Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

PEC do Trabalho escravo é aprovada na CCJ do Senado

O Projeto de Emenda Constitucional  PEC 57A/1999 de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi aprovado nesta quinta-feira (27) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ).

A proposta  permite a desapropriação de terras onde houver exploração de trabalhadores em situação análoga a escravidão, ainda passará por votação no Plenário da Casa.

Maranhão lidera ranking de trabalho escravo

Segundo o Ministério do Trabalho e o Ministério Público Federal (MPF),  o Maranhão é o estado com maior número de empregadores que contratam pessoas em condição precárias e semelhante à escravidão, além de maior exportador de mão de obra escrava do Brasil.

Dos 296 casos registrados no Ministério do Trabalho em 2012, 30 se referem a empregadores do Maranhão, que teriam contratado 107 trabalhadores em condição de mão de obra escrava, principalmente dentro das áreas de pecuária , desmatamento e produção de carvão.

Em maio, a  empresa Carmel Construções foi flagrada pelo Ministério Público do Trabalho utilizando mão de obra escrava na construção do Arraial da Lagoa, obra contratada pelo governo  do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário