Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Félix merecia protagonizar o primeiro beijo gay do horário nobre da Globo

No capítulo de quarta-feira (8), Félix (Mateus Solano) e Eron (Marcello Antony) disputaram a atenção do "carneirinho" Niko (Thiago Fragoso) em "Amor à Vida" (Globo).
Niko e Felix jantam juntos

Que a "vida gay" envolve muito mais do que apenas sexualidade as novelas já estão arriscando deixar bem claro em suas tramas. Não que alguém não soubesse, mas para uma grande camada da sociedade, algumas realidades ainda só se tornam plausíveis quando retratadas em uma teledramaturgia do horário nobre.
Mas ainda há restrições veladas. Outras totalmente explícitas.
Enquanto casais heterossexuais têm cenas picantes de romance e até mesmo de sexo, nada explícito, é verdade –os casais gays são ainda necessariamente mais "reservados", digamos assim.
Os protagonistas Bruno (Malvino Salvador) e Paloma (Paolla Oliveira) já tiveram boas oportunidades de realizar cenas "calientes". O casal Michel (Caio Castro) e Patrícia (Maria Casadevall) então, nem se fala! Haja hormônio! Beijos estratosféricos, que certamente adiariam a necessidade da limpeza bucal de ambos.
Já com os casais gays, tudo é muito suave. Intuía-se que Félix ia fazer amor com Anjinho (Lucas Malvacini) quando este o procurava no flat. Mas mal havia o encontro e pronto, ficava tudo para a imaginação do telespectador. Eron e Niko quando estavam juntos e casados, se permitiam no máximo um pegar de mãos rápido, um breve carinho e muita discrição.
A questão é: o público que está recebendo o "relacionamento gay" em sua casa pela telinha, está recebendo com naturalidade ou apenas engolindo? E estaria pronto para assistir um "approach" maior entre duas pessoa do mesmo sexo? Ou até mesmo um beijo apaixonado como os de Bruno com Paloma?
Nem diria algo assim como o "casal sempre no cio" (Michel e Patrícia), já que o exagero em qualquer circunstância se torna desagradável. Mas afinal, o que estaria "pegando"? Normas da emissora, recato do autor ou receio da repercussão junto aos milhões de telespectadores?
Não sou a favor de enfiar nada "goela abaixo" de ninguém, mas não vamos ser tão hipócritas. Se os personagens são gays, formam um casal que forma até uma família com crianças adotadas e tudo –como manda o figurino–, eles devem ter o direito de demonstrar o seu afeto na mesma intensidade.
E é importante que assim seja: tudo muito natural, com muita civilidade, sem forçar a barra. E sorte de quem está acompanhando essa evolução do ser social em termos de abertura de mentes e de aceitação da diversidade. O que é que falta então para o famigerado "beijo gay" acontecer?
Félix, que lutou desde o início de "Amor à Vida" para definitivamente sair do armário –teve momentos em que até desejou voltar e trancar-se lá novamente, mas não, corajosamente enfrentou tudo e todos: desde o "papi soberano" até a "mami poderosa" e finalmente seguiu a sua natureza. Depois do calvário da derrocada total e da tragédia das performances a que teve que se submeter para vender "hot dogs", ele bem que merecia ser o protagonista do primeiro beijo gay oficial do horário nobre. "Vai que é tua, Félix!".

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Chapadinha terá Centro de Conciliação

Juiz Alexanfre Abreu definiu termos de convênio com a diretora de ensino da FAP, Nony Braga
Juiz Alexanfre Abreu definiu termos de convênio com a diretora de ensino da FAP, 
O Poder Judiciário do Maranhão vai instalar um Centro de Conciliação na cidade de Chapadinha. Será o primeiro naquele município e o décimo terceiro em funcionamento no Estado.  Ainda este ano, serão instalados mais cinco centros, sendo três na capital e dois no interior. 
Centro de Conciliação de Chapadinha vai funcionar na Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), por meio de parceria entre o Tribunal de Justiça e a instituição de ensino. Os termos foram acertados em reunião entre o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juiz Alexandre Abreu, e a diretora de ensino da FAP, Nony Braga. 
“Nossa missão institucional prevê trabalharmos unindo teoria e prática. Somos uma instituição privada, mas de responsabilidade social. Por isso buscamos essa parceria com o Tribunal de Justiça, por entendermos que os cursos de formação devem trabalhar essa nova mentalidade, de atendimento ao cidadão”, disse Nony Braga.
A FAP funciona há 10 anos e oferece os cursos de Administração, Pedagogia e Letras, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A diretora da faculdade explicou que será protocolado junto ao ministério pedido de criação dos cursos de Direito e tecnólogo em Radiologia, Educação Física e Sistema de Informações, além de licenciatura  interdisciplinar em Física, Química e Matemática.  
O juiz Alexandre Abreu disse que, conforme a parceria, caberá à FAP selecionar conciliadores, entre estudantes da faculdade e pessoas da comunidade, além de disponibilizar a infraestrutura para funcionamento do Centro de Conciliação. O TJMA ficará responsável pelo curso de formação dos conciliadores, disponibilização do sistema de agendamento de audiências e homologação judicial dos acordos que vierem a ser firmados no centro.
Os centros de conciliação recebem demandas pré-processuais e processuais passíveis de solução conciliatória por meio de efetivas propostas de acordo. Têm a finalidade de orientar a comunidade e promover audiências de conciliação e mediação.
O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos lembrou que os centros são voltados para o cidadão que busca o Judiciário para solucionar litígios. Mas, segundo o magistrado, há também empresas que demandam na Justiça, por isso o TJMA está mantendo parcerias com entidades como Associação Comercial e Industrial e Federação das Indústrias, para instalação de centros que atendam também essa demanda.
Alexandre Abreu explicou ainda que a proposta da presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, é que o Núcleo tenha representações nas diversas regiões do estado. Atualmente, os representantes são todos magistrados da capital. O presidente do Núcleo é o desembargador José Luiz Almeida.
Na capital, a população conta com centros de conciliação no Fórum Des. Sarney Costa, Uniceuma I e II, Centro (Rua do Egito) e FACAM. E este ano serão instalados também no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Federação das Indústrias (Fiema) e UNDB (Renascença).
No interior do Estado, há centros em Imperatriz (2), Caxias (2), Bacabal (2) e Balsas (1). A previsão é instalar este ano mais um centro em Timon e outro em Imperatriz, por meio de parceria com a Associação Comercial e Industrial do município.

Valquíria Santana (Fórum de São Luís)
Assessoria de Comunicação do TJMA

ONU pede 'investigação imediata' de violência e mortes em presídio do Maranhão

folha de São Paulo

ONU (Organização das Nações Unidas) pediu nesta quarta-feira uma "investigação imediata, imparcial e efetiva" em relação às recentes cenas de violência e decapitação no presídio de Pedrinhas, no Maranhão.

Questionado pela Folha sobre as imagens reveladas ontem pelo jornal, o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU disse, por meio de nota, "lamentar mais uma vez" a preocupação com o que classifica de "terrível estado" das prisões brasileiras.

No vídeo, filmado pelos próprios detentos com um celular, presos mostram em detalhes três rivais decapitados. Diante das câmeras, os detentos comemoram as mortes e se divertem exibindo as cabeças cortadas.

"Lamentamos ter que, mais uma vez, expressar preocupação com o terrível estado das prisões no Brasil e apelar às autoridades a tomar medidas imediatas para restaurar a ordem na prisão de Pedrinhas e em outras prisões pelo país, bem como para reduzir a superlotação e oferecer condições dignas para pessoas privadas de liberdade", disse o Alto Comissariado para os Direitos Humanos, órgão sediado em Genebra (Suíça).

Sobre as imagens, a ONU respondeu: "Apelamos às autoridades brasileiras para realizar uma investigação imediata, imparcial e efetiva dos fatos e processar as pessoas consideradas responsáveis".

O Alto Comissariado para os Direitos Humanos é a instância máxima das Nações Unidas no combate à violação dos direitos humanos pelo mundo.

"Estamos incomodados por saber das conclusões do recente relatório do Conselho Nacional de Justiça, revelando que cinquenta e nove detentos foram mortos em 2013 no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, assim como as últimas imagens de violência explícita entre os presos libertados", disse.

Ontem, governo do Maranhão classificou as imagens da decapitação de presos como "um ato de completa selvageria". A gestão de Roseana Sarney (PMDB) também criticou a divulgação do vídeo.
Editoria de Arte/Folhapress

Sargento do Serviço de Inteligência da PM recebe mensagem com ameaça de morte

do blog do marcial lima



mensagem bonde
Um sargento lotado no Serviço de Inteligência da Polícia Militar, unidade conhecida popularmente como Velado, recebeu hoje uma mensagem em tom ameaçador em seu telefone celular. O remetente teria sido um membro da facção criminosa Bonde dos 40, responsável pelos ataques às delegacias do São Francisco e Liberdade e incêndios de pelo menos cinco ônibus, semana passada.

Na mensagem, o autor faz uma jura de morte ao policial: “Tu viu começou o contra ataque. Até domingo tu ta morto, tu sera o proximo. Sei onde te encontrar (sic)”.

Por coincidência, o torpedo foi enviado no exato momento em que o PM conversava com o delegado Walter Vanderley Ferreira, titular do 5º Distrito Policial, no Anjo da Guarda, minutos após sua guarnição ter prendido, no Sá Viana, Robenilson Carlos da Silva Martins, o Bocão, acusado de ter participado do ataque ao 9º Distrito Policial, no São Francisco, e do incêndio a um ônibus na Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha.

Preocupado com a atitude audaciosa, o sargento, que por questões óbvias não será identificado, registrou boletim de ocorrência no próprio 5º DP.

Capacidade de discernimento

do blog do Des. José Luiz ALmeida


Descartes, em Discurso do método, sublinha que “o bom senso ou a razão, ou seja, a capacidade de discernir o verdadeiro do falso, é a coisa mais bem-compartilhada do mundo”.
Não creio, sinceramente, que a chefe do Poder Executivo do Maranhão seja incapaz de discernir o que está ocorrendo em nosso Estado. Não é crível, pois, que não saiba distinguir o falso do verdadeiro, o real do irreal; se não por ciência própria, pelo menos em face de informações de sua assessoria.
Ela sabe, sim, que a culpa do caos na Segurança Pública não é do Poder Judiciário; o caos decorre, sim, dos anos e anos de abandono a que foi relegada a segurança pública do Estado.
Argumentar, pois, que a culpa é do Judiciário porque mantém em Pedrinhas presos provisórios, é, no mínimo, pueril. Se há presos provisórios em Pedrinhas, decerto é que não há outras unidades em condições de abrigá-los. E mais. Prisão provisória não encerra nenhuma ilegalidade. Ademais, ninguém que tenha o mínimo de bom senso imagina que os presos provisórios, se julgados, seriam absolvidos, com o que se resolveria a questão da superpopulação carcerária.
É claro que Sua Excelência, com o discernimento que deve ter todo governante, ouviu de sua assessoria as razões pelas quais chegamos a esse estágio, e deve ter entendido perfeitamente a quem deve ser imputada a responsabilidade pela situação, ainda que segurança não fosse a sua praia.
Só para ilustrar, lembro que Platão, no diálogo intitulado Menon, consigna que Sócrates não hesitou em interrogar um menino escravo  sobre um problema de geometria. O menino, iletrado, se enganou na solução, todavia, ao receber a explicação correta, compreendeu por que se enganou e, sobretudo, reconhece como verdadeira a explicação. E só reconheceu porque tinha a capacidade de discernir o verdadeiro do falso, sem o que não compreenderia por que errou.
Trazendo essa passagem filosófica para os dias presentes, a guisa de ilustração, posso inferir que a chefe do Executivo pode, no primeiro momento, não ter encontrado as respostas que buscava para o caos no sistema penitenciário do Estado, quiçá pelo seu distanciamento  dessas questões. Todavia, creio que,  ao ouvir as explicações de sua assessoria e dos especialistas, em face mesmo de sua capacidade de discernimento, deve estar mais do que ciente das razões desse descalabro, dessa verdadeira barbárie que se instalou  no nosso Estado. Por isso sabe, sim, que a responsabilidade não é do Poder Judiciário, pois que, historicamente, o sistema penitenciário foi relegado a segundo plano, sobretudo porque, disso sabemos todos, a população carcerária é composta, na sua integralidade, de miseráveis, de estigmatizados que só têm merecido o desprezo do Estado, como se fossem pessoas de segunda categoria, a merecer tratamento desumano e degradante.
Então, por que tira dos seus ombros a responsabilidade e tenta jogar sobre os ombros do Poder Judiciário? Por que bravateia? Por que dissimula? Por que não assume a responsabilidade?
Responda você mesmo às indagações.

Em meio a caos nos presídios Roseana Sarney licita 80 kg de lagosta

caso-lunus-2002-05-size-620

BERNARDO MELLO FRANCO
EDITOR INTERINO DO “PAINEL” (Folha de São Paulo)

O banquete de Roseana Com os presídios em chamas, o Maranhão escolherá nesta semana as empresas que abastecerão as geladeiras de Roseana Sarney (PMDB) em 2014. A lista da governadora inclui 80 kg de lagosta fresca, uma tonelada e meia de camarão e oito sabores de sorvete. As iguarias deverão ser entregues na residência oficial e na casa de praia usada pela peemedebista. O Estado prevê gastar R$ 1 milhão para alimentar a família Sarney e seus convidados até o fim do ano.

Fartura A lista dos palácios maranhenses também inclui 750 kg de patinha de caranguejo, por R$ 39 mil. O governo do Estado comprará ainda duas toneladas de peixe e mais de cinco toneladas de carne bovina e suína.

Para adoçar As residências oficiais receberão 50 caixas de bombom e 30 pacotes de biscoito champanhe. Outro item curioso: R$ 108 mil em ração para peixes.

Jesus tá vendo O edital ainda prevê a compra de 2.500 garrafas de 1 litro de “refrigerante rosado” com “água gaseificada, açúcar e extrato de guaraná”. Descrição sob medida para a compra do guaraná Jesus, bebida famosa do Maranhão.

Martelo Com tantas encomendas, o governo fará duas licitações para escolher os fornecedores. O primeiro pregão, de R$ 617 mil, está marcado para amanhã às 14h30. O segundo foi agendado para esta sexta-feira.

Em silêncio Com tradição de enfrentar governos para defender os direitos humanos, a OAB não tem dado um pio sobre a barbárie nas prisões do Maranhão. O presidente da entidade, Marcos Vinicius Coêlho, foi advogado de Roseana no TSE.

Início do conteúdo 'Isso aqui vai explodir', diz mulher de detento

O 'Estado' entrou em uma das oito unidades de Pedrinhas, no Maranhão, de onde saem as ordens para atacar ônibus e policiais.

O Complexo Prisional de Pedrinhas, em São Luís, passou a ser comparado a um açougue. É que a morte por ali virou rotina. Em 2013, foram 60 homicídios. O índice supera o de várias cidades do País, como Diadema, na Grande São Paulo, que registrou 49 mortes em 2012.

A reportagem do Estado foi até lá e conseguiu entrar em uma das oito unidades prisionais do complexo, de onde saem as ordens para queimar ônibus e atacar policiais na capital maranhense.

Na porta das unidades, as mulheres dos presos se aglomeram para saber se seus maridos e filhos continuam vivos. O medo é que virem mais um dos corpos exibidos em carnificinas filmadas com celular pelos presos e repassadas desde o ano passado para boa parte da cidade.

Hoje, o complexo tem 2.196 detentos, 426 a mais do que sua capacidade permite. "Isso aqui vai explodir logo, logo", diz J., de 40 anos, mulher de um dos detentos. "Ele não é de facção nenhuma, como muitos aí dentro, mas pode morrer a qualquer momento."

Do outro lado da rua, em outra penitenciária do sistema, a Tropa de Choque é um sinal de que J. pode ter razão. A força policial passou a atuar no local desde que a crise da segurança estourou novamente, logo no começo do mês.

"Nós estamos fazendo revistas e o trabalho de polícia. O resto continua com os agentes penitenciários", explica o tenente-coronel Raimundo Sá, da Tropa de Choque.

Celulares. Apesar das revistas constantes, a polícia sempre acaba encontrando armas e celulares em posse de criminosos das duas facções rivais, o Primeiro Comando do Maranhão (PCM) e o Bonde dos 40 (veja mais abaixo).

O Estado esteve em uma das unidades do complexo que é dominada por presos do Bonde dos 40, a Penitenciária São Luís 1. Logo na entrada, é possível ouvir presos batendo nas celas.

Com a ajuda de um funcionário, o Estado fez um tour pelo local. A entrada começa pela chamada "ala de Jesus", que concentra presos evangélicos. Depois, vêm a ala para visita íntima, a escola e o campo de futebol, onde os presos jogam sem camisa. "Ali no fundo fica o tal do Bonde dos 40", diz o agente, apontando para um local mais fechado do que os demais. Diferentemente das celas dos evangélicos e dos presos que não pertencem a facções, a parte reservada aos criminosos mais perigosos tem mais de um portão para que se chegue até eles.

Os presos da facção chamam a si mesmos de comunidade. Assim que o funcionário se aproxima, um deles bate nas grades e começa a chamar. "Ei, a comunidade precisa falar com o senhor", diz um homem sem camisa, detrás das grades.

O agente prisional faz um sinal indicando que depois volta ao local e continua a mostrar a unidade à reportagem do Estado. Do lado de fora, há vários presos do regime semiaberto fazendo tarefas manuais diversas. Estão a um passo de sair dali, mas muitos reincidem no crime e voltam.

Trabalho. Quem sempre continua, apesar das más condições de trabalho, são os agentes penitenciários. "Somos só 400 no Estado. É muito pouco", reclama um deles, que diz temer pela segurança. Para ele, os monitores colocados pelo governo do Estado para substituí-los não são capacitados para fazer a função dos agentes. "Você pode colocar um agente para dez presos que ele é respeitado. Esses monitores não são."

No ano passado, os presos fizeram uma das rebeliões mais violentas da história do complexo. Vários foram decapitados.

"Neste ano já foram dois mortos lá. Se continuar desse jeito, vamos superar o ano passado", avisa José Maria Ribeiro Jr., presidente da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

Ontem, o grupo se reuniu com várias entidades com o objetivo de saber o que está acontecendo lá dentro. Seja o que for, o reflexo está nas ruas de São Luís, onde a população especula se ainda pode acontecer alguma coisa pior depois de criminosos incendiarem ônibus com crianças dentro.  

estadão

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Aluno de Dom Pedro passa em primeiro lugar no ITA

blog do netto ferreira

Aprovado em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o jovem dom-pedrense Marcos Santana de Oliveira foi homenageado nesta terça feira 07 de janeiro, na Câmara Municipal de Dom Pedro. 

Marcos Santana que estudou na tradicional escola AEPRON, em Dom Pedro, conseguiu realizar o sonho de ser aprovado no ITA, vaga disputada por mais de 7000 inscritos por ano. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de educação e ensino superior ligada ao Comando da Aeronáutica, sendo considerado o mais renomado centro de referência no ensino de engenharia do país.

Fámilia, amigos e várias autridades locais foram parabenizar Marcos Santana.

Família, amigos e várias autoridades locais foram parabenizar Marcos Santana.

Para o vereador e atual presidente da Câmara Municipal Fábio Amâncio, idealizador da homenagem, “estamos felizes por ter em nossa cidade um estudante tão ilustre, nada mais justo que homenageá-lo aqui, na casa do povo, a Escola Aepron é tão vitoriosa quanto o Marcos, sabemos do esforço e a da competência dos profissionais que trabalham lá, essa é uma vitória conjunta de dedicação e amor à educação”, Destaca Fábio Amâncio.

O Prefeito Hernando Macedo também esteve presente à solenidade, destacou a importância da aprovação, “O Marcos serve de exemplo para todos os estudantes, estudar é e sempre será a melhor forma de crescimento pessoal, que todos se espelhem nele, para que possamos comemorar mais e mais atos como este” Destaca Hernando Macedo que compareceu a solenidade acompanhado de todo o seu secretariado.

A Câmara ficou lotada de amigos, familiares e convidados especiais, entre eles o Tenente Cid Antônio, responsável pelo comando policial de Dom Pedro, que disse que não poderia deixar se prestigiar o jovem talento da Cidade.

Loira Fatal volta a atacar em São Luís



Loira usa novos fotos para seduzir vitimas
Loira usa novos fotos para seduzir vitimas

Quem pensava que Macyele Trabulsi, a conhecida ‘loira fatal’, estava sumida está totalmente enganado. Segundo informações, a loira já voltou a aplicar seus conhecidos golpes na praça.

Novas fotos da loira circulam nas redes
Novas fotos da loira circulam nas redes

Recentemente Macyele foi vista fazendo barraco no Buteko da Lagoa, após se recusar a pagar a conta do estabelecimento. Informações dão conta de que ela tem uma amiga que ajuda nos golpes.

A amiga de Macyele já está sendo chamada como “morena fatal” por também seduzir homens ricos nas noites de São Luis e logo após aplicarem duros golpes.

As duas mulheres estariam rodando os bares e lojas da cidade em uma motocicleta Biz de cor preta. Por onde chegam, a confusão é certa.

Recentemente vazaram novas fotos de nudez de Macyele e além disso, há vídeos dela chamando um homem para ter relações sexuais.

 BLOG NETO FERREIRA

Roseana deveria ler Machado de Assis antes de tentar justificar a própria incompetência

roseana_sarney_26
Sem convencer – Nada pode ser mais pífio do que o desgoverno de Roseana Sarney, que agora apela ao sensacionalismo barato para tentar justificar a onda de violência que tomou conta do Maranhão, que sob os auspícios do grupo político liderado pro seu pai, o caudilho José Sarney, tornou-se o mais miserável estado brasileiro. 

Em mensagem emergencial levada ao ar pelas emissoras maranhenses de televisão, Roseana imitou Fernando Collor de Mello ao pedir que os maranhenses não dessem ouvido às notícias que buscam desestabilizar o Maranhão, como se governo de incompetentes precisasse de fofocas para desmoronar. É importante lembrar que Collor, ao apelar aos brasileiros no momento de fragilidade política, estreou o prefácio de uma derrota que culminou com o primeiro caso de impeachment no País.

Roseana é mais um fantoche do grupo liderado pelo falso democrata José Sarney, mas agora tenta varrer a sujeita da incompetência para debaixo da alcatifa palaciana. Cansados e vilipendiados em seus direitos mais básicos, os maranhenses não merecem uma governante como Roseana Sarney, ao mesmo tempo em que não mais suportam os desmandos que brotam do grupo político da Praia do Calhau. 

Sem pulso para governar, Roseana, que já deveria ter demitido o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, falou durante alguns minutos diante das câmeras, ladeada por estafetas de plantão que mais pareciam figurantes de aluguel. A governadora deveria se imbuir de coragem e renunciar ao cargo, livrando o Maranhão do desgoverno que se instalou no Palácio dos Leões.

Roseana falou em solidariedade à família da menina Ana Clara, que morreu na segunda-feira (6) por causa dos ferimentos provocados pelo fogo que consumiu o ônibus em que estavam sua mãe e a irmã de apenas um ano. A governadora disse que está “revoltada” com os desdobramentos das ações comandadas por criminosos a partir dos presídios do Maranhão, Roseana sempre soube da situação do sistema prisional maranhense, mas nada fez para reverter o caos que domina os cárceres locais. 

A filha de José Sarney é tão abusada, que chegou a falar em “violência dos covardes”. É importante destacar que toda morte trágica, provocada por terceiro, é repugnante, mas Roseana por certo não se dá conta da covardia que emana do grupo político que ela própria integra e dá ordens. A ousadia da governadora é tamanha, que o secretário Aluísio Mendes foi escolhido pela “famiglia” Sarney para concorrer à Câmara dos Deputados.

Roseana aproveitou o pronunciamento pífio de aproximadamente dois minutos para falar aos maranhenses sobre plano de investimento de R$ 130 milhões no sistema prisional do estado. Faz-se necessário recobrar a memória do sofrido povo do Maranhão para o fato de que a governadora prometeu entregar 72 hospitais até o final de 2010, quando terminou seu mandato anterior, mas quatro anos depois muitas dessas unidades hospitalares ainda estão na seara da promessa. E os que foram inaugurados funcionam com dificuldade. De tal modo, não será um discurso fácil e redigido por algum assessor a resolver a lufada de violência que sopra sobre o castigado Maranhão.

Para finalizar a sua ópera bufa, Roseana disparou: “Não fugirei à minha responsabilidade. Peço ao povo maranhense que não dê ouvidos a essa rede de boatos que tenta tumultuar o dia a dia do cidadão. Da parte do governo não faltarão força e determinação para enfrentar os criminosos e manter a paz e a tranquilidade”. A filha do caudilho José Sarney não tem moral para falar em responsabilidade, pois qualquer governante minimamente responsável já teria tomado alguma atitude para reverte a caótica situação do Maranhão. Ademais, não há onda de boatos quando um governo é fraco e sem controle. 

Faltando alguns meses para as eleições, Roseana pega carona na violência que reina nos presídios do estado para falar em força e determinação. Piada de péssimo gosto de alguém que sempre desdenhou a situação desumana que diuturnamente sangra a dignidade do bravo povo do Maranhão.

Depois desse pronunciamento digno de um picadeiro de circo de subúrbio, o ucho.info resgata frase do célebre Machado de Assis, na obra “Esaú e Jacó”, para tentar despertar Roseana e sua horda de assessores para a dura realidade do Maranhão: “Há aí o seu tanto de exagerado, mas a hipérbole é deste mundo, e as orelhas da gente andam já tão entupidas que só à força de muita retórica se pode meter por elas um sopro de verdade”.

portal ucho.info

Contra intervenção no Maranhão, Roseana tensiona relação com o Judiciário

Por Wilson Lima , iG Brasília  

Setor até então próximo à família Sarney endureceu as críticas à governadora; nos bastidores, clã age para derrubar diretor do Conselho Nacional de Justiça

Temendo uma eventual intervenção federal no Maranhão em função da crise no sistema prisional, a governadora Roseana Sarney (PMDB) tensionou a relação entre a administração estadual e o Poder Judiciário, setor historicamente próximo ao clã Sarney no Estado. Desde o final de dezembro, a governadora tem atribuído as 62 mortes ocorridas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas desde o ano passado à morosidade da Justiça.


Agência Brasil
Ônibus incendiado por criminosos nesta sexta-feira, em São Luís
Em uma outra frente, fontes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acusam a família Sarney de fazer lobby pela exoneração do juiz Douglas Martins, diretor do CNJ, responsável pelo relatório de inspeção realizado em Pedrinhas no final do ano passado. O relatório afirma que em Pedrinhas foram detectadas, além das brigas de facções rivais, o estupro de esposas de detentos e até casos de decapitação de presos.

A interlocutores, Roseana tem dito que está sendo alvo de uma perseguição de juízes supostamente próximos ao presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Flávio Dino, que também foi magistrado. Dino é o principal adversário do clã Sarney na disputa pelo governo do Estado neste ano. Nos bastidores, Roseana classifica como “ação política”, a inspeção do juiz Douglas Martins.

Além disso, o governo estadual vem reiterando por meio de seus interlocutores que vários dos ataques ocorridos em São Luís foram planejados ou executados por ex-condenados ou por acusados de crimes como furto qualificado ou formação de quadrilha, que ainda esperam julgamento da Justiça.

No último fim de semana, em entrevista ao jornal O Estado do Maranhão, veículo de comunicação da família, Roseana afirmou que o Estado tem 2,7 mil presos e “mais da metade deles não foi julgada pela Justiça”. “A Justiça é lenta. Também temos esse problema”, disse Roseana.

A presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), a desembargadora Cleonice Freire, lançou, na noite desta segunda-feira, uma nota de repúdio às declarações da governadora afirmando que “as causas mais determinantes para o agravamento da questão carcerária decorrem de fatos independentes do Poder Judiciário”. “A responsabilidade na solução dos problemas carcerários, com relação à estruturação física destinada aos detentos, não compete ao Poder Judiciário”, disse a desembargadora.

Também desde a semana passada, membros ligados à família Sarney intensificaram as críticas contra o juiz Douglas Martins tentando desacreditar o relatório entregue por ele ao presidente do CNJ. Além de um texto retratando os atos de desrespeito aos direitos humanos, o magistrado também entregou vários vídeos supostamente gravados em Pedrinhas.

Clayton Montelles/Divulgação
Corredor da Casa de Detenção de Pedrinhas, no Maranhão
Um dos vídeos apresentados é de uma pessoa que teria tido sua perna supostamente dilacerada dentro de Pedrinhas. O vídeo foi encaminhado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão (Sindspen-MA) e o registro, incluído no relatório. A Polícia do Maranhão investigou o vídeo e afirma que ele não passa de uma imagem de um acidente ocorrido nos Estados Unidos. Nos bastidores, o governo quer que o juiz seja demitido do cargo por ter incluído esse vídeo no relatório. Uma fonte do CNJ afirma que essa tentativa de punição é apenas uma retaliação por conta das denúncias. Apesar disso, fontes do CNJ não acreditam que essa ofensiva do clã contar Martins dê algum resultado.

No Maranhão, postos não vão vender combustíveis em recipientes

Objetivo da decisão é dificultar acesso aos líquidos inflamáveis.No caso de suspeitas, a orientação dos frentistas é chamar a polícia.

Do G1 MA
 
sEstá suspensa venda de combustíveis em vasilhames em todo o Maranhão. (Foto: Zeca Soares/ G1 MA) 
Postos não vão vender combustíveis em vasilhames em todo o Estado (Foto: Zeca Soares/ G1 MA)
 
A venda de combustíveis em qualquer tipo de vasilhame ou recipiente está suspensa em todo o Maranhão. Com a determinação, só será comercializado o combustível que for abastecer diretamente os veículos dentro dos postos. O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão determinou a suspensão. A decisão foi motivada pela onda de ataques registrada nos últimos dias e o objetivo é dificultar o acesso aos líquidos inflamáveis.

A suspensão foi informada ao Comando da Polícia Militar, em São Luís, na noite desta segunda-feira (6), durante reunião do presidente do sindicato, Orlando Santos, com o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alves, e o secretário-adjunto de Segurança Pública, Antonio Roberto. "Assim que tomamos a decisão de suspender a venda em vasilhames entramos em contato com todos os revendedores para informar a medida, que é preventiva", afirmou Santos.

Cronologia Ataques Maranhão (Foto: Editoria de Arte/G1)
A determinação será mantida por tempo indeterminado. No incêndio a um ônibus na Vila Sarney Filho os criminosos utilizaram gasolina para iniciar o fogo.

Ataques

Após operação da Tropa de Choque no Complexo Penitenciário de Pedrinhas no Maranhão, quatro ônibus foram incendiados e uma delegacia foi alvo de tiros em São Luís na noite de sexta-feira (3). O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, disse que os ataques foram ordenados por detentos do presídio.

Na quinta (2), dois presos foram encontrados mortos em Pedrinhas. Em 2013, de acordo com o relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entregue em 27 de dezembro, 60 detentos morreram nos presídios do Maranhão.

Nos ataques de sexta, quatro ônibus foram incendiados na Vila Sarney, na Avenida Kennedy, no bairro João Paulo e na Avenida Ferreira Gullar. Além disso, duas delegacias foram alvo de tiros em São Luís, no São Francisco e na Liberdade.

"Eles entraram no ônibus e jogaram gasolina nas crianças que estavam próximas deles e atearam fogo", contou Maria da Conceição Nunes, parente de uma das vítimas do incêndio aos ônibus.

Cinco pessoas ficaram feridas por conta dos ataques a ônibus na Vila Sarney Filho. A menina Maria Clara, de 6 anos, não resistiu às queimaduras que sofreu e morreu na manhã de segunda-feira (6). Ela teve mais de 90% do corpo queimado no ataque. Entre domingo (5) e segunda-feira, 16 pessoas foram presas por suspeita de participação nos ataques.

Segundo o médico Cláudio Araújo, a causa da morte de Ana Clara foi insuficiência renal e choque hipotensivo, refratário a drogas e líquidos. "O tecido não respondia. A droga não chegava a esses tecidos, dificultando o tratamento. Isso devido à gravidade, ao grau de lesão do acidente", explicou.

Stripper do 'BBB 14' é uma mãe exemplar, dizem amigos

ego

Clara Aguiar é mãe de Max, de um ano, fruto de seu casamento com o empresário francês Fabian Aguiar. 


Clara Aguilar (Foto: Luiza Prado / Facebook / Reprodução)
Clara Aguilar (Foto: Luiza Prado / Facebook / Reprodução)

Clara Aguiar, do "BBB 14" ainda nem entrou na casa do programa, mas já está sendo uma das mais faladas entre os novos participantes. A moça é conhecida por ser stripper na web e tem gerado polêmica.

  Mas de acordo com seus amigos, o público irá conhecer um outro lado da paulista, que é mãe de Max, de 1 ano, fruto de seu casamento com o empresário francês Fabian Aguiar, com quem mora em Las Vegas, nos Estados Unidos. Os dois estão casados desde 2011.

Edu Rox, grande amigo da loira e padrinho de seu filho, garante que ela faz de tudo pelo menino. "Ela é uma mãe exemplar e super amorosa. O Max é a sua grande paixão e ela não larga ele. A saudade dele vai ser o pior desafio para ela dentro da casa".

Ainda segundo Edu, Max irá ficar na casa da mãe de Clara durante seu confinamento: "O Fabian está vindo para o Brasil na próxima semana e também ficará por aqui até ela sair do programa".

Clara Aguilar (Foto: Luiza Prado / Facebook / Reprodução)
Clara Aguilar (Foto: Luiza Prado / Facebook / Reprodução)

Outra curiosidade, de acordo com Edu, é a timidez dela: "Ela é bem quietinha, super boazinha e faz de tudo para os seus amigos".

Mas ele garante, que a paulistana gosta de causar: "Ela gosta de sair, beber, fico só imaginando quando ela ficar bêbada pela primeira vez dentro da casa, vai pegar fogo. Ela não liga para o que pensam dela e ela mesma divulga o trabalho dela".

Para Mayra Dias Gomes, outra amiga de Clara, o público vai se encantar com a personalidade da loira: "Ela é uma pessoa muito autêntica. Na minha opinião, isso a torna apaixonante. Ela é linda, divertida, alto astral, e sempre coloca os outros pra cima. Não tem o menor medo de fazer e ser quem ela é, e acho que isso vai ajudar bastante. Ela simplesmente não liga pra opinião das outras pessoas".

As duas se conheceram quando Clara foi morar em Las Vegas e foi Mayra quem a ajudou no local. A repórter garante que ela é uma excelente mãe: "Ela é uma mãe maravilhosa, extremamente dedicada. O filho dela vem em primeiro lugar".

Clara Aguilar (Foto: Luiza Prado / Facebook / Reprodução)
Clara Aguilar (Foto: Luiza Prado / Facebook / Reprodução)

BBB 14 - Clara (Foto: I HATE FLASH/Reprodução)
BBB 14 - Clara (Foto: I HATE FLASH/Reprodução)

Mayra Dias Gomes e Clara Aguilar (Foto: Facebook / Reprodução)
Mayra Dias Gomes e Clara Aguilar (Foto: Facebook / Reprodução)

 

Justiça determina que Genoino pague multa de R$ 468 mil do processo do mensalão

Genoíno cumpre prisão domiciliar temporária até 19 de fevereiro, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.



A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira, 6, que o ex-deputado José Genoino, condenado a quatro anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, pague a multa que ele recebeu pela condenação por corrupção. Conforme decisão da VEP, Genoino tem dez dias para pagar cerca de R$ 468 mil. 

De acordo com despacho da Vara de Execuções Penais, se Genoino não fizer o pagamento no prazo estipulado, o débito será inscrito na Dívida Ativa da União. “Juiz da Vara de Execuções Penais determinou a intimação do sentenciado para o pagamento da pena de multa imposta nos autos da Ação Penal 470, proveniente do Supremo Tribunal Federal, no prazo de dez dias, sob pena de inscrição do débito em Dívida Ativa da União, nos termos do Artigo 51 do Código Penal”, decidiu a VEP. 

Genoino cumpre prisão domiciliar temporária até 19 de fevereiro, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. No entanto, Barbosa rejeitou pedido de transferência para São Paulo, e o ex-deputado permanecerá em Brasília até nova avaliação médica. Após a data, uma perícia será feita para decidir se o condenado permanecerá em casa ou voltará para Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. 

Conforme relatório obtido pela Agência Brasil, em dezembro, o ex-deputado apresenta boa aparência e quadro geral de saúde estável. No dia 26 de dezembro, Genoino recebeu a visita de uma assistente social e de uma psicóloga, responsáveis pela avaliação periódica de detentos que cumprem prisão domiciliar provisória. 

Agência Brasil

Líder do Bom Senso FC se revolta e ameaça greve: 'Nós fomos enrolados'

o imparcial

Líder do movimento Bom Senso FC, que nasceu em setembro de 2013 para questionar o calendário do futebol nacional, o zagueiro Paulo André já abriu a temporada com discurso firme. De acordo com o jogador do Corinthians, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está "enrolando" os mais de mil jogadores que fazem parte do grupo, mas novas ações serão organizadas já nas próximas semanas, pedindo mudanças para 2015. A ameaça de greve continua, e pode sair do papel durante os Estaduais.

- É mais do que possível uma greve, não tem nada descartado. Para mim, Paulo André, é a única medida viável, mas o Bom Senso, como o próprio nome diz, vai tentar o diálogo e promover outras ações para que os responsáveis pelo futebol possam tomar atitude. Lamentamos o desprezo e a falta de atenção ao futebol brasileiro, que está jogado às traças e ninguém faz nada - afirmou Paulo André logo após o segundo dia da pré-temporada do Corinthians, no CT Joaquim Grava.





















O zagueiro ainda afirmou que os líderesdo Bom Senso FC trabalharam intensamente durante o mês de dezembro, fazendo inclusive uma análise mais detalhada das notas divulgadas pela CBF sobre o movimento, que assegura já ter estruturado uma série de ações ainda não divulgadas pars 2014. Dos pedidos do Bom Senso, apenas um foi atendido: a pré-temporada de 2015 foi esticada em alguns dias, mas nada significativo segundo Paulo André.

- O Bom Senso nasceu com as bandeiras do fair play financeiro e do calendário. Mas além do calendário estar ruim, porque os times pequenos jogam 15 jogos o ano todo, são 18 mil atletas que ficam desempregados a partir de abril, não existe fair play. Só alguns jogadores do Paulista de Jundiaí ganharam uma ação por salários atrasados. Esse modelo atual é feito para não funcionar, porque perde ponto, rebaixa o time e o jogador que reclamou não pode entrar na cidade de novo. O futebol brasileiro tem verdadeiros bóias-frias, e estamos lutando por eles - afirmou Paulo André, antes de completar, batendo forte na CBF.

- Não houve alteração, fomos enrolados e todos eles torcendo para que esfriassem ações e a mobilização dos atletas. Eles não têm argumentação para confrontar. É mais fácil dizer que não há comunicação conosco, que não tem um representante, do que confrontar com boas ideias, desenvolver um projeto para o futebol brasileiro. Se você for na Uefa, e eu sei que não é legal comparar Brasil com Europa, mas lá a prioridade é a capacitação de treinadores, porque são eles que desenvolvem os jogadores. Aqui a prioridade da CBF é vender patrocínio da Seleção! - disse, nervoso, o jogador do Timão.

Nova bandeira para 2014 - Além do calendário e do fair play financeiro, Paulo André afirma que o movimento Bom Senso FC defenderá uma nova bandeira em 2014. E ela não tem a ver com a resolução do Campeonato Brasileiro de 2013 por decisão do STJD, mas com o torcedor brasileiro.

- Queremos levantar essa nova bandeira do torcedor, de preço de ingressos, condição dos estádios. Os torcedores precisam passar para nós o que precisam para que o espetáculo fique mais acessível. Vamos tratar sobre isso nas reuniões, responder e tentar melhorar. Não estamos aqui para salvar o mundo, mesmo sabendo que o futebol brasileiro tem dezenas de problemas. Vamos passo a passo, pelo que estudamos e conhecemos, para conquistar alguma vitória esse ano.

De fio-dental, Sophie Charlotte curte praia com Thaila Ayala no Rio

Atrizes mostraram boa forma aproveitando o dia de sol na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, nesta terça-feira, 7.

Ego

Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, no Rio

Sophie Charlotte e Thaila Ayala curtiram a praia da Barra da Tijuca, no Rio, juntas na tarde desta terça-feira, 7. As atrizes mostraram seus corpos em forma tomando sol na areia e, simpáticas, chegaram a posar com fãs para fotos.

Mesmo na praia, Sophie não discuidou no visual e colocou um lenço nos cabelos, para enfeitar. De biquíni tomara que caia e fio-dental, ela mostrou que estava bem bronzeada. Já Thaila se protegeu do sol com um boné rosa e um coque nos cabelos.

As duas andam num grude só. Thaila apoiou Sophie quando ela e Malvino Salvador terminaram o namoro. Em dezembro, elas foram juntas para Nova York, num grupo que também incluía Fiorella Mattheis e Débora Nascimento. No réveillon, Thaila curtiu a virada numa praia no Caribe, na companhia de outra amiga, Isis Valverde.

Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie de biquininho e lenço na cabeça (Foto: Dilson Silva / Agnews)

Sophie Charlotte na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
A atriz usava um biquíni fio-dental

Sophie Charlotte na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie na praia da Barra

Sophie Charlotte na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie se refresca no mar

Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie Charlotte e Thaila Ayala pegam sol

Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie Charlotte e Thaila Ayala

Sophie Charlotte na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie ajeita o biquíni

Sophie Charlotte na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie Charlotte
 
Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie conversa com fãs

Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie tira foto com fãs

Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Thaila fala ao celular

Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Thaila passa protetor solar

Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie Charlotte e Thaila Ayala

Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie e Thaila conversam

Sophie Charlotte e Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
As amigas se abraçam

Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Thaila Ayala pega sol

Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Thaila no mar da Barra da Tijuca

Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Thaila Ayala exibe seu corpão

Thaila Ayala na praia da Barra da Tijuca, RJ (Foto: Dilson Silva / Agnews)
Sophie e Thaila