Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

Alunos mortos em Bacuri estudavam na rede estadual

maranhão da gente


d 20
O acidente que deixou como vítimas estudantes matriculados em uma escola de ensino médio na cidade de Bacuri provocou comoção no Estado e levou o Ministério Público a anunciar que vai investigar quais os motivos que levaram a essa tragédia e apurar as responsabilidades.

Do ponto de vista jurídico, a responsabilidade pelos transportes dos alunos que estavam no “pau de arara”, usado como transporte escolar é do governo do Estado. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece no artigo 10 que caberá aos estados “assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino”.

Dados do censo escolar, disponibilizados pelo Ministério da Educação, apontam Bacuri com um total de 1007 alunos matriculados no Ensino Médio e esta responsabilidade do governo do Estado foi reconhecida pelo ex-Secretário de Educação, o deputado federal Pedro Fernandes (PTB).

O parlamentar publicou no blog que mantém na internet,  um comentário sobre o acidente e informou inclusive que foram viabilizados 136 ônibus para serem utilizados nos transporte de estudantes da rede estadual de ensino. Pedro Fernandes  acrescentou que não era possível tirar responsabilidade do Estado nesta situação, mas também era necessário que a comunidade fiscalizasse a situação do transporte escolar .

O orçamento do estado para 2013 reservou para as despesas relativas ao transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino  o valor de R$ 20 milhões, mas a tragédia que vitimou alunos do ensino médio em Bacuri, mostra a distância entre o que foi previsto no orçamento estadual e que realmente ocorre na prática.


A D-20 onde eles se amontoavam sentados em um banco improvisado de madeira era “um pau de arara” transformado em transporte escolar. O veículo  não apresentava as mínimas condições para atender a legislação federal nem a uma portaria da própria Secretaria Estadual de Educação que definiu regras para a efetivação do transporte escolar aos alunos da rede estadual de ensino.

Novo São Luís Shopping será inaugurado hoje

o imparcial


 
Chegou o grande dia! O São Luís Shopping inaugura a expansão no maior centro comercial da Região Metropolitana de São Luís. Com 12 anos de existência no mercado local, às 10h de hoje será aberto ao público consumidor, lojistas e imprensa de mais 22,4 mil m² de ABL (Área Bruta Locável).

Além da expansão, o São Luís Shopping ficou mais moderno, ganhou mais lojas satélites, e ganhará novas megalojas. Na ampliação vários espaços do centro de compras foram alterados, o que dobrou o tamanho do shopping. A expansão do São Luís Shopping é um projeto da Designcorp, empresa canadense especializada em grandes shoppings no Brasil e no mundo.

Os investimentos, incluindo os dos lojistas, foi em torno de R$ 100 milhões e contemplam obras no sistema viário interno, ampliação do estacionamento atual, criação de novos acessos e de sua interface com o sistema viário externo, que está parcialmente concluído.

Também foram executadas obras na malha viária externa – travessias, cortes e semaforização realizadas na Avenida Carlos Cunha, onde está localizado o shopping. Além disso, obras de edificação para expansão de sua Área Bruta Locável com o consequente aumento de sua área construída – projetos, obras civis, instalações prediais (elétricas, hidráulicas, ar condicionado, incêndio) e equipamentos diversos (elevadores, escadas rolantes) estão em execução.

No projeto consta uma arquitetura arrojada e moderna, com tratamento acústico em todo o mall, além do uso de iluminação natural e projeto de ambientação que proporcionará mais conforto na experiência de compra de cada cliente.
 
O São Luís Shopping recebe atualmente 30 mil visitas diárias em média. Pesquisa junto aos clientes feita pelo Estudo de Mercado Novoeste e Instituto Amostragem mostra que 82% do público apontou o São Luís Shopping como local preferido.


Shopping e Sustentabilidade

A sustentabilidade foi pensada em cada detalhe na expansão. O projeto adota a responsabilidade sócio-ambiental e novos conceitos de sustentabilidade. Com a expansão, o São Luís Shopping passará a contar com três novas âncoras, sete megalojas, quatro restaurantes, 120 novas lojas satélite, uma nova praça de alimentação. No total, serão mais 22,4 mil m² de ABL no empreendimento que passará a ter cerca de 2.500 vagas de estacionamento. 
 
O São Luís Shopping está localizado em uma das principais avenidas da capital, com fluxo diário de 50 mil carros e entorno em franca expansão, com grande crescimento residencial e lançamentos imobiliários.

O novo São Luís Shopping vai inaugurar a expansão com grandes redes de lojas e marcas consagradas, que marcarão presença naquele que será um dos maiores do país. Dentre elas, as lojas âncoras como Americanas, Hiper Bom Preço e Louvre Magazine. Além disso, o shopping contará também com lojas de influentes marcas, como C&A, Riachuelo, Renner, Rihappy Brinquedos, Casas Bahia, Le Biscuit e Memove.

Ruas da Cohab ficam alagadas após fortes chuvas em São Luís

Imagens registradas mostram alagamento nesta terça-feira (6).
Choveu forte durante toda a manhã na capital maranhense.

  As fortes chuvas registradas na manhã desta terça-feira (6) deixaram alguns pontos de São Luís completamente alagados. Veja abaixo imagens registradas em ruas do bairro da Cohab, na capital maranhense.


A internauta Gisa Franco enviou um vídeo do alagamento que atingiu a Estrada de Ribamar, que dá acesso a vários bairros da Região Metropolitana de São Luís, nesta terça-feira (6). Ela contou que há 14 anos sofre com o problema de alagamentos no local durante o período chuvoso (veja no vídeo).

"Esse oceano acontece sempre depois de uma grande chuva. Esse é só um dos pontos de alagamento, o pico acontece na altura do Rio Paciência, onde a água bate no meio da porta dos carros. Um absurdo. Há 14 anos sofro com isso", contou.

Chuvas deixam ruas alagadas na Cohab em São Luís (Foto: Colaboração/Rafa Lima)
Chuvas deixam ruas alagadas na Cohab em São Luís (Foto: Colaboração/Rafa Lima)

Chuvas deixam ruas alagadas na Cohab em São Luís (Foto: Colaboração/Rafa Lima)
Chuvas deixam ruas alagadas na Cohab em São Luís (Foto: Colaboração/Rafa Lima)
 

G1 Maranhão

Ministro do Supremo diz que País vive ‘apagão de gestão’ e que escândalos da Petrobrás causam constrangimento

Em São Paulo, Gilmar Mendes condena ‘dimensão e repetição’ de denúncias envolvendo a estatal petrolífera.


Estadão
Fausto Macedo
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda feira, 5, em São Paulo, que o País vive “um apagão de gestão” e que a sucessão de escândalos na Petrobrás o constrange. “Pela dimensão e repetição os escândalos realmente constrangem”, declarou o ministro.
“Basta saber qual é o próximo (escândalo), isso é sem dúvida muito sério”, alertou Gilmar Mendes. “Temos graves problemas aqui (na Petrobrás), são repetidos os casos de corrupção, muitos deles associados à questão política, a campanhas.”
A estatal petrolífera brasileira está no centro de uma crise sem precedentes desde que seu  ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, foi preso pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Costa é acusado de lavagem de dinheiro a partir de crimes contra a administração pública, corrupção e peculato.
“É preciso que se dê a atenção devida (aos escândalos na Petrobrás)”, prosseguiu Mendes. “Temos um aparato de repressão que vem se mostrando pelo menos ativo, senão eficaz, mas os escândalos realmente constrangem. Pela dimensão e pela repetição. Era a grande empresa brasileira. E há pouco tivemos o caso do Mensalão com referências a uma outra grande empresa brasileira, o Banco do Brasil, envolvido nesse episódio lamentável.”
Ao comentar a onda de violência que se espalha pelo País, Gilmar Mendes alertou para o que chama de “grave crise de gestão”.
“Quero dizer que nós estamos vivendo um momento de apagão de gestão. Precisamos pensar claramente: que tipo de legado estamos deixando para os nossos filhos? Quanto piorou a gestão pública no Brasil? É um quadro de anomia muito preocupante e má qualidade dos serviços prestados. As demandas que são formuladas não são atendidas minimamente. Isso é muito sério.”
Para o ministro, o quadro de “má gestão” afeta também a segurança pública. “Temos um déficit enorme no que concerne à segurança pública. Isso é notório. Basta ver o tema que está na agenda hoje, a má gestão dos presídios, todos esses problemas que se acumularam ao longo dos anos que é uma parte do tema segurança pública. Tomamos medidas importantes no que diz respeito à ocupação dos morros no Rio, as UPPs, mas com grandes déficits. A União tem que participar mais ativamente do tema da segurança pública. É preciso que isso entre na própria agenda da disputa presidencial. O cidadão perdeu a liberdade, o cidadão normal é um prisioneiro porque ele não pode sair à rua nas nossas grandes cidades.”

Para o ministro, “juntamente com a educação e a saúde, a segurança pública certamente é tema prioritário”.

“A gente não percebe, a não ser medidas paliativas propostas com forte caráter simbólico, a gente não percebe articulação de medidas que possam afetar de fato esse quadro de insegurança pública ao qual estamos submetidos.”

O ministro do Supremo atribui negligência aos órgãos públicos ante os ataques de vândalos em manifestações de rua. “Temos muitos conflitos que têm sido talvez negligenciados e que precisam merecer a devida atenção de todos os segmentos incumbidos de regular, de aplicar a lei, os setores investidos de poder público, de poder estatal.”

Gilmar Mendes advertiu para a forte carga tributária imposta ao contribuinte, sem contrapartida do poder público. “É notório que o País tem hoje uma cobrança, uma participação financeira por parte do cidadão que é bastante elevada, a tributação, a carga é muito elevada. E os serviços que são devolvidos são precários. Então, nós temos tributos em padrão da Suécia e serviços de alguns países africanos. É preciso que a gente perceba que nós estamos vivendo um quadro realmente de má gestão. Eu fico um pouco envergonhado quando eu vejo essa situação generalizada de má prestação dos serviços.”

Desequilíbrio marca o futebol brasileiro em 2013



O consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi apresentou a edição 2013 de seu estudo anual Finanças dos Clubes Brasileiros. Para ele, o desequilíbrio é a marca desse ano, com os clubes trabalhando de forma alavancada, com forte aumento dos custos do futebol contra um baixo crescimento das receitas, conforme vocês verão integralmente nesse post.

O pequeno crescimento das receitas foi atenuado pelo volume das operações de transferências de atletas, que, apesar disso, ficaram fortemente concentradas em poucos clubes e atletas.

Segundo Amir, o “aumento dos déficits dos clubes comprova a falta de equilíbrio entre as receitas e despesas, não apenas com os custos com futebol, mas também em suas despesas administrativas e principalmente despesas financeiras. Os clubes buscam nos empréstimos recursos para financiar suas atividades, aumentando seu endividamento e consequentemente suas despesas”.

Indo além, ele concluiu que a bolha financeira de nosso futebol é uma realidade, e deve ser enfrentada com “austeridade e racionalidade” nas decisões a serem tomadas futuramente, concluindo que “os grandes clubes brasileiros precisam rever seu modelo descontrolado de gastos e sem viabilidade comercial. As receitas geradas não são suficientes para o tamanho de suas despesas”.

Vamos, então, ao estudo, que considera sempre os 20 maiores clubes em receitas de cada ano. Atlético Paranaense e Bahia não haviam apresentado seus balanços até o final do trabalho e por isso ficaram fora dessa análise.

Receita total dos maiores clubes brasileiros
Os 20 maiores clubes em receitas do Brasil apresentaram um faturamento conjunto de R$ 3,1 bilhões em 2013, praticamente o mesmo valor registrado em 2012. Esse resultado representou um crescimento de 0,2% em um ano.


Desde 2003 os 20 clubes em receitas do Brasil viram suas receitas crescerem 375%. O resultado de 2013 foi o que teve o pior crescimento de toda a série histórica, somente melhor que 2006, quando houve retração das receitas.

Dívida total dos clubes
As dívidas dos clubes analisados somaram R$ 5,1 bilhões, um aumento de 6% em comparação com 2012, quando as dívidas foram de R$ 4,8 bilhões.

Isso foi ocasionado pela apresentação de nossas dívidas dos clubes em 2012 em seus balanços de 2013. Os números de 2012 foram reapresentados e isso fez com que as dívidas de 2011 para 2012 crescessem em 25%.

Em 3 anos as dívidas desses clubes cresceram 33% e desde 2003 aumentaram em 415%.
 

Dividas fiscais dos clubes
As dívidas fiscais dos clubes analisados somaram R$ 2 bilhões, um aumento de 11% em comparação com 2012, quando as dívidas foram de R$ 1,8 bilhão.
Em 3 anos as dívidas fiscais desses clubes cresceram 33% e atualmente representam 40% do total de suas dívidas.


 

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Preso, suspeito confessa participação na morte de torcedor no Arruda

Everton Felipe Santiago de Santana, de 23 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira e revelou que outras duas pessoas também participaram do crime


prisão torcedor vaso arruda (Foto: Lucas Liausu)
Polícia prende primeiro suspeito por morte de torcedor no Arruda (Foto: Lucas Liausu)

Menos de 72 horas. Foi esse o tempo que as Polícias Militar e Civil de Pernambuco precisaram para prender o primeiro suspeito por ter matado o torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, na última sexta-feira, no estádio do Arruda. Foram três dias de investigações, que ganharam corpo no início desta segunda-feira com uma denúncia de que o suspeito estaria escondido em uma casa no bairro de Água Fria. Everton Felipe Santiago de Santana, de 23 anos, revelou ainda que outras duas pessoas também participaram da ação.
A cúpula da Secretaria de Defesa Social convocou uma entrevista coletiva para esta tarde para detalhar a prisão, mas de acordo com informações de bastidores, o suspeito foi preso em uma escola no bairro de Ouro Preto, em Olinda, e não reagiu à prisão.  

De acordo com policiais que participaram da prisão, num primeiro momento ele tentou negar, mas assim que os agentes pegaram o seu celular, viram mensagens falando sobre o caso com outros amigos e afirmando que não queria ir para o "inferno", se referindo a cadeia.

Logo após a chegada do suspeito, um homem dizendo ser seu advogado chegou à sede do DHPP, mas não quis falar com a imprensa. 

prisão torcedor vaso arruda (Foto: Lucas Liausu)Emerson Felipe Santiago de Santana foi preso em Olinda e confessou a participação (Foto: Lucas Liausu)

Entenda o caso  
Paulo Ricardo Gomes faleceu na última sexta-feira depois da partida entre Santa Cruz e Paraná, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Quando passava próximo ao portão seis do Arruda, destinado à torcida visitante, foi atingido por um vaso sanitário arremessado da parte superior da arquibancada. Além da vítima fatal, outras três ficaram feridas, mas estão fora de perigo.   

Torcedor do Sport e morador do bairro do Pina, zona sul do Recife, Paulo Ricardo, 26 anos, trabalhava como soldador na indústria naval do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Integrante de uma torcida uniformizada do Sport, saiu de casa com uma missão: tirar fotos da uniformizada do Paraná - uma prática comum entre torcidas aliadas em diferentes estados. Na câmera encontrada pelos bombeiros dentro da bolsa da vítima, havia vários registros do jogo.

Christine Fernandes impressiona pela boa forma em praia do Rio

Aos 46 anos, atriz voltou a exibir o corpão. Ela foi fotografada por paparazzi na Barra da Tijuca

Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva)

Christine Fernandes provou mais uma vez que o tempo é seu aliado. Aos 46 anos, a atriz voltou a chamar a atenção pela boa forma. Sozinha, ela aproveitou o dia de sol no Rio de Janeiro para se bronzear na praia da Barra da Tijuca, no começo da tarde de segunda-feira (5)

  Para realçar ainda mais o bronzeado, Christine usou um biquíni de cortininha e relaxou deitada em uma canga.
Depois de viver a médica Ariane na novela Viver a Vida, que terminou em 2010, a atriz fez uma participação na série da Globo Louco por Elas. De férias da TV, ela tem intensificado ainda mais a malhação.

Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva / AgNews)

Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva / AgNews)

Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva / AgNews)


Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva)

Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva)

Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva)

Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva)


Christine Fernandes (Foto: Dilson Silva)