Justiça manda José Martinho reassumir a prefeitura no município de Cantanhede.
Atual7
Por determinação do membro da Corte Eleitoral do Maranhão, juiz Sérgio Muniz, o prefeito do município de Cantanhede, José Martinho dos Santos Barros, o ‘Kabão’, deve retomar o cargo imediatamente, juntamente com o seu vice, Waldir Ferreira Quaresma, ambos do DEM.
Quando cassado, o prefeito encontrava-se em viagem pela Europa e, segundo informações repassadas ao Atual7, não teria demonstrado qualquer preocupação com a sua queda.
O novamente prefeito de Cantanhede, José Martinho, o Kabão, e seu vice, Valdir Quaresma. Foto:
Novamente prefeito de Cantanhede encontra-se agora sub judice, já que, enquanto Roseana aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kabão aguarda, na cadeira de prefeito, o julgamento do mérito da ação pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.
No início deste mês, Kabão e Quaresma tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. A medida, assinada pela magistrada Laysa de Jesus Paz Martins Mendes, juíza Eleitoral da 16ª Zona, considerou os dois culpados por abuso de poder político e econômico nas eleições do ano passado.
Na decisão, a juíza também determinou a realização de novas eleições na cidade.
Além da perda de seus mandatos, eles haviam sido condenados à inelegibilidade pelo período de oito anos, subsequentes à eleição de 2012, e ao pagamento de cinco mil UFIRs, que foi extinta por medida provisória em 2000, mas continua sendo utilizada como medida de atualização monetária de tributos, multas e penalidades relacionadas a obrigações com o poder público.
Segundo a juíza que cassou Kabão e Quaresma, os dois gestores teriam distribuído material de construção aos moradores da cidade, com o intuito de angariar votos durante as eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário