Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A falência do sistema prisional e a insegurança na ilha



O que fazer nesse momento onde se apavora com todas as notícias recebidas acerca da insegurança que ronda nossa cidade?

 Será também boato que os ônibus deixaram de circular após as 19 horas, por falta de segurança nas ruas?

Se tudo é boato, porque a governadora decretou estado de emergência na capital?

Porque as aulas foram encerradas mais cedo nas escolas, e porque aquela escola pública estadual, por motivo de segurança, cancelou suas aulas/

São tantas indagações que se faz nesse momento. O que se tem de verdade é que a cidade está tensa, nota-se nos semblantes das pessoas, nas vazias ruas da ilha.

O pânico está aterrorizando a população, isso é evidente, mas ainda tem aqueles que brincam e desdenham da situação, fazendo pouco caso, de um caso tão sério e visível.

Existem ainda os saudosistas que encaram a situação tentando não entrar na onda, ou fingindo que nada está acontecendo, porque não aconteceu consigo, ou com algum familiar ou amigo próximo.

Mas tudo bem. Para se enfrentar uma situação inédita na ilha, tem-se que usar a melhor maneira de não cair no desespero.

O que não se deve fugir são dos acontecimentos, vejamos: Cabo aposentado executado na porta de sua casa, carro de advogado incendiado, motim em pedrinhas, com morte de nove detentos,arrastão em praia, concessionária de veículos assaltada, ônibus incendiados.

Agora perguntamos, quem está no controle: o bonde dos 40 ou a abatida e silente governadora que esquiva-se em não dizer nada à população, da qual se diz ser escrava, quando das campanhas eleitorais?

O sistema carcerário é mesmo controlado pelo Secretário de Administração Penitenciária, ou pelas facções criminosas? Pois o Secretário confirmou que existe máfia atuando dentro do sistema carcerário, além de chamar a organização criminosa que age nas prisões de “sistema instalado” e disse que “é muito difícil” desmontá-lo.

Na verdade nenhuma dessas indagações tem-se respostas, pois é evidente que os únicos que estão fazendo sua parte são os bandidos, pois estes estão à solta, enquanto a população aterrorizada, não sai mais de casa com a devida segurança. 

O objetivo das facções criminosas é esse, desestabilizar a população, conotando uma polícia fraca e inoperante. Isso até agora estão conseguido, têm página no facebook, com mais de 500 seguidores, além funck, onde na música fazem apologia e citam nomes dos criminosos, enaltecendo-os.

E mais forte fica, quando o Secretário de Segurança impinge que todos os acontecimentos são virtuais, criado pela imprensa.

Ora, sabemos sim que é uma situação onde todos devemos cooperar, não disseminando o pânico nas redes sociais, mensagens, etc. Mas também temos certeza que o sistema carcerário maranhense está falido e que alguma decisão enérgica deverá ser tomada, hoje São Luís é a 5a capital mais violenta do país. 

       

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário