos econômicos no futebol sul-americano. O duelo entre Olimpia, do Paraguai, e Atlético-MG na final da Copa Libertadores deste ano consegue deixar ainda mais clara a disparidade financeira entre as equipes. Enquanto o Galo gasta R$ 4 milhões por mês para bancar o seu elenco estrelado, a equipe paraguaia arca todos os custos com apenas R$ 1,1 milhão.

Somente com o salário do meia Ronaldinho Gaúcho, de cerca de R$ 900 mil – o maior do elenco mineiro -, seria possível pagar quase todo o elenco do rival da final desta quarta-feira, no Defensores del Chaco, às 21h50. Se somarmos os rendimentos de Diego Tardelli (R$ 350 mil) aos do meia, já seria suficiente para tirar a diretoria do Olimpia do sufoco no início de cada mês.

O quarteto ofensivo do Atlético-MG, formado também por Jô e Bernard, que têm salários mais modestos (R$ 150 mil cada um), custa R$ 1,55 milhão por mês ao bolso do presidente Alexandre Kalil.

Para arcar com os elevados custos do elenco, o Atlético-MG conta com o apoio do Banco BMG, patrocinador máster do time há seis anos e que pagou cerca de R$ 13 milhões para ter sua marca na camisa alvinegra neste ano, e com cerca de R$ 60 milhões pagos pela TV Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, entre outas receitas milionárias.

Já o Olimpia se vira como pode para cumprir suas obrigações e ainda assim não consegue. Com rendas menores de publicidade e televisão, o clube conta com a ajuda de sócios e torcedores que fazem doações, segundo o repórter Guillermo Caballero, da rádio Cardinal, de Assunção.

Ainda assim, o clube deve atualmente dois meses de salário e a premiação pela classificação à final da Libertadores. O cenário parece ruim, mas já foi muito pior. A diretoria chegou a dever nove meses de salários aos jogadores.



Falta de prestação de contas de convênios de R$ 2,5 milhões pode tornar Júnior Marreca inelegível

MP/MA moveu quatro Ações Civis Públicas por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito.

 

Atual7

O ex-prefeito de Itapecuru-Mirim, ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e atual secretário adjunto da Secretaria de Articulação Política do Governo do Maranhão, Antonio da Cruz Filgueira Júnior, mais conhecido como Júnior Marreca (PV), pode ficar inelegível por cinco anos.

 

Acordos firmados por Júnior Marreca com o Fundo Nacional de Saúde (FNS) objetivavam construir um sistema de abastecimento de água. Foto: Reprodução / Famem
Acordos firmados por Júnior Marreca com o Fundo Nacional de Saúde (FNS) objetivavam construir um sistema de abastecimento de água. Foto: Reprodução / Famem

Marreca foi acionado por ato de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Maranhão (MP/MA), no último dia 9, à devolução de R$ 2,595 milhões aos cofres públicos, referentes a quatro convênios firmados pela Prefeitura de Itapecuru-Mirim com o Fundo Nacional de Saúde (FNS) para a construção de um sistema de abastecimento de água no município. 

As manifestações assinadas pelo promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto, que responde temporariamente pela 1ª Promotoria da Comarca de Itapecuru-Mirim, são referentes aos convênios de nºs 572223, 555192, 572229 e 572237.

Nas quatro ações movidas pelo MP/MA contra Júnior Marreca, o promotor de justiça enfatiza que a falta de prestação de contas quanto aos quatro convênios está impossibilitando que o município celebre novos convênios com o Governo Federal.

O MP/MA requer a condenação do ex-prefeito ao ressarcimento dos valores dos convênios, à suspensão de seus direitos políticos por cinco anos, além do pagamento de multa no valor de 100 vezes o valor de sua remuneração recebida em dezembro de 2012. Outra sanção solicitada pelo MP/MA é a proibição de Marreca de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

 

Novo desembargador do TJMA será escolhido nesta quarta-feira (17)

A sessão plenária administrativa será conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Guerreiro Júnior (ASCOM TJ)
A sessão plenária administrativa será conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Guerreiro Júnior
 
Apenas quatorze juízes de entrância final (São Luís) se inscreveram para acesso ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), pelo critério de merecimento, na vaga aberta em razão da aposentadoria de Raimundo Nonato de Souza. A votação ocorrerá em sessão plenária administrativa conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Guerreiro Júnior, nesta quarta-feira (17).

Estão inscritos os juízes José de Ribamar Castro, Tyrone José Silva, Ângela Maria Moraes Salazar, João Santana Sousa, José Jorge Figueiredo dos Anjos, Luiz Gonzaga Almeida Silva, Manoel Aureliano Ferreira Neto, Luiz de França Belchior Silva, Marcelino Chaves Everton, Lucas da Costa Ribeiro Neto, Samuel Batista de Sousa, Raimundo Nonato Neris Ferreira, Antonio José Vieira Filho e Oriana Gomes.

De acordo com o Regimento Interno, somente poderá integrar a lista tríplice para acesso ao Tribunal, pelo critério de merecimento, o juiz que tenha pelo menos dois anos de exercício na respectiva entrância e se situe na primeira quinta parte da lista de antiguidade, salvo se não houver juiz com tais requisitos que aceite o lugar vago, o que não foi o caso, já que 14 magistrados integrantes da primeira quinta parte se inscreveram.

O merecimento será apurado e aferido, conforme o desempenho do magistrado, nos quarenta e oito meses anteriores ao acesso, por critérios objetivos de produtividade e presteza no exercício da jurisdição e pela frequência e aproveitamento em cursos oficiais - ou reconhecidos - de aperfeiçoamento.

A sessão para acesso de juiz ao cargo de desembargador será pública, com votação nominal, aberta e fundamentada, obedecidas as prescrições constitucionais, legais e do Regimento Interno do TJMA.
 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Fábio Braga reclama do governo por não construir rodovia Urbano Santos/Barreirinhas.

URBANO SANTOS/BARREIRINHAS

 Foto Materia

O deputado Fábio Braga salientou a necessidade do Governo do Estado colocar, com urgência, no cronograma de obras da Secretaria de Estado de Infraeestrutura (Sinfra), a construção do trecho da rodovia MA-226, que interliga os municípios de Urbano Santos a Barrerinhas, na Região dos Lençóis Maranhenses. “A melhor obra é aquela que é feita de boa qualidade e de forma rápida”, afirmou.

Na avaliação de Fábio Braga, a construção do trecho da MA-226 vai diminuir o tráfego por Rosário, uma vez que as pessoas que vêm da região de Chapadinha e Vargem Grande terão acesso à região turística de Barreirinhas. “Fica aqui a minha felicidade pela recuperação da MA-020, e meu reclame para a construção do trecho da rodovia que liga Urbano Santos a Barreirinhas”, concluiu.


Assecom

KKKKKKK!!!!!! SÓ RINDO MESMO.

Cafeteira anuncia pré-candidatura a governador.

EpitacioCafeteira 

O senador Epitácio Cafeteira (PTB) reuniu a assessoria em Brasília para anunciar uma decisão: tentará viabilizar sua candidatura a governador do Maranhão na eleição de 2014.

Aos mais próximos aliados, disse que se sente bem mesmo aos 89 anos – ele se recuperou recentemente de um problema de saúde que o fez chegar a ser internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no mês de maio – e que conversará com suas bases eleitorais para discutir o assunto.

O objetivo é também debater o tema com o PTB. Dono da atual vaga de senador, o partido ainda se movimenta pouco, mas  deputado federal e secretário de Educação do Maranhão Pedro Fernandes já andou insinuando que pode entrar na disputa pelo Senado, justamente na vaga aberta com o fim do mandato de Cafeteira.

Se decidir mesmo pela pré-candidatura, o senador se junta ao secretário de Estado de Infraetrutura, Luis Fernando, e ao ministro das Minas e Energia, o também senador Edison Lobão, ambos do PMDB, como nomes do grupo Sarney na disputa pela sucessão da governadora Roseana.

Catarinense que leiloou sua virgindade tomou calote!

Ingrid Migliorini, 21, conhecida como Catarina, ficou famosa no final de 2012 depois de leiloar sua virgindade por quase 800 mil dólares. Apesar disso, a moça revelou que foi enganada e que continua intacta.
Em entrevista ao jornal americano "The Huffington Post", a catarinense afirmou "ter se sentido como uma vítima, enganada por Justin Sisely".


Sisely, que é o organizador do leilão virtual, estaria gravando um documentário chamado Virgins Wanted (Procuram-se virgens). Esse longa mostraria a vida de Ingrid e de Alex Stepanov, um jovem que também leiloou sua virgindade, mas pelo preço de apenas 3 mil dólares.
Segundo a garota, quando ela foi ao encontro do japonês de 53 anos, que venceu o leilão, ele não apresentava nenhuma das descrições feitas por Sisely.
Ela também afirmou que o organizador não pagou suas despesas de viagem e nem deu o dinheiro prometido pelo leilão. A brasileira ainda disse que o japonês nem ao menos existia. Por isso, ela ainda continua sendo virgem.
Sisely, por sua vez, negou as afirmações de Ingrid. "Temos a filmagem para comprovar o contrário", afirmou.
Fonte: Yahoo 

TJ manda soltar delegada presa acusada de extorquir blogueiro


clenir 

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão concedeu hoje (16) habeas corpus à delegada Clenir Reis, da Delegacia da Mulher de Açailândia, que estava presa desde o dia 13 de junho acusada de extorquir o blogueiro Sininger Vidal, responsável pelo site “Rei dos Bastidores“.

Votaram pela soltura os desembargadores Bayma Araújo e Fróz Sobrinho. Benedito Belo inaugurou a divergência pela manutenção da prisão. A delegada deve sair ainda nesta terça-feira da cadeia, mas com a recomendação expressa da Justiça de que não se aproxime da vítima, nem das testemunhas arroladas no processo, e de que compareça mensalmente ao juízo da Comarca de Açailândia para informar sobre suas atividades.

Clenir foi presa em junho, juntamente com o companheiro e mais uma mulher, apontados como membros de uma quadrilha que usava a posição privilegiada da delegada para a prática de crimes.
No caso que culminou com a prisão, os três são suspeitos de ameaçar forjar provas de uma denúncia de agressão contra Sininger para tirar-lhe R$ 5 mil. Segundo fontes da polícia, os suspeitos podem ter feito outras vítimas na cidade. Eles já eram investigados há meses.

Antes de Açailândia, Clenir Reis trabalhou em Bacabal. Em 2011, envolveu-se em um caso inusitado. PMs do 15º Batalhão desmontaram em agosto daquele ano um bingo clandestino na cidade. No mesmo dia, contudo, a delegada autorizou a liberação de todas as máquinas que haviam sido recolhidas à sede da delegacia.

A PM apreendeu o material novamente e prendeu o dono do “cassino”, Raimundo Fernandes Sousa. Depois disso, a delegada sumiu da cidade e logo depois pediu transferência.



Roseana usa helicópteros da polícia em viagens pré-eleitoreiras

 Postado por:

No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral avisou que não usará mais helicópteros oficiais para fins particulares. Na capital federal, até o presidente do Senado, Renan Calheiros, foi obrigado a devolver dinheiro equivalente ao custo pela utilização de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Alheia à toda essa onda de moralização, a governadora Roseana Sarney continua utilizando o helicóptero do Grupo Tático Aéreo da Polícia Militar nos atos eleitoreiros do “Governo Itinerante”.
Em maio, um dos secretários do governo Roseana chegou a denunciar o abuso no Facebook.
Relembre:

oi-599x311

Comprado pelo ex-governador Jackson Lago para uso pela Polícia Militar do Maranhão, o helicóptero EC-145 tem sido utilizado pela governadora Roseana Sarney para as viagens do governo itinerante. O veículo custou R$ 16,5 milhões aos contribuintes maranhenses e foi adquirido com o propósito de combater o crime e socorrer emergências médicas.

A denúncia sobre o uso indevido do veículo foi feita por acaso pelo secretário de Orçamento e Gestão do governo Roseana, Fábio Gondim, que sugeriu que o helicóptero vem sendo utilizado para o transporte da cúpula do governo pelo interior.

- Estou indo para Presidente Vargas e Itapecuru-Mirim com o governo itinerante. Vamos levar serviços e ouvir as demandas da população dos municípios da região de Itapecuru - escreveu Gondim em seu Facebook, antes de publicar foto subindo a bordo do helicóptero.

Horas depois, o secretário participou dos encontros nas duas cidades ao lado de Roseana, Fernando Fialho, César Pires, Fábio Braga e Magno Bacelar.

Essa não é a primeira vez que o EC-145 é utilizado para atender interesses do Clã Sarney. Em 2011, o ex-presidente do Senado, José Sarney, foi flagrado pela Folha de São Paulo usando o helicóptero para passear na Ilha de Curupu.

Segundo a Folha, foram dois passeios no helicóptero policial em 2011. Numa das viagens à ilha onde tem uma casa, o senador foi acompanhado do empresário Henry Duailibe Filho, que tem contratos milionários no Maranhão.

O governo itinerante é um evento pré-eleitoreiro que visita as principais cidades do estado, promovendo os nomes de Roseana Sarney e Luís Fernando Silva para as eleições de 2014.