Páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Obras anunciadas por Gastão estão com 1,43% de execução

O candidato da família Sarney ao Senado, Gastão Vieira (PMDB), apresentou em seu horário eleitoral uma obra que ainda não saiu do papel. A despoluição dos rios que desaguam nas praias da avenida Litorânea foi anunciada por Gastão em seu horário eleitoral. No entanto, pelo Portal da Transparência, as obras ainda estão com 1,43% de execução. O blogueiro Clayton Collins, do Paço em Foco, fez um vídeo denunciando o anúncio de Gastão.
Histórico
O Governo do Estado e o Ministério do Turismo firmaram parceria, em 2012, para realizar obras de saneamento na capital Maranhense. Quase dois anos depois, nada foi feito. Os primeiros R$ 10.526.315,79 destinados pelo Ministério do Turismo à Secretaria de Saúde do Maranhão visavam a “implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário nas áreas adjacentes ao Rio Calhau”.
Ontem, a Secretaria de Saúde, a Caema e a Caixa Econômica Federal assinaram mais uma ordem de serviço para as obras de Implantação e Ampliação do sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís sem nem a primeira estar finalizada, e sem previsão para término, pois a obra encontra-se parada.
Segundo informações, o projeto que pretende garantir o tratamento de 70% do esgoto sanitário da capital maranhense num prazo entre 4 e 5 anos, prevê investimentos de R$ 360 milhões.
Ricardo Murad chegou a dizer que quando iniciou sua gestão, São Luís possuía apenas 10% de tratamento de esgoto. “Daqui a 4 ou 5 anos chegaremos a tratar 70% do esgoto da nossa cidade”, disse Ricardo.
Os recursos liberados pelo Ministério do Turismo chegaram a ser devolvidos pelo governo do estado ao governo federal, pois não conseguiu executá-los. Em abril deste ano, foi dada autorização para início da obra. O sistema de acompanhamento de processos de obras do governo federal informa que a obra está com apenas 1,42% de execução.

Guerreiro Júnior retorna Clodomir ao cargo de prefeito da Raposa




Desembargador Guerreiro Júnior
Desembargador Guerreiro Júnior
No final da tarde de ontem, dia 11, o vice-presidente e corregedor do TRE-MA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior acatou o mandado de segurança e retornou Clodomir de Oliveira dos Santos ao cargo de prefeito da Raposa.
Clodomir e o seu vice, Messias Lisboa, foram cassados no dia 29 do mês passado, através da decisão da juíza Alice de Sousa Rocha. Eles respondem a uma ação eleitoral por compra de votos nas eleições de 2012.
A decisão do desembargador Guerreiro foi imoral, por que sua filha, Fernanda Katherine Azevedo Guerreiro Mota, é advogada da outra parte. Isso prova que magistrado passou por cima da moralidade.
Automaticamente, Guerreiro Júnior deveria se dar por impedido, já que a sua filha advoga para Talita Laci, a segunda colocada nas eleições de 2012, que assumiu o comando do Executivo Municipal de Raposa.
Por conta disso, é provável que o prefeito cassado Clodomir de Oliveira nem chegue a retornar ao cargo.
Decisão

Paulinha Lobão larga campanha do marido para ir em palestra de “etiqueta”

do blog luis pablo


Colunista Bruno Astuto
Colunista Bruno Astuto
Parece que não passa de uma pura faixada a “dedicação” da apresentadora Paulinha Lobão na campanha do marido Edinho Lobão, ao Governo do Maranhão.
A apresentadora não aguentou ficar fora do seu estilo de vida para caminhar nos municípios do Estado, cumprimentando a população carente do interior.
Paulinha largou a campanha de Edinho, botou um vestido caro e foi correndo ontem, dia 11, a cidade de Imperatriz para participar da palestra“A nova etiqueta que pode revolucionar seus dias”.
É mole!?
O evento, que teve a animação do DJ Raphael Pinto, foi para receber o “badaladíssimo” Bruno Astuto, colunista das revistas Época, Vogue e GQ e consultor de luxo e etiqueta no programa Mais Você (Rede Globo), de Ana Maria Braga.
A mulher de Edinho Lobão foi, na verdade, ao encontro com as mulheres da sociedade de Imperatriz e região, para ouvir Astuto falar sobre moda, etiqueta e o mundo das celebridades.
O pior de tudo é que Paulinha Lobão não se deu nem o trabalho de esconder que estava indo para um evento de “etiqueta”. Tratou logo de ‘posar’ para uma foto ao lado do assessor Neto Medeiros, que postou a imagem no seu Facebook. Veja abaixo:
Paulinha Lobão

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Mulheres preferem os barrigudos aos sarados, revela pesquisa

extra


Mulheres preferem os barrigudos aos sarados, revela pesquisa Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo

Para os homens que querem fazer sucesso com o sexo oposto, é melhor passar longe da academia e ir direto a um bar. Segundo uma nova pesquisa realizada no Reino Unido, três a cada quatro mulheres preferem os barrigudos aos sarados. O estudo mostrou ainda que 96% da população feminina acham que caras obcecados em malhar são chatos durante encontros.

No entanto, o levantamento — feito para marcar o lançamento do DVD do filme “Vizinhos”, estrelado pelo sarado Zac Efron e pelo gordinho Seth Rogen — não sugere que as mulheres consideram corpos definidos pouco atraentes. Em vez disso, descobriu-se que elas não ligam para a boa forma dos homens para não expor suas próprias inseguranças.

Para as entrevistadas, é muito provável que um homem sarado fique reparando nos defeitos do corpo feminino quando uma mulher fica nua na frente dele. Dessa forma, a pesquisa concluiu que os efeitos da aparência física sobre o desejo sexual são bem maiores para elas do que para eles.

De acordo com o escritor Michael Alvear, autor de “Não esta noite, querido, eu me sinto gorda”, 50% das mulheres admitem que já recusaram uma noite de sexo com seus parceiros por julgarem estar acima do peso, apesar de estarem com vontade de transar. As informações são do site do jornal britânico Metro.


 

Campanha da ostentação da oligarquia Sarney/Murad





Do blog do Ed Wilson
Desfilando em carro de luxo nas ruas esburacadas de São Luís, a candidata a deputada estadual Andrea Murad (PMDB) faz uma campanha agressiva.

Andrea é filha do secretário de Saúde Ricardo Murad, cunhado da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Nesta imagem, ela aparece em carro importado, seguida por centenas de motoqueiros. Além de conturbar o trânsito, já bastante caótico, várias motos trafegam por cima da calçada, colocando em risco os pedestres.

O desfile em carro de luxo é pura ostentação e desprezo pelo povo do Maranhão. Há cinco décadas, os Sarney e Murad agridem e violentam nosso estado.

Na campanha, exibem suas fortunas, riqueza e mimos como deboche, rindo da cara do eleitor. 


Atraso - Carreatas e “motocadas” são expedientes atrasados de campanha.


No momento em que se debate mobilidade urbana, entupir as ruas de motos e carros para fazer campanha eleitoral é um abuso.

Além disso, é difícil acreditar que os motoqueiros seguiram a candidata voluntariamente.

Geralmente, carreatas e “motocadas” costumam ser viabilizadas com doação de combustível.

O candidato a governador da oligarquia, Edinho Lobão (PMDB), está prestes a ser derrotado, mas os filhos, sobrinhos e netos de Sarney ainda se reproduzem na política.

E o fazem da pior forma, ostentando carro de luxo nas ruas cheias de buracos e esgotos a céu aberto de São Luis.

É nessa lama que Sarney se enxerga no espelho preferido – a desgraça do Maranhão.

Com a campanha ostentação, é provável que Andrea Murad seja eleita deputada estadual.

Só não se espera que tenha abrigo em um eventual governo Flavio Dino (PCdoB), que propõe a mudança.

Lugar de Murad é na oposição, sem qualquer tipo de privilégio em um eventual governo Dino.

A conferir.

Imagem do dia: Têca Motosserra ataca novamente

do blog coroatadeverdade

Depois de já derrubar quase todas as arvores localizadas nos canteiros públicos, a prefeita que já é conhecida como Têca Motosserra volta a agir novamente, dessa vez a vitima foram as arvores tradicionais do bairro da maçaranduba.


Edinho Lobão tentar se descolar da família Sarney

por johncutrim


Carlos Madeiro
Do UOL

Candidato da situação ao governo do Maranhão, o senador Edison Lobão Filho (PMDB) aproveitou um debate na noite dessa quarta-feira (10), na Federação da Indústria do Maranhão, para tentar se descolar da família Sarney.
Lobão Filho fez críticas ao clã e disse que o ciclo de governo dos Sarney será encerrado deixando “imensos problemas”.
Lobão Filho está na segunda colocação na corrida pelo governo do Estado, segundo pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B).
“A partir de agora é preciso analisar que Estado vamos querer. Entro na política no momento em que se encerra um ciclo no nosso Estado, o ciclo da família Sarney. O presidente [José] Sarney sai da política, Roseana [Sarney] sai da política. Começa uma nova vida no Estado”, afirmou.
Em entrevista ao jornal “O Imparcial”, no dia 25 de agosto, Roseana afirmou que estava participando da campanha eleitoral de Lobão Filho, mas, assim como o pai dele, Edson Lobão, não é vista ao lado do candidato do governo nos atos de campanha.
Em junho, José Sarney anunciou sua aposentadoria, ao dizer que não iria disputar a reeleição ao Senado pelo Estado do Amapá. Também em junho, foi a vez da governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciar que não iria disputar uma vaga no Senado pelo Maranhão e anunciar sua saída da política.
Durante sua fala, Lobão Filho também disse que o Estado será entregue ao próximo governador com problemas. “O Maranhão tem grandes desafios, tem grandes, imensos problemas”, afirmou.
“Amigo empresário”
O candidato Lobão Filho também falou sobre sua relação com o “amigo” e empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, proprietário da empresa Atlântica Serviços Gerais, que venceu licitação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e vai gerir as urnas eletrônicas no dia da votação no Maranhão.
“Meu amigo Cantanhede foi atacado por vencer uma licitação do TRE, um homem íntegro, conhecido por vocês aqui. Veja o baixo nível da campanha, da imprensa, das redes sociais”, disse.
O candidato também aproveitou para defender seu pai, o ministro de Minas e Energia Edson Lobão, das denúncias do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto da Costa –que o acusou, junto com outras autoridades, a receber propina para ajudar a fechar contratos com a empresa.
“Meu pai tem 40 anos de política. Se alguma coisa ficar provada contra ele, eu, sendo governador, renuncio na mesma hora. Se há alguém que boto a minha no fogo, essa pessoa é o meu pai”, destacou.

Folha de São Paulo alerta para os riscos da contratação de aliado de Sarney pelo TRE-MA

Editorial: Raposas e galinheiros
“Confiança” é palavra fundamental no léxico da democracia representativa. Enquanto sistemas autoritários de governo se sustentam numa relação de força, modelos democráticos se legitimam com a delegação do poder a mandatários escolhidos pela população.
Existem diferentes teorias para explicar por que, exatamente, esse processo dá certo, mas há consenso em torno de um aspecto: ele só funciona sem sobressaltos quando os cidadãos acreditam que seus votos são colhidos e computados de forma correta, livre de manipulações. Do contrário, a própria representação é posta em xeque.
A reflexão torna-se oportuna por causa de uma notícia preocupante. A gestão das urnas eletrônicas nos 217 municípios do Maranhão foi confiada, nas eleições deste ano, a uma empresa cujo dono tem vínculos com a família Sarney.
Não se trata de prejulgar Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e sua empresa, a Atlântica Serviços Gerais, a quem o Tribunal Regional Eleitoral maranhense, após realizar licitação, incumbiu a responsabilidade de fornecer os 616 funcionários encarregados de transportar e armazenar as urnas, carregá-las com o software e transmitir os dados da votação.
Não surgiu, por ora, nenhum indício material de que uma fraude esteja em curso. Fernandes, porém, não apenas é sócio do marido da governadora Roseana Sarney (PMDB) como também apareceu, em 2002, num episódio nebuloso envolvendo a apreensão de uma grande soma de dinheiro em espécie numa empresa de Roseana.
Tais fatos deveriam ter bastado para deixá-lo de fora da licitação. E, como se não fossem suficientes, suspeita-se de que Fernandes tenha ligações pessoais com Lobão Filho (PMDB), candidato a governador com a bênção dos Sarney.
A situação só é possível porque o Tribunal Superior Eleitoral decidiu descentralizar a gestão das urnas. Até 2010, o serviço era prestado por uma única empresa em todo o país. Agora, cada um dos TREs deve contratar seu fornecedor.
Em alguns Estados, nos quais a política e a economia são dominadas por grupos poderosos, encontrar empresas sem ligações suspeitas é tarefa inglória. Daí não decorre, por óbvio, que as precauções devam ser relaxadas. Quando existe desconfiança quanto à lisura do processo eleitoral, a própria democracia termina maculada.

Marina se compara a Lula e diz que ministro Lobão causa ‘vergonha’

por Garrone


Marina Silva sobre Lobão: "É uma vergonha alheia quando começa a falar de energia"
Marina Silva sobre Lobão: “É uma vergonha alheia quando começa a falar de energia”
ITALO NOGUEIRA (FOLHA DE SÃO PAULO)
A ex-ministra Marina Silva (PSB), candidata à Presidência, afirmou nesta quinta-feira (11) que o PT e o PSDB se aliaram para criar boatos sobre seu programa de governo. Ela criticou o que chamou de tentativa de desconstrução de sua imagem com críticas de petistas sobre sua passagem no governo Lula, e também alfinetou a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) no setor energético, ao afirmar que o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) causa “vergonha alheia” ao governo.
Marina comparou as críticas de que tem sido alvo ao mesmo que ocorreu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as eleições de que participou.
“Os dois partidos se uniram para espalhar boatos. O Aécio se perfilou com o PT agora fazendo o mesmo trabalho de desconstrução de uma forma preconceituosa, utilizando os mesmos argumentos usados contra o presidente Lula”, afirmou.
“Mesmo tendo sido vereadora, deputada, senadora e ministra, [ele diz]: ‘A Marina é boazinha’. A pior desconstrução é a que parte do falso elogio. ‘Mas é inexperiente, não tem capacidade’. [...] Vejo o que está acontecendo comigo o que ocorreu com o Lula. O Collor venceu o Lula em cima de muitas mentiras. Talvez por isso tenha pago um preço muito alto. Não se pode ser presidente em cima de mentiras”, disse a candidata do PSB durante sabatina do jornal “O Globo”.
Recentemente, a presidenciável do PSB criticou Lula por, segundo ela, repetir “um acervo de desqualificações e preconceitos” que ele mesmo sofrera quando disputou o Planalto.
Ela citou como boatos a suposta ameaça à exploração do pré-sal e à continuidade de programas sociais, e a subserviência a banqueiros.
Marina criticou também ex-companheiros do governo Lula que agora a criticam. Sem citá-lo nominalmente, lembrou araques feitos recentemente pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).
“Coisas que eu não falei quando estava no governo, não tenho o direito de falar hoje. Isso [criticar ex-colegas de governo] não denuncia nada sobre as pessoas de quem estou falando, mas a mim, o meu caráter. Outro dia recebi críticas de um ex-colega. Da minha experiência com ele no governo, só tenho boas lembranças. O que ele diz ao meu respeito que não disse antes, tomo como sendo uma crítica política, por circunstâncias”, disse Marina.
“VERGONHA ALHEIA
Apesar de se dizer contrária às críticas pessoais, ela alfinetou o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), com quem conviveu por cinco meses no governo federal. “É uma vergonha alheia quando começa a falar de energia”.
Marina afirmou que a estratégia de ambos decorre da ausência de um programa de governo, que tanto a presidente Dilma como Aécio Neves (PSDB) ainda não lançaram, a menos de um mês da eleição.
“Quero discutir ideias. Eu gostaria que o Aécio e a Dilma tivessem apresentado o programa de governos. Isso significa ganhar a eleição com um cheque em branco, com diretrizes genéricas para fazer o que bem entende com aqueles que tem a lógica de tomar um pedaço do Estado para chamar de seu.”
A candidata voltou a afirmar que pretende governar com os melhores quadros de diferentes partidos, citando nominalmente o PDT, PMDB, PSDB e PT. Ela chamou a tentativa de “aeróbica do bem”, por tentar valorizar as instituições partidárias.
“Se eu fizesse a aeróbica do mal, faria como fazem hoje: pegaria só os piores quadros dos partidos. Não gasto tempo falando do Renan, Collor e Sarney. Gasto mais tempo mencionando o Jarbas [Vasconcelos], [Pedro] Simon [todos políticos do PMDB]“.
Marina defendeu investimentos na exploração do pré-sal, mas disse que o Brasil, assim como outros países, deve apostar no desenvolvimento de novas fontes de energia. Ela reconheceu, contudo, que o petróleo seguirá como principal fonte na matriz energética no curto prazo.
A candidata do PSB afirmou que a ameaça ao pré-sal não vem de sua candidatura, mas da corrupção e a má gestão da Petrobras.
“O que ameaça o pré-sal é o que está sendo feito com a empresa. Uma empresa que vale a metade do que valia quando Dilma assumiu e que deve quatro vezes o que devia antes. Lançaram uma cortina de fumaça sobre esse tema talvez já sabendo das denúncias que viriam. [...] Os partidos perderam o vínculo com a sociedade. Como as pessoas vão confiar em um partido que coloca por 12 anos um diretor para assaltar os cofres da Petrobras”, disse ela.
Marina afirmou que não suspenderá as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, mas afirmou que levará em consideração os impactos ambientais e sociais na continuidade da obra.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Alberto Youssef ameaça entregar Roseana Sarney e dar mais detalhes do Petrolão

por Leandro Miranda Blog Marrapá

roseana sarney

O jornalista Lauro Jardim, editor da coluna Radar, da revista Veja, afirma que o doleiro Alberto Youssef está disposto a abrir o jogo sobre os bastidores dos governos do PT e a Petrobrás.

Com a delação premiada, ele falaria tudo — ou quase —, dando as informações elementares sobre como fazia para lavar os milhões de reais extraídos de negócios com a Petrobrás e para quem repassava reais “limpinhos”.

O doleiro também ameaça dar detalhes da negociata para o pagamento dos precatórios da Constran, que resultou no prejuízo de R$ 120 milhões aos cofres públicos do Maranhão e em uma mala preta recheada com R$ 1,4 milhões em suborno entregue por Youssef a um assessor do Palácio dos Leões.

A governadora Roseana Sarney novamente está em apuros!

Só acredita no Ibope quem acredita em Papai Noel, diz deputado de Roseana

camilo-figueiredo
O deputado estadual Camilo Figueiredo praticamente decretou o rompimento definitivo com o grupo Sarney.
Em pronunciamento na sessão legislativa desta terça-feira, o parlamentar do PR abriu fogo contra aliados do governo Roseana Sarney (PMDB) e questionou o resultado da pesquisa do Ibope, divulgada no sábado pelo Sistema Mirante de Comunicação, que mostra o playboy Edinho Lobão (PMDB) a doze pontos de diferença do líder na disputa pelo governo do Maranhão, Flávio Dino.
“Essa pesquisa que foi divulgada pelo Ibope no Maranhão. Essa pesquisa Ibope só acredita quem acredita em Papai Noel”, disse o deputado da tribuna da Assembleia.
Camilo também comentou a reportagem divulgada no último domingo pelo Fantástico, que denunciou aliados de Edinho Lobão (PMDB) nos municípios de Bom Jesus das Selvas e Codó, revelando detalhes da suposta negociação entre Edimar Cutrim – tio do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Fróz Sobrinho – para livrar o prefeito Zito Rolim (PV) das condenações por compra de votos e abuso de poder político.
“O prefeito de Codó anda dizendo que esse processo não vai ser julgado, que ele não vai ser cassado. Ele assumiu um compromisso de votar no filho do Edmar Cutrim com a garantia de que o filho do Edmar Cutrim irá garantir o mandato dele. Eu não acredito, de forma nenhuma, ou melhor, tenho certeza de que o Edmar Cutrim, que é pai do Glaubert Cutrim, não manda no Tribunal Eleitoral do Maranhão”, afirmou Camilo Figueiredo.

PMDB já admite demissão de Lobão



Lobão: com o pé fora do Ministério depois que foi denunciado à Polícia Federal de participar do Petrolão
Lobão: com o pé fora do Ministério depois que foi denunciado à Polícia Federal de participar do Petrolão

De férias desde a última terça-feira, o ministro Edison lobão já contas os dias para deixar o Ministério das Minas e Energia. Em sua coluna, o jornalista Cláudio Humberto revela que o PMDB já admite a sua demissão, pois considera difícil brigar por sua manutenção caso sejam confirmadas das denúncias de seu envolvimento no Petrolão.

Lobão no último dia 8 participou de uma missa em Coelho Neto ao lado do seu filho, Edinho, candidato ao governo do Maranhão, e do prefeito Soliney Silva.

Pelo visto só Deus salva…

Leia as notas do Cláudio Humberto

Delação: PMDB já admite a demissão de Lobão

Assim como Guido Mantega (Fazenda), que já teve sua demissão confirmada em eventual segundo governo de Dilma, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) também entrou na lista negra da presidenta. No PMDB, lideranças admitem que será difícil o partido brigar para manter Lobão no cargo, caso venham a ser confirmados os rumores de sua participação no esquema bilionário de corrupção na Petrobras.

Delação premiada

Lobão é um dos graúdos do PMDB citados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em depoimento à Polícia Federal.

Tô fora


O ministro Edison Lobão está de férias desde terça-feira. O secretário-executivo, Márcio Zimmermann, assumiu interinamente o cargo.

Mais uma pesquisa desmente Ibope e Flávio Dino chega a 58,2% das intenções de votos



Flávio Dino e Roberto Rocha: lideram corrida eleitoral segundo o Data M
Flávio Dino e Roberto Rocha: lideram corrida eleitoral segundo o Data M

O candidato Flávio Dino voltou a subir no primeiro levantamento de intenções de voto realizado após a reportagem da revista Veja que mostrou esquema de corrupção na Petrobras envolvendo políticos maranhenses. A governadora Roseana Sarney e o ministro Edison Lobão estão entre os envolvidos. O Instituto DataM foi a campo entre os dias 5 e 8 de setembro e colheu as intenções de voto 1.500 maranhenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada sob o número 0044/2014.

Na pesquisa, o candidato da coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, obtém 58,2% das intenções de voto contra 24,6%, de Edinho Lobão. Zéluis Lago, do PPL, obteve 0,5% das intenções de voto e os candidatos Prof. Josivaldo, Saulo Arcangeli e Pedrosa têm 0,3% das intenções de voto cada um. Cerca de 6,2% dos eleitores pretendem votar branco ou nulo e 9,5% não sabem.

A rejeição de Edinho Lobão – aliado de Roseana Sarney e Edison Lobão – continua sendo a maior e subiu a 45%. Independente de quem o eleitor deseja votar, mais de 60% do eleitorado acredita que o oposicionista Flávio Dino irá ganhar a eleição deste ano.

Senado

Na disputa pelo Senado, o candidato da coligação Todos Pelo Maranhão segue na frente, com 30,1% das intenções de votos contra 24,3% de Gastão Vieira. Haroldo Saboia tem 2,7% das intenções de votos e Marcos Silva, 2,2%. Evan de Andrade tem 1,1% e Gersão tem 0,6%. E 27,7% estão indecisos.

Em relação à eleição presidencial, a presidenta Dilma conta com 47,9% das intenções de voto no Maranhão, contra 34,4% de Marina Silva. Aécio Neves tem 8,3% das intenções de voto e os outros pontuam todos menos de 1 ponto percentual.


pesquisa Data M nova

Deu na Folha: Aliado da família Sarney vai gerir urna eletrônica no Maranhão



Jorge Murad, Cantanhede e Roseana: amizade e sociedade que colocam sob suspeita contratos do TRE
Jorge Murad, Cantanhede e Roseana: amizade e sociedade que colocam sob suspeita contratos do TRE

RICARDO MENDONÇA

FOLHA DE SÃO PAULO
A gestão das urnas eletrônicas nos 217 municípios do Maranhão ficará a cargo de uma empresa cujo dono tem vínculos com o marido da governadora Roseana Sarney (PMDB), Jorge Murad. E ainda há indícios de ligação com o próprio candidato a governador do grupo político do ex-presidente José Sarney, o senador Lobão Filho (PMDB).

folha atlantica
Vencedora de uma licitação promovida pelo TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral), a Atlântica Serviços Gerais foi contratada em 28 de agosto por R$ 2.999.499 para cuidar de uma série de serviços com as urnas no dia da eleição.

A firma deverá colocar 616 empregados para fazer, entre outras coisas, transporte e armazenamento dos equipamentos, troca de máquinas com defeito, carregamento de softwares e transmissão dos resultados para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Até 2010, parte disso era feito por uma única empresa contratada pelo TSE. Neste ano, o leque de atividades terceirizadas aumentou e a contratação foi descentralizada. Cada um dos 27 TREs faz a sua.

A Atlântica pertence ao empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, que tem ligações com membros do clã Sarney, que domina a política local há décadas.

Em 2002, quando Roseana era pré-candidata à Presidência pelo PFL (atual DEM), Cantanhede ficou conhecido quando a Polícia Federal, numa apuração sobre caixa dois, apreendeu R$ 1,3 milhão em dinheiro vivo na empresa Lunus, de Roseana e Murad.

Ao falar sobre a origem do dinheiro, Murad afirmou que uma parte era de Cantanhede, seu sócio numa pousada.

Já a proximidade com Lobão Filho, primogênito do ministro Edison Lobão (Minas e Energia), tornou-se pública em 2012, quando um iate naufragou na baía de São Marcos, na costa de São Luís.
Cantanhede era um dos tripulantes. Após o susto, ele deu entrevista à imprensa local. Um dos veículos registrou uma fala do próprio empresário explicando que a lancha era dele e de Lobão Filho “em cotas de 50% cada um”.

Em nota, Lobão Filho afirmou que vendeu uma lancha para Cantanhede, mas que eles nunca foram sócios.

DOCUMENTAÇÃO

Na disputa pelo contrato do TRE-MA, a Atlântica apresentou apenas o sexto melhor preço do pregão eletrônico. Três empresas com preços melhores foram desclassificadas por erros na documentação. Outras duas não confirmaram a proposta original.

A suspeição por proximidade com um dos candidatos não é a única dúvida que paira sobre o contrato firmado entre o TRE-MA e a Atlântica.

Na segunda (8), o presidente do PC do B local, Marcio Saraiva Barroso, entrou com uma representação no TSE pedindo cancelamento da licitação por “ilegalidade”.

Barroso afirma que a empresa entregou um documento falso no processo licitatório para comprovar seus índices de liquidez e solvência.

O papel anexado como sendo da Atlântica Serviços Gerais é da Atlântica Segurança, uma outra empresa de Cantanhede, com outro CNPJ.

A Atlântica Segurança tem contratos com alguns órgãos do governo Roseana. O mais conhecido é o da terceirização da guarda do complexo penitenciário de Pedrinhas, no interior do Estado, palco de mais de 60 assassinatos de presos em 2013, muitos deles com tortura e decapitação.


Cantanhede não foi encontrado para comentar. O TRE-MA diz que só o timbre do papel anexado estava errado, não o conteúdo.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Gastão peca pelo excesso e vira piada nas redes sociais

blog marrapá

Dono de uma das melhores e mais caras produções do horário eleitoral, o deputado federal Gastão Vieira (PMDB) pecou pelo excesso e virou motivo de piada nas redes sociais.
No programa desta segunda-feira, a cena em que ele aparece correndo nas ruas históricas do Projeto Reviver causou estranheza imediata entre os internautas e telespectadores maranhenses, que não entenderam a mensagem e logo compararam o ex-ministro do Turismo a um trombadinha.
Um jornalista gaiato ligado ao marqueteiro Evilson Almeida, da campanha de Roberto Rocha (PSB) a senador, não perdeu a oportunidade de zombar do concorrente e só faltou gritar pega ladrão no Twitter, na expectativa, talvez, de que o candidato a senador apoiado pelo grupo Sarney também seja relacionado ao escândalo de corrupção denunciado pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
A Revista Absurda (@revistaabsurda), um dos melhores perfis da rede de micro blogs na atualidade, também fez piada com a cena: “bati tua carteira e sai correndo”, escreveu ela na legenda da foto abaixo.
gastao

Após escândalo, Edinho Lobão cancela agenda em cidade da Refinaria Premium

 por Garrone

Gastão Vieira, Lobão,  Roseana Sarney e Paulo Roberto Costa: escândalo da Petrobras faz Edinho Lobão cancela agenda em Bacabeira

Gastão Vieira, Lobão, Roseana Sarney e Paulo Roberto Costa: escândalo da Petrobras faz Edinho Lobão cancelar agenda em Bacabeira

A cidade de Bacabeira é marcada pela expectativa da Refinaria Premium, prometida em 2010 como a grande salvação do Maranhão pela então candidata Roseana Sarney. Com o recente escândalo da Petrobrás envolvendo a governadora Roseana e o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, o candidato apoiado por ambos teve que cancelar a visita à cidade, que estava marcada para este domingo (07).

Um comício na cidade de Bacabeira seria protagonizado por Edinho Lobão (PMDB), candidato a Governador e que está em segundo lugar nas pesquisas. A agenda foi divulgada durante a semana inteira e chegou a constar no site oficial do candidato.

Após a denúncia das revistas Veja, Época e IstoÉ de envolvimento de Lobão e Roseana Sarney em escândalos de propina pagas com dinheiro da Petrobrás, a agenda foi cancelada. Na agenda do candidato modificada após a eclosão do escândalo em rede nacional consta para o domingo “reunião com assessoria política”.

O caso veio a tona após o ex-diretor de Abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa, informar em depoimento à Polícia Federal que Roseana Sarney, José Sarney e Edison Lobão estão diretamente envolvidos no esquema que tem tomado conta do noticiário nacional.

No Maranhão, Paulo Roberto era o interlocutor do Governo do Estado na implantação da Refinaria Premium que ficaria em Bacabeira. 5 anos depois do anúncio, a obra consumiu mais de R$ 2 bilhões e no local onde estariam sendo feitas as obras, existe apenas uma espécie de buraco visitada no início do ano por uma comissão do Congresso Nacional que veio vistoriar a aplicação de verbas públicas no Maranhão.

O cancelamento da agenda de Edinho Lobão teve como mote a avaliação de que a ida ao centro do escândalo da Petrobrás no Maranhão poderia trazer ainda mais rasuras à sua imagem e a de seu pai, apontado como um dos maiores beneficiários do escândalo de corrupção com a Petrobrás. Na cidade, Edinho Lobão seria questionado sobre o futuro da Refinaria – que, segundo relatório divulgado pela empresa estatal, foi adiada para 2029.

Roseana e Edinho deveriam estar presos, diz candidato do PSTU…

Saulo Arcangeli (PSTU) fala sobre mais um caso de corrupção envolvendo Lobão e Roseana Sarney

JPCapa

 Saiu na imprensa mais um caso de corrupção envolvendo políticos e empresas. Dinheiro público sendo desviado através de contratos superfaturados na Petrobras entre 2004 e 2012.

O ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa prestou depoimento a Polícia Federal e listou vários políticos beneficiados com propinas, entre eles o pai do candidato Edinho Lobão, o ministro Edson Lobão e a governadora Roseana Sarney.

É a segunda denúncia em menos de um mês envolvendo as famílias Sarney e Lobão. Recentemente, Roseana foi acusada de receber uma mala de dinheiro para liberar precatórios para uma empreiteira.

Se a Justiça agisse corretamente e tivéssemos uma democracia de verdade, Roseana e Lobão estariam presos e Edinho Lobão não seria mais candidato. Infelizmente, políticos e empresários corruptos dificilmente são presos neste país e representam apenas 1% da população carcerária no Brasil.

Ao invés disso, Sarneys e Lobos aumentam seu patrimônio de eleição para eleição à custa do sofrimento do povo. E as empresas envolvidas em corrupção continuam obtendo lucros como se não tivesse acontecido.

O PSTU defende cadeia e confisco dos bens para corruptos e corruptores, uma Petrobrás 100% Estatal, pois os contratos de terceirização são a porta de entrada da corrupção na estatal! Por fim, conclamamos os maranhenses a derrotar a oligarquia Sarney confiando em suas próprias forças nas ruas e nas lutas e nas urnas votando nos candidatos do PSTU.